Meditação sobre a Inveja
Não julgo mais os invejosos, pois assim me assemelharei a eles, agora eu apenas vivo, enquanto eles pavimentam o chão que eu piso.
Nem toda inveja é negativa. Existe a inveja branca, está se baseia em refletir as qualidades ou méritos de outras pessoas impulsionando nossas ações ao sucesso pessoal.
A verdade é que ninguém te
faz sentir raiva, ódio, tristeza, inveja...
Essas emoções estão dentro
de você.
As pessoas apenas são o gatilho
que faz vir à tona essas emoções.
Sentir ciúme dos bens alheios e inveja dos mais abençoados é, queridíssimos irmãos, visto por muitos como pecado leve e de pouca monta. Entretanto, este modo de pensar faz com que muitos não o temam; e, sem temê-lo, o desprezem; e, desprezando-o, não se esforcem para evitá-lo. E assim, como um mal silencioso e pernicioso, instala-se na alma, surpreendendo os incautos e passando despercebido, inclusive, aos olhos mais experientes. Esta foi a causa da perdição do próprio diabo, pois, dotado da majestade dos anjos, ao ver o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus, concebeu contra o homem uma maligna inveja; porém, foi ele mesmo o primeiro a cair, antes mesmo de poder derrubar a outros".
Mesmo tendo pessoas que tem inveja de você
Não há nada que possa mudar a inveja delas
Evolua sempre para que elas jamais tenha o prazer de estarem felizes nos seus piores momentos.
O rei Saul invejava a Davi por aquilo que ele estava se tornando rei, assim tem pessoas que tem inveja de você agora, imagina quando Deus fizer na sua vida aquilo que ele prometeu.
Olha se você ir pelo caminho que Deus te dirigir você vai atrair os invejosos, olha as pessoas invejam você sem saber que no futuro você vai se tornar melhor do que você está hoje.
Esses dias observei uma situação onde uma pessoa explicitamente sentia inveja da outra. Fiquei refletindo sobre isso "o que pode causar o sentimento de inveja numa pessoa". E acho que cheguei numa conclusão:
O sentimento de inveja, aquele mal-estar em ver o outro feliz por si só, ou por conquistar algo, vem da incapacidade que a pessoa tem de acreditar que também pode ser feliz e conquistar. Pois se se acredita que é capaz, ao invés de sentir inveja, isso deixaria bem ao ver o outro bem, porque confirmaria ainda mais a ideia de que é possível. Quando um homem pisa na lua, toda a humanidade pisa com ele.
Imagine se um escravo ao invés de se sentir capaz de fugir, sentisse inveja ao ver o outro fugindo, isso o manteria no mesmo lugar, não?
Ainda que eu ande nesta dimensão pelo vale das sombras e da morte, entre as invejas e as injustiças, não temeria mal algum, porque tu, Altíssimo estás comigo, sempre. Quão bom e suave seria que os todos irmãos por sua luz, vivessem na verdadeira união. Seria como o óleo virgem precioso colocado sobre a cabeça que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla de suas vestes brancas, do linho mais puro da colheita, seria como o gelo e o orvalho do Monte Hérmon que desce sobre os Montes de Sião; porque ali o Altíssimo, ordena a bênção para todos e a vida para sempre.
Se tanto te invejam
Você não teve ter muitos amigos e não deve estar com qualquer mulher
Como buracos negros devoram luzes de estrelas
Pessoas vazias querem apagar a luz que você reflete
ADEUS!
Memórias de despedidas, manhãs de adeus!
Sem palavras, sem olhar de inveja
Sem arrogância, apenas um instante,
Adeus!
§
A inveja só ganha atenção a partir do momento em que nós nos permitimos achar que as pessoas não merecem seus espaços. Mas ela é muito confundida com a insatisfação da injustiça social.
Minha boca morre de vontade brincar a sua... que inveja tenho eu de quem pode beijar você todas as vezes... enquanto eu fico aqui só na vontade...te desejando...instigando, pensando... como seria teu gosto... teus lábios nos meus lábios..teu gosto...