Meditação sobre a Inveja
A mesma inveja que se abriga no coração do estúpido e insensato, e que é a razão da sua própria destruição. É também a força que move o coração do sábio, e temendo a Deus e que reverte toda a sua maldade, em graça e santidade diante de Deus em oração.
O ódio e a inveja consomem a cada dia aqueles que o manifestam, enquanto o amor, a misericórdia e a fraternidade serão um caminho de prosperidade, honra e paz para todos que andam em seus caminhos.
Assim como a inveja adoece e envelhece o corpo e a alma, tal como o ódio que aprisiona e oprime o espírito. Assim também são todas as emoções, pensamentos e desejos que não foram curados pela graça, e pelo amor de Deus e que nos deixam a cada dia com um vazio do tamanho de cada um deles.
Aqueles que são incapazes, sempre vão cobiçar e invejar. Porém, aqueles que são capazes e se capacitam cada vez mais, vão ver que o conhecimento e a sabedoria jamais voltam sozinhas para suas vidas.
A inveja nada mais é, do que a impotência e incapacidade interior daqueles que por medo e covardia não querer pagar o preço que vêm da ousadia e coragem das pessoas que se mantêm inabaláveis nos seus princípios e valores.
Aqueles que cobiçam, e envejam jamais terão nada em suas vidas. Pois, a inveja e a cobiça são como um cancêr relacional e emocional, e que destrói ao longo do tempo os relacionamentos.
O invejoso cobiça, e nada tem. Pois, Deus resiste aos soberbos, mas derrama abundantemente a sua graça e favor sobre os humildes e que guardam a suas palavras de vida, para assim prosperarem em seus caminhos.
A mentira, e a inveja são o resultado da nossa vida fracasada e sem frutos, e que por vaidade criamos um eu social que queremos ser para mascarar o nosso verdadeiro eu falido e estéril.
A inveja é nada mais é, do que a nossa incapacidade de ter, ser, e estar na posição que os outros estão, devido à nossa imaturidade, irresponsabilidade e incompetência diante da vida.
Muito do nosso isolamento é um mecanismo de inveja. Cada um quer ser diferente do outro não para somar, mas para conseguir qualidades como Deus para ser autônomo. A competição gera tudo isso. Então é preciso conhecer a nossa postura de criação e não criador (ALMEIDA, Alcindo. A amizade da alma: Fidelidade na mentoria da vida. Rio de Janeiro: Habacuc, 2010).
A inveja vive na platéia
espreitando os nossos
passos, para ter um imenso
prazer de aplaudiros
nossos fracassos!
"Perseverar é renunciar a intolerância, o egoísmo, a soberba, a inveja, a cobiça, o pecado. É persistir em seus sonhos, acreditando mais em si mesmo. Você precisa exercitar a fé em Deus, pois Ele é o porto seguro da sua salvação".
Vamos olhar com mais empatia para o outro, sem julgamentos,
críticas e invejas. Esses sentimentos e ações são as grandes
causadoras de doenças fatais na carne.
Não era apenas inveja do menino, não era raiva dos sonhos.No fundo, era medo de que ele se tornasse realidade!
Não era apenas raiva dos sonhos do menino, não era apenas inveja de sua túnica. Simplesmente, foram consumidos pelo medo que aqueles sonhos se tornassem real!