Meditação sobre a Inveja
Sua inveja te cega a ponto de achar que tudo é perfeito na vida do outro, quando na verdade ele trabalha muito para conquistar o que tem.
Além disso, não é sobre querer o que é dele, é sobre e não querer que ele tenha o que você não tem.
Se a inveja chegar ao seu destino, poderá ter acontecido duas coisas, ou ela te acertou em cheio ou ela passou direto rumo ao infinito.
O que significa o "Ctrl + c" dos invejosos? É não ter a:
Coragem para
Trabalhar e
Realizar o que a
Lisura
(somada a)
Criatividade permitem alcançar e ter
Se pudéssemos viajar para outros planetas com toda certeza eu iria para um que a falsidade e inveja fossem ausentes.
Não cultive no campo dos seus sentimentos a inveja, o ódio e a intolerância, pois se assim você fizer colherá os frutos da discórdia, da soberba e do orgulho, e quem comer destes frutos saciará apenas e tão somente a sede de vingança e a fome da injustiça.
A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização, de tal modo que a alma, dividida, fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade.
[...] A gente confessa ódio, humilhação, medo, ciúme, tristeza, cobiça. Inveja, nunca. A inveja admitida se anularia no ato, transmutando-se em competição franca ou em desistência resignada. A inveja é o único sentimento que se alimenta de sua própria ocultação.
O homem torna-se invejoso quando desiste intimamente dos bens que cobiçava, por acreditar, em segredo, que não os merece. O que lhe dói não é a falta dos bens, mas do mérito. Daí sua compulsão de depreciar esses bens, de destruí-los ou de substituí-los por simulacros miseráveis, fingindo julgá-los mais valiosos que os originais. É precisamente nas dissimulações que a inveja se revela da maneira mais clara.
As formas de dissimulação são muitas, mas a inveja essencial, primordial, tem por objeto os bens espirituais, porque são mais abstratos e impalpáveis, mais aptos a despertar no invejoso aquele sentimento de exclusão irremediável que faz dele, em vida, um condenado do inferno. Riqueza material e poder mundano nunca são tão distantes, tão incompreensíveis, quanto a amizade de Abel com Deus, que leva Caim ao desespero, ou o misterioso dom do gênio criador, que humilha as inteligências medíocres mesmo quando bem sucedidas social e economicamente.
"Quer ser feliz? Comece ficando sinceramente feliz com a felicidade dos outros.
A inveja expulsa a felicidade do coração."
A inveja é a dor da felicidade alheia.
Não se importe com ela, pois essa dor poderá voltar para você...
Marilina Baccarat de Almeida Leão (escritora brasileira)
O invejoso mente para si ante as pessoas!
A vida do invejoso é inconstante! Só basta ele ver ou saber que você sabe ou tem algo que o deseja imediatamente!
O invejoso diante de algo de sua autoria inevitavelmente:
Ficará incomodado e insatisfeito pela sua capacidade!
Procurará imitar você o máximo que puder!
Buscará falhas ou discordar de seus pontos de vista!
Mas nunca irá reconhecer sua sabedoria!
"Quão formoso é o teu sorriso,que de encanto me enche,de alegria me transborda e de inveja mata a tristeza,basta apenas um sorriso teu e tudo de ruim vai embora."