Mediocridade
Durante um tempo eu imaginei que os maiores desafios para se fazer qualquer coisa, inclusive coisas simples, fosse os fatores externos. Mas não, é a incapacidade que temos de sair do tradicional, da mesmice, daquilo que é monótono, da mediocridade, do medo de PAGAR O PREÇO.
Existem pessoas que lutam para melhorar seu nível a fim de merecer a aprovação daquelas de maior valor, mas existem também aquelas que por alguma desarrazoada razão,se rebaixam a fim de se sentirem a altura de merecer a aprovação de pessoas medíocres.
Se suas melhores aspirações não te fizerem agir, temo que você sofra de insuficiência de sonhos. O último estágio chama-se "hipovida", também conhecido como vida medíocre.
Afaste-se de todos os que, vendo sua evolução pessoal, tentam te levar ao retrocesso em nome de um sentimento tido como nobre, porém, mascara o desejo de te arrastarem ao mesmo nível medíocre deles.
Na estrada do desenvolvimento, seguir em frente resultará sempre em mais questionamentos. No caminho da mediocridade, apenas verdades absolutas.
Se chegar um momento em que quase todos à sua volta se levantarem contra você, das duas, uma: ou você é problemático, ou você sempre esteve rodeado de pessoas com o nível moral muito abaixo da mediocridade. Você pode até achar que esse tipo de coisa nunca vai acontecer com você. Mas pode acontecer as duas coisas. Principalmente a segunda. E é de amargar. Encoleriza qualquer ser humano. Mas o bom disso é que, se conseguir escapar; dificilmente você vai cair noutra.
Visar diminuir o próximo, equivale a diminuir a si mesmo ao mais baixo nível em forma de se engrandecer. Ser medíocre e sustentar o ego de querer ser superior ao próximo, não enriquece ser humano algum, que joguemos a nossa mediocridade no lixo.
Construir uma reputação e preservá-la.
É o usufruto da fama. É cara, pois nasce da eminência, que é tão rara quanto comum é a mediocridade. Alcançada, se conserva com facilidade. Obriga muito e produz mais. Constitui uma espécie de majestade quando se transforma em veneração, devido à sublimidade de sua causa e esfera de ação. Mas a reputação que tem substância é a que conserva seu valor.
Grande parte dos, vulgarmente, apelidados de fortes ou poderosos, não passam de meros fracassados, que partem, de imediato, para a ignorância, quando são confrontados com a mais ínfima das adversidades. Forte é aquele que enfrenta e supera, com grandiosidade e satisfação, as dificuldades que lhe surgem e se manifestam ao longo da vida.
“A incivilidade bárbara arraigada no âmago de cada ser medíocre — sim, desta vez é pejorativo — da instituição de ensino não é senão um dos traços mais evidentes da coisificação dos humanos e humanização das coisas. Isto fica claro, a não mais poder, quando se pergunta exatamente aquilo que está escrito no que acabara de supostamente ler.”
“Oxalá se trate apenas de esporadicidade, todavia creio que não. Tempos estranhos em que a regra tem sido havida por exceção e vice-versa. Explicar o óbvio tem sido cada vez mais constante. Que saudades do XVIII.”
A gente às vezes se ilude, pensando que pode comprar tudo, e acaba se perdendo na própria mediocridade, pobreza de espírito e de atitude.
“A coerência é indefectivelmente a homenagem que a honra presta à verdade. Esta, por sua vez, é o antídoto infalível contra os medíocres.”