Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
Não é a idade de uma pessoa que faz dela madura. Pois a maturidade não surge do tempo, surge do coração humilde e aprendiz. Por isso que há tantos velhos meninos e muitos jovens conscientes. A verdadeira maturidade está calçada em valores, princípios, na fé em Deus e no amor para com o próximo. Entender isto é mais que crescer como ser humano. É está pronto para entrar pela porta do Céu.
“Sem lenço, sem documento”
E de repente chega à maturidade. Sem idade, sem passado, sem futuro. Despretensiosa no andar, carregada de conceito, cheia de malas que a vida a presenteou. Impregnada de tolerância, abastecida do sofrer, repleta de vontades e dona do saber. A maturidade é calmaria, perdão, dever cumprido, humildade e querer. É saber respeitar o tempo, as coisas e, sobretudo as pessoas do jeito que elas são. É colorir o mundo e descolorir, gritar e silenciar, sorrir e chorar de cabeça erguida e face lavada. Por mais pesada que seja uma lágrima, mais pesado é o orgulho que sentencia nas costas o fardo ecoado do vazio atemporal. Maturação não vê vantagem, faz escolhas. Com ar de mistério e olhar escavado analisa as superfícies sem deixar influenciar. Aproxima-se e faz morada no contraditório por não ver desafio em demonstrar afetos. Revela a leveza de ser e grita aos quatro cantos o sabor de sentir. Porque amadurecimento é saber apreciar uma brisa, mesmo quando o desejo é de um banho de chuva. A generosidade é o sustento da maturidade.
O corpo envelhece, mas a alma está terá a idade da imaginação e a maturidade das nossas experiências.22/01/2014
De tudo o que a vida me ensinou, aqui estão os de maior utilidade. Idade não define maturidade, a maioria dos homens de 30 permanecem com mentalidade de 16. Que dar conselhos não significa segui-los. Escutar nem sempre é guardar para si o que ouviu. Que obedecer não é sinônimo de ceder. Que amar é estar ao lado de alguém em qualquer circunstância, o que nem todos nós somos capazes de suportar. Que esperar não significa ficar parado de braços cruzados. Que você só reconhece os verdadeiros amigos em momentos de fúria ou solidão. Que passar a mão na cabeça de alguém não vai protegê-lo. Que dar nem sempre nos faz receber. Que a realidade não sufoca nossos sonhos, mas o sim o medo de enfrentá-la por eles. Que ver não é enxergar. Que nos frustramos inúmeras vezes tentando achar a pessoa certa, e essa por sua vez só aparece quando menos esperamos, menos procuramos... quando damos uma volta à beira mar, só por dar.
O que podemos definir como "Maturidade"?
Será apenas uma questão de idade?
Osculos e amplexos,
Marcial
NA REALIDADE, O QUE É MATURIDADE...
Marcial Salaverry
É verdade que se costuma dizer que a maturidade vem com a idade. Na realidade, nada tem a ver, pois existem muitas pessoas jovens com maturidade suficiente para transmiti-la a pessoas de mais idade que apesar da idade, jamais conseguiram adquirir a maturidade espiritual. São maduros física e etariamente, mas não o são espiritualmente, e é esta a real maturidade, assim, permanecem imaturos para o resto da vida.
Podemos considerar-nos maduros, quando temos discernimento suficiente para analisar situações dúbias, controlando eventuais explosões de raiva, e sabendo como conduzir possíveis discussões sem perder a calma, mantendo sempre o controle da situação, quando sabemos preparar o amanhã para que seja melhor que o ontem.
Outra demonstração de maturidade, é saber controlar a impaciência, não fugindo diante de uma possível situação perigosa, ou não nos atirando em busca de um prazer imediato. Sempre devemos saber analisar situações, para ver como conseguiremos contornar um problema, ou mesmo procurando discernir se esse prazer imediato não irá nos prejudicar no futuro, e assim sendo, é preciso sempre saber analisar situações, sem muito açodamento. Muitas vezes é preciso tomar decisões rápidas. É importante saber analisar quando a situação requer urgência.
Como vemos, é complicado adquirir essa maturidade. Justamente por isso nem todos conseguem atingi-la.
Temos que saber ser perseverantes, e na verdade, o grande segredo está em saber distinguir o que é perseverança, e o que é teimosia. Saber quando devemos insistir, ou quando é melhor recuar. Saber encarar com serenidade tanto uma estrondosa vitória, quanto uma amarga derrota. Ambas são contingências da vida, e devemos saber entende-las e aceitá-las com a mesma naturalidade.
Sempre é importante sabermos reconhecer nossos erros, e ter a humildade para corrigi-los. E principalmente, não repeti-los. A teimosia é sinal de imaturidade. Insistir em um erro, não o reconhecendo, já é burrice mesmo. É importante termos esse espírito de humildade, pois nem sempre é fácil reconhecer que é o outro que tem razão. Não devemos nos envergonhar de dizer que estamos errados. Isso não é sinal de fraqueza como muita gente pensa, mas sim de maturidade espiritual, e assim, quando tivermos a certeza de estar num caminho certo, devemos seguir essa linha de conduta, ao invés de ficar experimentando sempre algo de novo,portanto, ao assumir um compromisso, devemos estar seguros de que saberemos cumpri-lo.
Não existe coisa mais desagradável do que encontrar em nosso caminho pessoas incapazes de manter compromissos assumidos, e não devemos e nem podemos fazer parte desse grupo imaturo, uma vez que muitas vezes estamos contando com determinadas coisas e, por irresponsabilidade de pessoas imaturas, ficamos no prejuízo.
Seguindo essa linha de raciocínio, devemos saber discernir se efetivamente estamos nesse rumo certo, mantendo-nos firmes, com perseverança, e sem teimosia...
Meu guru L’Inconnu nos brinda com uma definição definitiva sobre maturidade. Vejam.
"Maturidade é a arte de viver em paz com o que é impossível mudar."
Claro. Se uma situação se apresenta definida, de que nos adiantará “malhar em ferro frio”, em busca de uma mudança. O mais conveniente é aceitá-la como se apresenta, procurando atalhos que possam minimizar prejuízos, tentando contorná-los, mas, sabiamente, sabendo conviver com essa impossibilidade de mudança, mesmo que não a aceitemos. É melhor procurar um abrigo durante uma tempestade, do que enfrenta-la de peito aberto.
Então, com toda a maturidade adquirida, vamos ter UM LINDO DIA, e de uma forma madura, entender que depende de nós, sabermos desatar os nós que podem nos prender a certas atitudes teimosas...
"A idade nem sempre indica maturidade, as vezes precisa ser adulto quando se é apenas uma criança!" 🍂
Pensamento do dia 01/09
Não importa a sua idade e sim sua maturidade em persistir em continuar a crescer diariamente.
A maturidade nem sempre se relaciona com a idade. Ela tem vínculos mais fortes com a sabedoria e a inteligência emocional ao se encarar a vida.
A maturidade se constrói com o sofrimento e não com a idade porque só quem já carregou muitas pedras sabe o valor do descanso
Maturidade não tem a ver com experiência, ou com idade, embora ambas possam contribuir. Mas de nada adianta se não aprendemos com os anos e com as experiências. Corremos o risco de se tornar apenas velhos imaturos com uma grande coleção de erros que persistimos em não reconhecer.
Sua idade não atrapalha a minha maturidade,
Sou decidida e tenho coragem,
Quero você pra toda eternidade
A sabedoria da idade faz a verdadeira maturidade aos que passaram a vida ocupados com sua própria progressão evolucional da consciência espiritual.
A maturidade não chega com a idade cronológica, mas quando percebemos que o verdadeiro valor está nas pessoas não nos bens que ela possui.
A maturidade faz milagres. E idade nem sempre significa tê-la, o que é uma pena. As despedidas não precisam ser dolorosas. Elas não são o fim pra quem crer. O duro meu caro, é viver como se tudo isso não tivesse um fim.
Aprendi que idade cronológica, nem sempre acompanha a idade mental. E, sendo assim, a maturidade esta diretamente ligada a história de cada um.
Do que adianta ter idade, se um dia você não teve maturidade, ser maduro não quer dizer ser velho e sim ter consiência do que faz