Maturidade
José menino sonhou em governar os irmãos. Quando José amadureceu é reviu os próprios sonhos, ele entendeu que os seus sonhos tinham um propósito muito maior. José entendeu que o propósito do sonho era servir uma geração. Um grande sonho é aquele que serve a um grande propósito (Gênesis 50.17-21).
A vida não nos oferece atalhos; é através dos tropeços e das lições que amadurecemos. Então, não é apenas sobre lamentar os erros, mas sobre reconhecer o valor do aprendizado que eles proporcionam.
Ser velho e maduro o suficiente para ensinar os jovens que a vida vale a pena.
Ser velho é lembrar aos jovens que eles serão velhos amanhã.
Ser velho significa experiência de vida.
A sabedoria não é algo que vêm pronto, ela nasce das nossas experiências, e do amadurecimento do nosso entendimento quando aplicamos o conhecimento para edificarmos a nós mesmos.
Entendemos que nos tornamos sábios, maduros e experientes quando passamos a dedicar mais tempo buscando o crescimento nas virtudes que emanam de Deus, ao invés de nos apegarmos à nossa condição humana que tem pouco a oferecer.
Nossos sofrimentos sempre nos conduzirão a dois caminhos. Ou eles nos amadurecem, produzindo frutos de arrependimento que nos levam a uma vida mais sábia e próspera, ou nos envenenam interiormente através da amargura, matando-nos um pouco a cada dia, tornando nossa vida cada vez mais infrutífera e miserável.
"O sofrimento tem dois propósitos principais: o primeiro é nos fazer amadurecer, desenvolvendo habilidades para lidar com nossas necessidades. O segundo é nos ensinar que o sofrimento é uma oportunidade para prosperarmos em meio às nossas crises."
"À medida que amadurecemos, entendemos que nada nos pertence nesta vida. Tudo é dádiva de Deus, que nos amou primeiro e nos concedeu tudo o que precisamos para uma vida plena e abundante."
"Quanto mais amadurecemos emocional e espiritualmente, mais compreendemos e descobrimos que as pessoas têm mais valor pelo que são do que pelo que têm. Que suas virtudes, princípios e atributos são mais encantadores e cativantes do que os bens que possuem."
Busque amadurecer em sua conduta, e você verá a mão de Deus agindo em seu favor. O Senhor honra aqueles que andam segundo Sua vontade (Provérbios 3:5-6).
... no digamos
ousado reconhecimento
sobre quem se é,
um primeiro registro
do nosso
amadurecimento!