Maturidade
"Encontre a beleza na imperfeição, pois nada na vida é perfeito, inclusive nós. Nossas imperfeições nos tornam únicos."
No do trem da vida, ao passar do vagão para a plataforma, você entra na vida adulta.
É um caminho sem volta.
A gente erra quando exige do outro aquilo que não estamos entregando. A gente erra quando julga o comportamento alheio que não é da nossa conta. A gente erra quando acha que só porque confiamos em um podemos falar da vida de dois ou três... Erra em dar palpites e opiniões que não foram solicitadas, erra por não aceitar que os outros também erram e crucificar o erro dos outros, achando que só os nossos erros merecem perdão. Erra quando não enxerga que errou...
E erra por permanecer errando, por trocar de lugar com quem já errou conosco e por não entender o quanto faz parte da vida errar. Que os nossos erros e o dos outros façam parte dos aprendizados na vida!
Dez anos atrás eu não sabia o que soube a cinco.
Cinco anos atrás eu não entendia o que entendi a três.
Três anos atrás eu não enxergava como enxerguei a um.
Um ano atrás eu não era como sou hoje.
Pequeno homem, cheio de problemas e responsabilidades. Com um coração forte e compreensivo.
Pequeno homem no seu mundo silenciado, levava consigo sua dor e solidão.
Pequeno homem, crescendo rápido demais, era uma rocha inabalável e firme, com seu sorriso abria caminhos e dizia: -Vai ficar tudo bem.
Pequeno homem, era como uma represa de águas, pronta pra romper.
Pequeno homem engoliu seu dilema, ninguém o compreenderia, mais fácil era, somente, continuar.
Pequeno homem, que já não era pequeno, mas sempre foi tão grande. Olhando adiante, apenas seguiu...
A vida adulta requer do indivíduo encarar suas próprias verdades:
Encarar a realidade interior é uma delas.
Em nossa jornada da vida, teremos altos e baixos!
Momentos bons e ruins!
Alegria e tristeza!
Isso é para compor o nosso currículo de maturidade e experiência de vida, mas tem um porém: Para cada aprendizado que a vida nos oferece, precisamos reconhecer nossos erros e equívocos, caso contrário, ficaremos dando voltas, sem avançar para o próximo degrau, portanto, não deixe que o orgulho, soberba, arrogância e prepotência nos impeça de crescer e aprender. Que tenhamos humildade para reconhecer em quais areas da vida precisamos aprender.
(DVS)
Os obstáculos da vida, serão somente estágios e fases passageiros, se estivermos dispostos a vencê-los! Não os transforme em "bichinhos de estimação"!
Lute!
Não desista!
Logo, logo isso passará, e todas as experiências boas e ruins serão apenas lembranças que lhe acrescentarão muito positivamente na sua experiência de vida.
(DVS)
E todos os dias eu exercito um pouco mais o esquecimento, o perdão, a resiliência e devagar vou aceitando as coisas que não posso mudar e mudando as que posso. Dia após dia vou apagando da lembrança pensamentos negativos, pessoas que me fizeram sofrer, desilusões, frustrações, acontecimentos traumáticos, ressignificando emoções. Quero que meu pensamento seja templo de luz e não de sombra. Quero que meu coração tenha paz, amor e positividade. Quero que minhas palavras carreguem a cura e não a morte. Quero energia do bem e do crescimento espiritual circulando a minha volta. Quero cultivar a leveza da alma para caminhar sem o peso da mágoa, do rancor, do ressentimento. Isso não me dá garantia alguma que como um passe de mágica eu me torne o ser mais espiritualizado e iluminado do planeta, pode ser que amanhã tudo volte, mas cada vez que o vento das lembranças abrirem minhas gavetas do esquecimento e eu as fecharei novamente e continuarei firme no meu propósito, exercitando o pesapego de tudo que não me acrescenta até o dia em que tudo que me causa dor fique totalmente sepultado sob a lápide da memória.
Metanoia é mudança de mente -
A ação de mudar a mente ou seu pensamento-
É na verdade uma alteração da sua psiquê, se refere a valores internos.
Significando sua evolução para a maturidade .
A Maturidade não vêm até você!
Você que deve caminhar em direção a ela!
O conhecimento e a verdade te faz vivenciar a maturidade .
Conceitos, significados e concepções não atuam no nível
da imaturidade.
A pessoa deixa a criança e finalmente, desperta,
para uma vida saudável.
Tanto nossas decisões erradas como as acertadas, produzem experiências, mas experiências que não geram maturidade, não nos servem pra nada.
"O verdadeiro amor não busca posse pois ele nasce em liberdade e como uma chama ele queima, alimentando-se de compreensão, sacrifícios e maturidade."
Psicólogo Experiente:
Confiança, ótimo relacionamento, o que o psicólogo diz realmente faz sentido a você, sentir-se à vontade, ajuda no desenvolvimento da sua maturidade.
Viver, sentir...
Em qual etapa da vida, em qual fase, em qual percurso escolhido, substituímos a empatia pela aparência, os sentimentos pelo vazio, o tato pela ausência? Substituímos os valores, nos sabotamos, tornando-nos o inverso do que deveríamos ser, viver, sentir, fazer.
Em qual etapa decidimos percorrer solos áridos, secos, sem brilho, sem cor? Em qual etapa as migalhas já nos são o bastante? Outrora servidos por banquetes fartos, hodiernamente um farelo de pão aqui, um grão de arroz ali já nos basta. A constância se transforma em inércia. O brilho, a cor, o sabor – já não nos interessam.
Em qual etapa esquecemos nossa real essência? Apagam-se as luzes, máquinas do tempo, máquinas sem tempo. Somos regidos pela inércia, pelo jogo do interesse, pela individualidade egóica.
Em muitos casos, o desamor, a falta de diálogo, o tapear dos sentimentos, as cascas adoecidas, a raiz contaminada. Frutos de aparência externa deslumbrante, águas em conta-gotas nos enchem os olhos em um primeiro momento, mas não saciam mais. Acabam por drenar frutos vívidos. A insanidade que está se tornando a vida nos confronta diretamente com as adversidades, nos transforma. Esse caminho não é uma escolha, é uma razão, uma consequência.
Não perca tempo com coisas fúteis; a preciosidade da vida é um encanto que nos deixa mais aceso para viver os últimos momentos no plano terrestre, agora com sabedoria, maturidade e sensatez.
Na carreira do meu crescer, um medo apenas me restou: Não saber da existência daquilo que ainda não sei.