Maturidade

Cerca de 6334 frases e pensamentos: Maturidade

Acontecimentos que há algum tempo
eram tão importantes, de repente,
perdem totalmente a razão de ser.
Talvez isso seja o que chamam
"Maturidade"...
Amadurecer me parece, finalmente,
deixar de lado velhas mágoas,
esquecer no passado acontecimentos tristes,
e guardar apenas as belas histórias vividas.
É o sentimento de que está tudo certo,
de que nada há para se lamentar.
É caminhar, sem medo, rumo ao futuro
e bem velhinha, sorrir ao constatar
como terá sido pleno e lindo VIVER...

Inserida por CikaParolin

Permitir indagar-se sobre o ato, o fato e a ocasião. Desapropriar-se da própria história. Apagar-se, anular-se!
Permitir entender o próprio flagelo, e tentar curar as próprias feridas abertas à tanto.
Tremi, porque senti-me descoberto e desnudo por sua percepção.
Percebi-me sem as máscaras ou adereços que costumo carregar. Tirados um a um por sutil brisa que passou.
Respiro fundo e ouso.
Então, sou pego em flagrante, pego por detalhes e sutilezas. Construindo algo plausível de algo que habita apenas o imaginário.
Um diálogo tanto desconexo, fora do contexto. Pois os fantasmas são figuras dificeis de conversar.
Às vezes, meus botões resolvem criar vida, e tal como um jogo, indagam-me coisas de si.
São apenas lampejos do passado, flashes que fiz questão de esquecer. Um bloqueio, uma escusa talvez por medo de sofrer.
E então, vejo-me deitado sobre nobre e macio colo. Alvo berço cheio de candura. Permito-me ser envolvido por tenro abraço.
Deixo esquecido as terriveis lembranças que me assolavam.
Permito-me ser embalado pelos conselho e sentir-me seguro como outrora fui.
E se, por ventura, o que jaz nesse pobre coração não se pode resolver, permito-me despedir-me de tal ação.
Entender que aceitar e respeitar é ato de coragem e de maturidade. Pois o fugir do embate, nesses termos, não é covardia.
Uma vez que não tenho em minhas mãos todas as peças dessa ação, resguardo-me. Ponho-me em marcha de retirada.
Então, com singelas e simples palavras, eis-me aqui.
Deixo-me e partilho-me.
E recolho os retalhos que sobraram de mim.

Inserida por rafakoz

Aprenda a não esperar que o "destino" lhe traga respostas
para seus problemas, é você quem sugere as perguntas.

Inserida por ManoPexee

Para entender a felicidade basta aprender a olhar o transcorrer dos anos da mesma forma que o alimento: não é a quantidade que importa, mas sim do quão saboroso podemos senti-lo.

Inserida por bodstein

UM DIA VINDOURO

A Liberdade
um dia vindouro
como um mau presságio
como um bom agouro

A independência
como uma vontade
Sim como desejo
não realidade

Emancipação
que eu cobrei de mim
Entrada de graça
Prestação sem fim

A soberania
Esta inevitável
tão mais iminente
tão mais improvável

Inserida por obrusquense

Para crescermos, temos de dar passos que ninguém pode dar por nós.

Inserida por gilbertobegiato

O brilho nos olhos muda com o tempo


Desfaço-me de meus planos
e mudo de direção,
rumo para o norte
pretendendo a sensatez.
A muito abandonei esta história de sorte,
não que seja definitiva esta minha escolha
é que ando meio desacreditado desses jogos,
sabe como é não é mesmo?
Ando sendo direcionado pelos ventos,
os que vêm do sul.
Ando me deixando levar pelas correntes torrenciais
que movem as marés,
sigo agora navegando por novas águas
explorando mares novos,
desconfio que a maturidade muda-me aos poucos
e mudando-me, mudam também as minhas escolhas.
Sinto meu corpo envelhecendo,
minhas mãos estão cada vez mais lentas,
os olhos já não têm o mesmo brilho.
Meus segredos mudam com o passar do tempo,
desnuda-me o tempo,
assim como desnuda-me o espelho
e desconforma-me o vento.

Inserida por JotaW

Aprenda a dizer "não" quando esse for seu desejo; dizer "sim" para tudo não é maturidade e nem é aproveitar a vida, é falsa simpatia. A vida é feita de muitas escolhas, seja sensato ao receber o positivo ou o negativo, a verdadeira sabedoria do homem é marcada quando você aprende a peneirar as coisas, seja uma ação, uma palavra, uma atitude. Faça tudo o que quiser, desde que não fira nada nem ninguém.

Inserida por jucsom

Meninos só vão abandonar as coisas de menino depois de um forte e longo abraço... Um bom abraço do mundo.

Inserida por leonardoberaldi

Sempre procuramos fazer o melhor de nós por alguém especial.
Feliz aquele que se é especial. Nada melhor que dar o máximo de nós por nossa felicidade. Nada de clichês e dizer que é "amor próprio", é apenas cair na real e ser feliz por ser como é, de se aceitar e mudar apenas o que precisa de mudança. Feliz daquele que sabe reconhecer a facilidade que tem de lidar com pessoas e saber que elas se importam com você por quem realmente você é. De fato, sem fingimentos ou superficialidades. Apenas, seja.

Inserida por GeorgeReis

Às vezes quando criança nos não valorizamos a importância de nosso pai, achamos que eles querem nos punir ou controlar. Mas quando ganhamos maturidade de vida entendemos o seu real valor.

Inserida por danielbrandao

Saiba esperar,
Saiba agradecer,
Então, saberá receber!

Inserida por jessica_wenia

O melhor momento é quando me deito ao seu lado. Nossos gostos é a prova real de que o amor sempre prevalece, e a diferença é só uma questão de maturidade.

Inserida por Hotvalle

Inacreditável como as coisas passam rápido na vida da gente, e como mudamos os valores e as percepções de tudo. Quando eu era mais moça, eu morria de medo de envelhecer, de engordar, de pele flácida, celulite, estrias, cabelos brancos, ficava imaginando com medo em como seria meu rosto, meu corpo aos 40. E os 40 chegaram, (quase os 50 já) E agora com 4.7 não tenho nenhuma preocupação com essa bobagem, me amo mais, amadureci, me vejo mais simpática rsrsrs, e sei que sou um ser humano muito melhor. Eu vivi a juventude, e dias jovens foi passageiro também. Mas o caráter, o amadurecimento, a minha melhora isso é permanente. E dentro de mim carrego grande beleza, carrego; fé, amor, determinação e humildade. E tenho comigo a certeza que ainda falta muito que melhorar, mas chegarei la. E tendo estado a beira da morte, vivido no fundo do poço. Agradeço a Allah por ter me dado a vida de novo, sou grata por cada minuto de vida que ele me dá.

Inserida por iracema_f_n_romano

Existem crianças que nos orgulham e até ensinam e adultos que nos decepcionam e dão vergonha

Inserida por acvomotta

Com as rugas que começam a marcar no rosto a passagem do tempo, a gente vai aprendendo a lidar melhor com tudo. Os óculos de grau já não ajudam apenas a ler e ver ao longe, já nos dizem que é hora de enxergar a vida de uma outra forma. É o tempo trabalhando nossa individualidade, alicerçando nossa personalidade, fazendo a gente entender que a perfeição da vida, é justamente que ela nunca vai ser totalmente perfeita, mas a gente tem que abraça-la com amor, como ela vier.

Os cabelos insistindo em nascer branqueados, nos dão a coragem necessária para sermos mais sinceros sempre. Simplicidade. Coragem. Humildade. Bondade. Idade. Verdade. MATURIDADE. Essa é a palavra. Ser maduro não é ser adulto. É ter coragem, é ter opinião, amor-próprio, é adquirir a visão diferenciada para o que é comum, é saber apreciar devagar cada momento que a celeridade da juventude faz passar despercebido. É ser simples, porém intenso em tudo que faz. Humilde, mas com um orgulho que o proteja. Amadurecer é começar a aproveitar a viagem, sem muito se preocupar com o destino final. É quando a gente aprende a lidar com os impulsos, dominá-los e vencê-los, coisas que a energia da mocidade nunca deixou.

A maturidade vai fazendo a gente compreender a vida sem se iludir, navegar os dias com tranquilidade, aceitar os erros sofrendo menos e querer realizar os desejos com mais vontade. Maturidade é dizer não quando preciso, é dizer sim quando necessário, é baixar e levantar a cabeça nos momentos certos. Nem trouxa, nem espertalhão, apenas sábio o bastante pra não se importar com qualquer coisa. É driblar os imprevistos com bom humor. É revidar o ódio com amor. É rir das provocações, é entender as indiretas e rir mais ainda, é responder ás negatividades com desprezo, mas com respeito. É não desejar mais ter a vida que o outro tem. É querer, ter e aceitar a nossa própria. É ir em busca do que acreditamos, sem dar mais ouvidos aos pessimistas. Amadurecer não é envelhecer, não é se tornar velho. Não significa idade, não é um número. Significa a bagagem de conhecimento do que tiramos das lições de tudo que o tempo veio, pacientemente, ensinar. Ela vem aos poucos, vai ficando, vai moldando, vai construindo, vai fazendo morada nas falas, nos atos, no que nos dispomos a ouvir, ver e falar.

Maturidade são os sonhos realizados, sem anúncios. São as vitórias, sem palanques. São os momentos eternos, sem registros. São os dias inesquecíveis, sem postagens. É o resumo das pancadas, das lagrimas, das alegrias e conquistas. É conseguir lidar bem com doçuras e amarguras, com os azedos e com as delícias, com o vigor e com a preguiça. É o equilíbrio da balança da vida. É confiar na esperança. É acreditar na própria fé. Amadurecer é chegar ao ápice da juventude sem apodrecer. A adolescência já passou. A velhice depende de nós mesmos para chegar. É o período mais longo da nossa vida, passe por ela tendo a consciência sobre quem se tornou, entenda que somos todos iguais, que toda a história, todo caminho percorrido, todos os sonhos imaginados e objetivos realizados, foram somente pra que tenhamos a certeza absoluta de que a felicidade anda de mãos juntas com a maturidade e elas independem de posses, títulos, bens, companhias, idade, empregos, dores, amores... Elas dependem somente de aceitarmos ser quem somos e de perceber que chegou a hora de cuidar e de viver a nossa própria vida em paz. O restante é consequência.

Inserida por CleonioDourado

As pessoas vão entender aquilo que for coniventes pra elas, não adianta argumentar se elas não estiverem dispostas a respeitar, entender e compreender teu ponto de vista, de repente não estão ainda no mesmo nível de maturidade que a sua e por isso também as respeite que quando essas pessoas chegarem à esse teu entendimento, compreenderão porque o silêncio grita mas emudece em tua boca numa lágrima que goteja em teu coração e porque apenas suspiras e sorri.

Inserida por Lulena

Amei você
Amei o suficiente para não querer mais ninguém
Dei o melhor de mim, mas não foi o suficiente
Não que o problema seja eu ou você
Você não teve culpa.
Demorei para encontrar essa maturidade.
Fui criança, não nego
Estava doendo, me perdoa
Eu não podia ter te julgado por amar outro alguém
O amor é assim, simplesmente acontece
Te amo tanto que quero você feliz.
Abro mão do meu amor pelo seu, sem problema.

Inserida por giovannabs99

Sinto e vejo como é duro ver o Outro sofrer por coisas, fúteis, desnecessárias, sem nenhum valor, principalmente quando esse Outro é alguém do nosso convívio, alguém a quem amamos, e por mais que tentamos não conseguimos mudar. Ver o apego ao materialismo, a grifes, a mudança no corpo, a insatisfação com o corpo, com o cabelo, com a cor. Ver o tempo que se gasta embelezando-se, e pra que? Claro que há que se cuidar da aparência, mas com modéstia. Se tem gorduras, pneuzinhos no corpo e odeia, pense nas crianças da Africa que mal tem pele grudada nos ossos, pela fome que passam. Se o cabelo tá ressecado, ta liso demais, cacheado demais, pense nas mulheres que o tratamento para o câncer não deixou cabelo algum. Pense que você "ainda" tem cabelo, e seja grata (o). Sua casa não é bonita, pense em quem mora na rua, embaixo do papelão e também por isso seja grato. Difícil ficar vendo essa agonia mental nas pessoas do nosso convívio a futilidade, imaturidade, ingratidão por tudo que se tem, por tudo que lhes é dado, e não é valorizado. Que nós consigamos crescer na mente e valorizar o que tem valor em nós e nas pessoas a nossa volta.

Inserida por iracema_f_n_romano

A capacidade de administrar contrariedades com equilíbrio (e o mínimo de cordialidade) é um dos principais indicativos de maturidade emocional.

Inserida por josieconti