Máscaras
Se já estamos condenados de que adianta segurar nossas mascaras e fingirmos que tudo ainda é algo, e que nosso tudo é somente um grande nada repleto pelo vazio das mentiras que contamos, e das que ao seu tempo por simples metamorfoses às condenamos.
“As dezenas de máscaras que as pessoas usam durante o dia são expressões de sua fragilidade e carência”
Tenha a coragem de rasgar as máscaras e todas as auto-ilusões de si mesmo. Inicialmente será doloroso, mas depois sentirá um grande alívio, que trará paz interior à sua alma.
Seja você!
Seja você mesmo!
Seja de verdade,
Sem máscaras,
Sem amarras,
Sem molduras.
Seja você
Sem se frustrar,
Sem se reprimir,
Sem se anular.
Seja seu exército e seu rei,
Sem temer batalhas,
Sem fugir de lutas,
Sem se render.
Seja você
Sem pensar em como, apenas seja.
Seja você, mesmo que em você haja vários,
Seja uma constelação então.
Seja você, nem despido do pior, nem vestido do melhor,
Sem preocupação com estampas,
Seja apenas.
Suas melhores e piores partes são você.
Seja o que é, não o esperado.
Seja e viva você
Sem personagens,
Sem dublagens,
Sem falsas imagens.
Se parecer ser tarde,
Seja ainda você;
Se o tempo não para,
Sim para você.
Se parecer de nada valer,
Ser você mesmo já terá valido tudo.
Covil das Máscaras
No desfeche da tarde
Meu coração dependurado permaneceu
Antes de se juntar ao sol
E todo o resto de fraqueza que pereceu
Inerte, intacto
Como os amantes da noite
Cuja as asas amançam as estrelas
Ao som dos alaudes da morte
Teu mar és meu abrigo, meu refugio
Por onde meu corpo rasteza
Como o delislizar de uma serpente
Te invade, te alimenta e te deseja
Delicadas correntes reais
Enfeitam os trajes mortuários
Dos ineptos cadáveres vivos
Que sob as chamas embalam os corsários
O esmagar do teu cránio sobre as tropas
Não há troféu maior pelo qual lutar
Reluzentes cabeças enfeitadas com medalhas
Ébrio mandrião fósmios sobre a noite a se espalhar
Antes de salientar as mascaras dos outros. É necessário olhar-se ao espelho... Muitas vezes o que salientamos nos outros, nada mais é que o nosso próprio reflexo...
Arranca tuas máscaras e mostra-me quem és. Não posso amar por inteiro, aquele que esconde defeitos que eu poderia suportar e apresenta qualidades que julgo serem dispensáveis.
Sendo assim, o supérfluo não me atrai, o perfeito não é o que me fascina e sim o legítimo, o original, o genuíno e a essência do seu eu.
Odeio igreja me sinto como tivesse em uma baile de máscara vendo pessoas usando sua máscaras se escondendo, fingindo ser o que realmente são.
Agora as máscaras estão proibidas nas manifestações cariocas. A tentativa é evitar os vândalos que não se cansam de destruir o centro da cidade do Rio de Janeiro. O charme daquela máscara "V" era tudo de bom, acredito todos terem vontade de usá-la pelo menos uma vez, mas os políticos reagiram às manifestações pesadas e às vezes inconsequentes por parte de algumas pessoas. Como nada na vida é perfeito, e no que tange ao uso de qualquer máscara, essa atitude atinge o bom humor dos cariocas e até do povo brasileiro que nada fica a dever a nós cariocas no bom humor, aí, eu vejo uma grande perda nacional. O uso de qualquer máscara é hilário, é uma forma bacana de protesto em qualquer situação, mas os aproveitadores que parece ter partidos nanicos por trás de suas ações destroem toda criatividade do povo brasileiro. Eu digo brasileiro, porque os parlamentares cariocas serão imitados pelos do Brasil afora. Agora como ficamos nós? Somos um povo criativo e bastante diversificado, mas as astúcias dos políticos brasileiros são uma coisa de fazer inveja a qualquer país sério. Essa gente conta com a ignorância da maioria dos eleitores e os interesses de alguns, com a memória fraca e o desinteresse da grande massa com a política. Além do mais, eles já sabem que as ferramentas da Internet tem aproximado nossa gente, pessoas que em outras épocas jamais conseguiriam aproximação, mas através da WEB são quase como irmãos, amigos de fé, vizinhos virtuais que juntos se indignam diante de tantas falcatruas que passam a frente dos nossos olhos. Temos que estar atentos, pois a próxima intervenção pode ser contra o povo online para nos distanciar e fazerem com o dinheiro público o que quiserem. Eles comprarão favores, lutarão com todas as suas forças pelos seus interesses políticos e pessoais sem qualquer constrangimento e sem oposição. Eles não ouviram as vozes das ruas, arrancaram as máscaras de nossos rostos e agora fitam os seus olhos na direção da Internet. A punição dos mensaleiros, a nossa grande esperança corre sérios riscos de virar pizza, alguns juízes do STF já voltaram atrás, e nós não temos mais a quem recorrer. Só ficamos eu e você.
Sejamos sempre nós mesmos...sem hipocrisias e sem máscaras...nós é que precisamos mudar, para que possamos mudar os outros.
Mudei de século, moldei o crédulo, e passei a sonhar com as Valquírias; Vi um mundo sem máscaras, sem muita diplomacia.
Agora sim tá tudo no seu lugar, sem disfarces, sem máscaras, está tudo as claras, pra quem já viveu de mentiras, estar assim hoje é um alívio, por experiência própria é que eu digo isso. Esse mundo é bem confortável, ninguém fala nada pra ninguém, todos concordam uns com os outros e assim a gente vive em uma hipocrisia sem fim, em um falso moralismo barato, mas como diz o ditado: ‘Ninguém é cego a vida toda podendo enxergar’, um dia as cobras mudam de pele e você conhece de verdade quem sempre esteve a sua volta, claro que isso dói um pouco, mas quando tudo se encaixa você percebe que não poderia ter acontecido de outra forma e bate sim aquela nostalgia, aquela dorzinha chata, sabe? Quando você pensa como tudo era antes, mas não há nada melhor do que sair de um covil de cobras e curar suas feridas com gente que realmente vale a pena.