Mario Quintana fim e Começo
Você jamais deve se apegar a uma doutrina, pois a mesma pode estar totalmente baseada em algo falso.
Deve-se manter uma distância saudável das outras pessoas para que a tua individualidade continue intacta.
Você deve aprender a lutar nas trevas, pois estas lhe darão a vantagem sobre aqueles que temem a própria sombra.
O governo não deve abusar na cobrança de impostos, pois a população verá menos motivos para trabalhar e acabarão por se revoltar contra o governante.
Não peça que um demônio assuma o posto do atual presidente, pois é isto mesmo que poderá ocorrer e você não gostará nada de ter seu desejo satisfeito.
Um senhor não deixa de ser o que é por agradar e presentear os escravos, para que estes sejam livres há somente uma única solução.
Não se pode controlar pessoas de forma direta. pois isto seria muito explícito o que provocaria a rebelião da multidão. Todavia, pode-se dominar uma sociedade ao controlar os meios pelos quais a mesma se sustenta como alimento, energia e transporte.
A religião é mais disseminada nas massas do que a ciência porque esta não é algo pronto, mas sim uma coisa que está em perpétua mudança. Já a religião com seus dogmas e rituais é algo parado e perfeito justamente por estar morto.
A independência econômica deve ser defendida, pois caso contrário a população virará refém de grandes empresas estrangeiras.
O socialismo é o ataque contra a opressão vivida durante milênios pela maioria da espécie humana que sempre viveu como escrava.
A fortuna das pessoas mais ricas devem ser taxadas, pois quanto mais se tem maior deve ser a contribuição para a sociedade.
Todo ser humano nasce ateu, portanto não é a ideia de religião que é algo natural no ser humano, mas sim a descrença em seres metafísicos.
A lógica da indústria cultural cuja televisão serve como ponta-de-lança é que os trabalhadores deverão ser manipulados inclusive nos momentos de lazer. Quando o trabalhador vai ao Shopping com a família ele está na verdade fazendo tudo que o patrão dele quer que faça, pois ao ir aos templos do capitalismo o assalariado estará consumindo uma arte pronta que não o fará refletir sobre a própria vida, gastará todo o salário em produtos dos “amigos” do patrão, afinal eles compartilham das mesmas condições socioeconômicas e se beneficiam da posição que ocupam na sociedade.
O sofrimento tornou-se a nova religião, pois cada dor sofrida nesta vida transformou-se em condição para alcançar a vida eterna.
A mídia representa um poder temido e ao mesmo desejado pelos políticos, pois para um candidato ser eleito é necessário que tenha credibilidade e é por ela que a credibilidade de um político pode ser construída ou obliterada.
Aqueles que ousam dizer a verdade são vistos como loucos pela maioria da população, mas é melhor ser um maluco que sabe a verdade do que uma pessoa normal que ignora os fatos.