Mario Quintana fim e Começo
A transição é confusa, dolorosa, pois é nesse intervalo impreciso em que algo está morrendo e o novo ainda não pode nascer, que se instala o apego, o arrependimento, a culpa, a angústia, a dor, o medo e não raras vezes, a saudade de coisas que nós nem tivemos.
As guerras começam quando um país discute, afirmando: “Isto é meu”. Terminam quando a mesma coisa não pode mais ser sustentada.
Em cada novo começo, há a promessa de um amor verdadeiro. Deixe-se levar pela jornada emocionante que o amor traz consigo.
Mesmo nas profundezas da tristeza, há a promessa de um novo começo. Deixe o passado para trás e abra-se para as possibilidades emocionantes do amor.
AAAHH,,,
Queria eu a sabedoria para eliminar os fins,
quem dera fossemos apenas começo, meio e sensação de começo a vida toda no amor.
Eu já estive triste, Eu já fui feliz quando eu era criança porque não compreendia as coisas ainda se tem uma coisa que eu aprendi nesses últimos anos é que você faça as coisas perfeitas ou imperfeita você sempre será criticado pelas pessoas que estão a sua volta até as que está ao seu redor e ao derredor
Quando você entende o significado de “pá de cal” e “salgar”, percebe que ambos tratam de situações específicas da vida. A primeira expressão, “pá de cal”, é usada para se referir a algo ou alguém que já morreu para você — emocionalmente, socialmente ou em relevância. Assim como na literalidade, jogar uma pá de cal sobre esse “cadáver” é necessário para que ele não contamine mais sua vida ou o ambiente ao redor.
Já o “salgar” remete a um costume antigo: antes da invenção da geladeira, carnes que ninguém queria no mercado eram salgadas para evitar que apodrecessem. Era um jeito de dar um prazo maior a algo que, no momento, não tinha valor, mas que, eventualmente, poderia encontrar um destino.
Na vida, é essencial saber quando usar o cal, encerrando de vez algo que só pesa, ou o sal, preservando aquilo que ainda pode ter utilidade, mesmo que não pareça no momento. Afinal, todo cadáver vira poeira, e toda carne salgada, um dia, encontra seu dono.
Política não tem nem começo, nem fim. E, nesse sentido, ela é um processo ininterrupto. Enquanto houver gente em relação, haverá política.
Além das Sombras de Ontem
Não me julgues pelo ontem,
onde sombras habitavam um passado distante,
como uma saudade que não sabe ser presente.
Não moro mais lá,
meu ser se desvencilhou das correntes antigas,
como a lua se liberta da noite.
Ao meu passado,
devo o saber e a ignorância,
as necessidades e relações,
a cultura que o moldou e o corpo que me guia,
como um rio que aprende a ser mar.
Não sou mais escravo de seus ecos,
nem de suas sombras persistentes,
que tentam se fazer eternas.
Hoje, sou um novo começo,
liberto dos grilhões que já me prenderam,
caminho firme na estrada presente,
sem olhar para trás, apenas em frente,
como um sonho que aprende a ser real.