Mamãe Querida
Bom dia querida
....e se eu te disser que te enganava quando oferecia o café da manhã, dizendo que estava cremoso, quente, aromático, desejando nutrir um pouco seu desejo de despertar com o desejado café... pois é no lugar do café eu coloquei o carinho, afago e até aqueles sonhados beijos , como vida de cinema ou novela na vida real ....hummm, na verdade desejei te encantar e também dizer-se encantado por você....
Tão bom ter alguém para povoar nossos instantes de solidão, alguém para pensar, cuidar mesmo que à distância ou na insólta e monótono maneira de deixar o tempo se seguir e procurar sózinho o destino que almejamos alcançar.
O sol nasce para todos, mas a semente germina, cresce e dá frutos para aqueles que a plantam , cultivam e com carinho cuidam de seu desenvolvimento... é a vida com seus ciclos e mistérios que se revelam para todos que a executam tal e qual sua leis imateriais.
Querida e se eu disser que tenho más intenções com você....
Hummm.... smacksssss!!!
Oração Pessoal
Grande Mãe da Terra... Senhora de todas as coisas e da minha vida.. Mãe querida...Me sinto pequenina e guardada no recôndito de teu útero sagrado e protetor...
Sou uma contigo e por isso, mesmo quando meu jardim pessoal de flores raras se vê invadido por saqueadores de sonhos e promessas, posso descansar sob a doce Paz de teus regaços.
Me seja propícia minha Mãe...
Para que eu possa semear no terreno de meu coração a semente do amor fraternal sempre! Mesmo quando tudo parece ruir ...
Dá-me a sabedoria que repousa sobre o alto de teus montes... para que tal qual, EU tenha uma visão privilegiada que me permita enxergar as circunstâncias de um outro ângulo.
Que meus olhos possam ver beleza em cada alma ...tal qual teus lindos campos e a força de teus ventos possam cessar meu pranto.
Que assim seja ... E assim se faça!
Sinto falta da presença
de amigos e relembro
a minha infância querida!
Sinto falta de humanidade,
de alianças feitas ao longo da vida
em que a história tomou rumos diferentes,
mas, desculpo! A vida ensina...
sinto falta, daquelas reuniões, muitas vezes comoventes
com pessoas sinceras, amigas e brincalhonas que gargalhavam aos quatro cantos da casa,
mas me refaço entre caminhos,
mais saudáveis, mais solidários, mais bacanas e mais humanos
por que sou assim, dona de mim, perfumada de mim
amiga, amorosa, corajosa e adoro esbanjar charme
Não saio da porta da rua, sem um batom nude
e quando resolvo ousar... é pra valer!
Teimosa! Adoro uma comida apimentada, daquelas que só em botar na boca, a lágrima vem aos olhos e sabendo disso, como mesmo assim... TEIMOSA!
e assim sigo a vida revendo conceitos e verdades...
Driblando as pedras, caindo, levantando, construindo e abrindo portas
As vezes sinto falta...
das pessoas queridas que se foram...
Que bem da verdade, de tempo em tempo, moram em meu coração!
Mas, sigo a vida que ensina que fascina, e que entra em cena nos primeiros piscar dos olhos.
“Todo dia é dia de levantar, sacudir poeira enfrentar a vida e dar volta por cima!”
Cristiane Bello
FELIZ DIA DAS MÃES
Mais do que dar os parabéns à você mãezinha querida e linda, é reconhecer sua missão e amor que se destaca entre as criaturas do gênero humano.
És especial em sua formosura, jeito de ser e amar. Teu colo sempre amparou e agasalhou os mais sofridos corações e nas horas mais difíceis sua doçura e proteção é quem fala mais alto.
Difícil mesmo é concordar com você que seu filho é sempre o mais lindo, mas sua doçura e magia à tudo dobra e convence e se faz perceber o que só o coração materno é capaz de enxergar e valorizar.
Nosso reconhecimento, carinho e amor à você que com certeza estará sendo aplaudida com todo entusiasmo pelo Deus Amor!
Beijos
Tu que foste em minha vida
A pessoa mais querida
Um lindo jardim colorido
um grande sonho de amor
Hoje ando por aí perdido
E o nosso jardim florido
Não existe nem mais uma flor.
Dentro da minha mente inquieta
Eu ainda encontro paz
Não invada a minha confusão
Tão querida quanto a razão
Seus apelos implícitos
Só mostram meu poder
Minha força é oculta
Não uso armas letais
Nem garras pra te ferir
Ou correntes pra te prender
Não faço drama
Nem imploro carinho
Não exijo rosas
Mas dispenso os espinhos
Querida flor
Porque está triste
Esta murcha e sem cor
Porque a primavera acabou
Não querida flor
Não permita que a mudança das estações
Deixe-te murcha e sem cor
O mundo gira flor
É tempo de se renovar
Prepare as emoções
Porque vem uma nova primavera
E você será uma nova flor
Mais linda do que já era
Enquanto isso adube a terra
Suporte o inverno
E logo já será primavera
Hoje é o seu dia, é um grande dia.
Dias e anos se passaram e você
continua especial
e querida por todos que a conhecem e
a admiram. Eu gostaria de lhe fazer uma eterna
poesia,
poesia que ficasse registrada em seu
coração,
como presente e recordação. Você é um presente de Deus, luz que
encoraja e faz viver.
És uma rosa perfumada, pura e
cristalina, é rocha que não
se abala, e com a brisa leve
descontraída, és uma pessoa linda. Você tem o dom de amar, tem a
simplicidade, a paciência,
e o carisma que fazem de você um ser
maravilhoso. Eu te adoro e te admiro por tudo que
você é, por tudo que você
representa, pelo simples fato de você
existir. Que este dia seja como o Sol, brilhe
com toda intensidade,
com toda sua plenitude e magia,
te desejo toda a felicidade do mundo. Que hoje seja um grande dia, que o
amor que nos uniu um dia
por laços familiares, possa nos unir
sempre. Você é uma grande irmã. Feliz aniversário!
Para Eliza, minha querida professora
Primeiramente, quero te pedir um favor?
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por não realizar revoluções... Lembre-me que tudo começa quando se quer mudar...
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por não educar com tanto afeto quanto exige as poesias... Lembre-me que o simples olhar carregado de afeto pode estar sendo o refugio de muitos.
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por não me adaptar as transformações, lembre-me que educar é voltar a ser criança, que o aprender não tem fim...
Se me encontrar pelas escolas da vida, triste por acreditar não ser capaz... Lembre-me que há alguém que clama pelo meu auxilio...
Se me encontrar pelas escolas da vida, não mais triste, sinta-se com o dever cumprido... Estarei no caminho certo... Em uma escola e com a mais sábia das professoras, a vida, que com a lição do amanhecer, vem e me diz que o aprender renasce com ele...uma nova oportunidade
Agradecemos Eliza, por nos dispuser de parte de sua vida, para nos acompanhar, e com seu auxilio, contribuir para nossa formação. Temos a certeza de sua capacidade e profissionalismo, parece que tem o dom de encontrar o melhor jeito de se falar, do escutar mais compreensivo de nossas dificuldades, de se colocar como estudante.
No final dessa etapa percebemos como é bom se surpreender com tanta simplicidade e afeto com o que se faz. Seja no ministrar da aula, na conversa de amigos, seja como Eliza, mulher de fibra, mas com o coração mais mole que o doce da Argentina. Pois bem Eliza, é com grande tristeza e um eterno sentimento de saudade, que dizemos que você pode até sair de cena, mas jamais sairá de nosso espetáculo.
Olhos Verdes
Querida, você é o mar
Sobre o qual eu flutuo
E eu vim aqui para conversar
Eu acho que você deveria saber
Os olhos verdes
Você é aquela que
eu queria encontrar
E qualquer um que
tentasse te negar
Deveria estar maluco
Porque eu cheguei aqui com um fardo
E este me parece tão mais leve
Desde que te encontrei
Querida, você deveria saber
Que eu nunca poderia continuar
Sem você
Olhos verdes
"MORTE"
Uma pessoa querida falece, continuamos a perguntar PORQUE, mas a pergunta certa não seria essa e sim PRA QUE??
Neste momento obtemos a resposta para que os que ficam possa refletir sobre sua vida e circunstância, refletir principalmente sobre o ser humano, colocar em prática dignidade e respeito caráter vários valores contidos no ser humano pq a vida é uma caixinha de surpresa nada tivemos nada temos nada levaremos mas podemos deixar algo para ser lembrado que venha fazer diferença neste mundo, nada mais do que isso quem morre jamais voltará.Portanto a única luta que vale a pena lutar ê pela VIDA.
Para o meu amigo que tem um amigo que perdeu a sua querida…
Hoje escrevo para todos e para alguém especial, hoje escreverei sobre o meu país que carrega esperança através das suas cores, das suas pessoas e seus costumes. O meu país não é velho nem novo, tem a idade do tempo, e o tempo sabe-se lá que idade tem!?
Hoje falarei para todos e para um amigo especial, que tem alma pura, que sente e sofre por todas nós, Mulheres e crianças, por todas mulheres que carregam no ventre o peso do amanhã e de África nos seus retalhos: família, trabalho, comida, prosperidade, tristezas, lutas, vitórias, derrotas, luxuria, vulnerabilidade, amores e desamores. Mulheres que devem parir um macho para que elas sejam dignas de orgulho e sejam reconhecidas no clã como boas mulheres, o que é isso de ser boa? Não entendo, mas continuemos, falo daquelas que são consideradas boas parideiras, a escolha acertada, bem vistas pela sogra, por aceitarem caladas e em dobro aquilo que elas viveram de mais amargo, como se de um troféu falássemos! A essas mulheres exige-se um macho e se não vier que faça pelo menos filhos fortes e saudáveis! Se porventura fêmea pariri, não será renegada mas, será preterida, não será excomungada, mas, será olhada de lado, embora para os anciãos mais vale fêmea que pode parir que mulher estere, porque essa última será devolvida por seu ventre ser oco, ou por seu Homem não dar filhos (blasfémia, Homem que é Homem, sempre dá filhos!?!? Dizem…).
Mas, meu amigo é de longe e não entende muito bem o tempo do meu país, mas ele tem compreensão apurada para o amor e a dor que são universais, por isso escreveu-me que sentia muito o sofrimento das mulheres moçambicanas e eu compadeço dessa dor tamanha, nós mulheres, somos um megapixel no dito “mens world!”, enfrentamos diariamente dramas socias e culturais, de afirmação, de posição e o pior de todos centra-se na saúde! Meu país, que tem o tempo do tempo, também é doente, logo sua saúde física e espiritual também padece de males maiores, de cuidados intensos, de ligaduras, pois sofre constantemente de escoriações e de feridas expostas. Hora vejamos, como se justifica que nos dias de hoje mulheres e crianças morram no parto? O que nos falta para priorizar a vida, se ela é que será o garante de um Moçambique de um novo tempo? De votos renovados e de esperanças e conquistas sábias?
Quando o meu amigo me falou sobre este assunto, tentei perceber donde ele vem, para saber de onde sou. Eu sou do lugar em que a história castigou sua evolução e que o presente castiga a sua afirmação e dignidade. Ele vem de um lugar distante em que a saúde e a vida são prioridades e valores essências do seu país em que o tempo tem mais tempo do que o meu. A vida lá, não é alienável, não porque não se morra, morre-se sim de outros males, morre-se de solidão, de solidariedade ao vizinho, de corrupção, entre outras coisas mas, não falarei disso agora e aqui, porque o que falo sobre o meu país é mais profundo, mas urgente, mais nauseabundo!
Assim, decidi pesquisar sobre tema, para falar com mais propriedade, para não ser leviana e quando começo a pesquisar deparo-me com a seguinte manchete! “Em cada 100 mil nascimentos, 520 mães perdem a vida por complicações durante o parto no país. Estes números são constrangedores, quando comparados à realidade europeia (aqui acrescento não se trata de comparar, não está bem e pronto! Pois vidas não se comparam!), onde morrem apenas 5 a 6 mulheres durante o parto. O problema deve-se à falta de unidades sanitárias.” (…) “todos os anos, cerca de 86 000 crianças recém-nascidas morrem antes de completar o seu primeiro ano de vida, e outras 38 000 morrem antes de atingir os cinco anos – quase 340 todos os dias”.
Queridos amigos moçambicanos, vamos olhar para dentro de nós e acordarmos para esta realidade, vamos lutar por um melhor Moçambique, como mais dignidade, com mais saúde e com mais esperança, vamos exigir uma correcta aplicação dos nossos impostos, vamos ser participativos e donos dos nossos destinos e bater o pé quando o que não for certo alienar o bem mais precioso que temos…a VIDA!
P.s. querido amigo, que te quero tão bem, um abraço meu ao teu amigo, talvez tu longe onde te encontras poderás dedicar um pouco do tempo para ajudar o meu país que é novo no seu tempo mas velho nos seus lutos!
Inn Sheila Miquidade, Maputo, 10 de junho de 15.
Bem-vinda criança querida, que chega assim, sem hora marcada e em segundos me põe descalço a correr em disparada em busca do nada, ou quem sabe do mundo. Venha sempre com seus risos soltos, com sua meiguice, trazendo sabores e sapequices que me fazem sonhar. Volte sempre amada criança que reside em mim, não demore, é maravilhoso te encontrar.
Luiz Machado