Frases de Mahatma Gandhi

Cerca de 343 frases de Mahatma Gandhi

“Para aquele que controla o próprio pensamento, tudo o resto se torna simples jogo de criança."

A raiva e a intolerância são as inimigas gêmeas da compreensão correta.

A verdade nunca prejudica uma causa que é justa.

Há muito de verdade no dito de que o homem se torna aquilo que come. Quanto mais sanguinolento o alimento tanto mais fraco o caráter.

Toda vez que você sentir muita raiva, pare e anote quem ou o que provocou esse sentimento e por que você reagiu com tanta raiva. O objetivo é chegar à raiz da raiva. Você só consegue encontrar a solução quando entende a origem.

Se é valente, como é, para morrer a um homem que luta contra preconceitos, é ainda bravo para recusar briga e ainda recusar se render ao usurpador.

Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.

Se o sangue for derramado, deixe que seja nosso sangue. Cultive a coragem silenciosa de morrer sem matar. Um homem vive livremente apenas quando está pronto para morrer, se necessário for, nas mãos de seu irmão, nunca matando-o.

Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos.

Minha vida é minha mensagem.

Quando a injustiça se torna uma lei, a desobediência é uma obrigação moral.

A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência.

A principal coisa que um homem deve gostar em uma mulher é a voz, pois chegará um momento na vida do casal que nada mais restará a fazer a não ser conversar.

Os olhos, os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.

Discordância honesta é muitas vezes um bom sinal de progresso.

Não é prudente estar muito certo de sua própria sabedoria. É saudável para ser lembrado de que o mais forte pode enfraquecer eo mais sábio pode errar.

"Eu rogo para ser um simples indivíduo sujeito a errar como qualquer outro mortal. No entanto, que eu tenha humildade suficiente para confessar meus erros e corrigir meus passos."

A não violência é a maior arma à disposição dos homens. É mais forte que a arma mais forte da destruição imaginada pela ingenuidade do homem. A força não vem da capacidade física, vem da força de vontade indomável. Satisfação vem do esforço, e não do feito.

Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas esteja tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.

O amor é a força mais poderosa que o mundo possui e, ao mesmo tempo, é a mais humilde que se possa imaginar.

Mahatma Gandhi
GANDHI, M. Young India - Journal Volume Number 7, Issue 32, Page 272 (6 August 1925)