Maes e Filhas
Grande felicidade é ter um filho prudente e instruído; mas, quanto às filhas, é para todo o pai carga bem pesada.
EROS E PSIQUÉ
Um rei e uma rainha tinham três filhas.As duas mais velhas, embora bonitas, não despertavam nos homens a paixão arrebatadora que lhes causava Psique, a princesa mais jovem, dotada de descomunal beleza.
Julgando-se incapazes de pedi-la em casamento, por considerá-la divina, os homens passaram a fazer-lhe oferendas, com o que se esvaziaram os templos consagrados a Afrodite.Menosprezada, a deusa em sua cólera resolve castigar a pobre mortal, e ordena a seu filho Eros que a atinja com uma de suas flechas, de modo a fazer com que sua rival se apaixonasse por algum monstro.
Temeroso da ira divina, o casal se antecipara consultando o Oráculo de Apolo em Mileto. O vaticínio fora claro: deviam abandonar a princesa à beira de certo penhasco, de onde ela seria levada por uma terrível criatura. Resignados, os reis cumprem sua pena.
Mas Eros, que havia se apaixonado por Psique à primeira vista, dera ordens a Zéfiro, o vento, para que este arrebatasse a moça e a deixasse salva em seu palácio secreto, sem luzes, todo feito de ouro, prata, cedro e marfim.
Naquela mesma noite Eros se apresenta à princesa, faz dela sua mulher, mas a proíbe terminantemente de ver sua face, e promete voltar visitá-la todas as noites, sempre coberto pela escuridão. Psique passa a viver seus dias sozinha, cercada apenas por uma multidão de Vozes que lhe atendiam todos os desejos.
Mas a deusa Fama, cujo nome grego significa "divulgar", revela às irmãs de Psique onde ela se encontra, e ambas resolvem visitá-la.
Eros, em seu pressentimento adverte Psique de que alguma desgraça adviria por intermédio de suas irmãs, mas a esposa, saudosa demais, consegue convencê-lo a recebê-las no palácio. Eros cede, mas exige que Psique renove a promessa de nunca desejar ver seu rosto, mesmo que as irmãs a convençam do contrário.
O encontro a princípio foi só deslumbramento, mas aos poucos a inveja das irmãs preteridas pelo destino se transforma em desejo de vingança.
Numa segunda visita, estando Psique grávida, as irmãs passam a envenená-la dizendo que seu marido não poderia nunca ser um homem, senão uma serpente de mil anéis que apenas esperava pelo oportuno momento para devorá-la junto com a criança concebida em seu ventre.
Dão a ela uma lâmpada a óleo e uma adaga, e insistem para que à noite, depois de se amarem, tão logo o marido dormisse, ela iluminasse sua face e o matasse caso constatasse estar deitando com um monstro.
Angustiada, Psique segue à risca os terríveis conselhos. Com a adaga numa das mãos e a lâmpada na outra, aproxima-se e ilumina o rosto de seu amor.
Hipnotizada diante de divina beleza, treme e cai de joelhos, ferindo-se numa flecha do marido guardada ao lado do leito, ao mesmo tempo que derrama óleo quente sobre o ombro do amado.
Com um grito de dor, Eros acorda e seu semblante se entristece; sem dizer palavra, sobe e desaparece nas nuvens, separando-se de Psique, agora mais do que nunca ferida pela paixão eterna.
Eros retorna para junto de Afrodite, para que esta lhe curasse sua ferida.
A deusa descobre então que vinha sendo traída pelo filho e se enfurece.
Psique, por sua vez, procurando resgatar o amor perdido, oferece-se como escrava de Afrodite. A deusa, disposta a humilhá-la, promete-lhe seu filho em troca de quatro tarefas impossíveis.
Primeiramente pede-lhe que separe por espécie numa só noite uma enorme quantidade de grãos de trigo, cevada, milho, lentilhas, favas etc... Ajudada por um batalhão de formigas, Psique consegue o feito.
Irritada, Afrodite pede a Psique que lhe traga flocos de lã de ouro de ovelhas selvagens venenosas.
Um caniço verde lhe sopra o que fazer, ensinando-a colher a lã ao entardecer, quando as ovelhas se amansavam num regato em meio aos arbustos; e Psique poderia colher os flocos presos em seus galhos.
Terceira tarefa: buscar água da nascente do Estige, no alto de um rochedo guardado por terríveis dragões. Desta vez será uma águia quem virá em sua ajuda, colhendo para ela uma jarra dessa fonte.
Afrodite quase enlouquece, e cobra-lhe um último castigo. Exige que entre no Hades, reino dos mortos, para que fosse buscar com Perséfone uma caixinha com o pó da juventude.
Uma torre aconselha Psique quanto às armadilhas do percurso, e Psique cumpre bem sua perigosa viagem.
Recebe em suas mãos a encomenda, mas já no caminho de volta, não resistindo à idéia de experimentar o pó mágico com o qual ficaria eternamente bela para Eros, abre a caixa, aspira seu conteúdo vazio; e desmaia para sempre num sono profundo.
Eros se aproxima de sua bela adormecida, guarda o sono de novo na caixa, e desperta Psique para levá-la consigo ao Olimpo.
Também ele está amadurecido; curado pelo sacrifício da princesa, nada mais precisa fazer às escusas de sua mãe.
E o herói vai pedir autorização a Zeus para celebrar seu casamento.
A divindade suprema reconhece o esforço da alma evoluída e transformada, e mostra a Afrodite o descabido de seu ciúme, pois Psique agora é transcendente, imortalizou-se em sua grande iniciação, tornando-se digna do banquete dos deuses.
Eros, como todo herói, não foge à sua sina; sempre traz consigo uma alma apaixonada.
A filosofia e a ignorância são irmãs. Ambas são filhas da preguiça. A filosofia aproveita a ociosidade para sonhar acordada e bater papo com os amigos. Sua irmã, escrava como é, aproveita sua ociosidade para dormir. Essa ignorância é prima da filha do preconceito.
A filosofia e a ignorância são irmãs. Ambas são filhas da preguiça. A filosofia aproveita a ociosidade para sonhar acordada e bater papo com os amigos. Sua irmã, escrava como é, aproveita sua ociosidade para dormir. Essa Ignorância é prima da filha do preconceito que também se chama Ignorância.
A Deusa está sempre em contato com seus Filhos e Filhas...basta ter a sensibilidade para observar seu chamado através do cheiro trazido pelo Vento..do calor trazido pelo Fogo...do frescor da água e das mensagens da Terra através das Plantas ...sempre que precisar a resposta aparecerá !!
Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
Quem é esta que sobe do deserto, e vem encostada ao seu amado? Debaixo da macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
Cânticos 8:4-7
Sempre agradeço a Deus por me abençoar com três filhas fortes, mais fortes do que mil filhos homens.
Deus já levantou, ninguém esperava, e nem acreditava
As tuas filhas que estão no campo, ele as matará à espada, e levantará um baluarte contra ti, e fundará uma trincheira contra ti, e levantará paveses contra ti. Ezequiel 26:8
Pode ficar de pé, para ver chegar, é esse aí
Deus já levantou, ninguém esperava, e nem acreditava
Mas olha ele aí, tem brilho no olhar, tem jeito de andar, unção pra cantar
Comece imaginar, você vai enxergar
Esse nome em evidência, seu rosto em outdoor vai dar o que falar
Eu já sabia que esse nome ia brilhar
Faraó se levantou ele veio te afrontar,
mas meu Deus já te falou que a vitória Ele vai te dar,
assim pra Mirian,Ele falou e pra o povo de Deus:
Vede hoje o livramento que o teu Deus vai te conceder,
Moisés liderando o povo,a ordem foi pra marchar, mar vermelho então se abriu,Faraó então caiu. 1 Samuel 11:9 Então disseram aos mensageiros que vieram: Assim direis aos homens de Jabes-Gileade: Amanhã, em aquecendo o sol, vos virá livramento. Vindo, pois, os mensageiros, e anunciando-o aos homens de Jabes, se alegraram.
Acredita, vai a luta, Deus garante, ele é contigo
Teu melhor amigo, já foi decidido
Quem vai impedir, este é o teu momento
Se levanta, você vai fazer história, creia na promessa
Quem te prometeu é fiel, não falha
Está em suas mãos a tua vitória
Ele é do coração de Deus e veio pra ficar
Nele eu vejo Deus, ele é de Deus
É cheio de Deus, ele é de Deus
Filhas vigiadas pelos pais e as esposas presas pelo fantasma da solidão, são as que possuem o coração mais ansioso pelo amor. O quê é proibido e o quê é negado sempre fornecem mais intensidade para se abrir as asas do amor, do desejo e da fantasia
Trabalhei durante um bom tempo viajando , ficava semanas fora de casa , na época minhas filhas tinham 6 e 16 anos, fiquei alguns anos viajando a trabalho , mas valeu a pena para meu desenvolvimento profissional e humano também, pois cresci e de longe percebi realmente o valor de tudo que deixava quando não estava!
Precisamos sempre olhar para frente , se arrepender somente das coisas que fizemos de errado , coisas boas e feitas com boa intenção, devemos agregar em nossas vidas para sempre.
Para descontrair por conta da minha ausência, sempre brincava , que quando chegava em casa, depois das viagens , minhas filhas corriam na janela e gritavam para minha esposa:
- Mamãe, Mamãe! o homem da foto chegou!
Mãe todo dia venho aqui, converso com meus amigos filhas,irmãos e até estranhos e não te enxergo .
Logo você, essa criatura especial dadiva do criador em minha vida.
É que só nos damos conta do que importa de verdade ,quando o vazio se faz.Então abrimos os braços na carência de um abraço , que não abraça mais. É quando é tarde demais .Essa existência fugaz nos cega no correr dos dias.
Obrigado por ser minha mãe ,meu pai, meu melhor amigo.
Permita Deus muito tempo ainda para estarmos juntos desse lado da vida.
Quero olhar suas fotos aqui e saber que está viva, lembrando desse seu filho ingrato.Me perdoe as ausências e a falta de zelo,saiba que estarei contigo até o ultimo suspiro do meu peito ou do seu.
Te amo ,te amo ,te amo.
Não me incomoda ver pinturas expressivas e coloridas sem molduras pelas paredes pois são filhas belas criativas para um mundo incompleto e inexato, que ainda permanecem órfãs por não terem encontrado um lar, o amor e uma emoção pura da patrimonial propriedade.
“Onde estão os filhos dos deuses que amaram as filhas dos homens? Onde estão as ninfas, as deusas dos ventos e das águas? Onde estão os duendes que costumavam pregar peças nos mortais? Onde estão as fadas que podiam gorar ou abençoar o coração humano? Onde estão os fantasmas que assombravam esse globo? Onde estão as bruxas que voavam pelos lares dos homens? Onde está o diabo que uma vez errou pela terra? Onde estão eles? Se foram juntamente com a ignorância que acreditou neles.”
Ter que pensar na própria mãe, irmã ou filhas para ser capaz de sentir o mínimo de empatia por uma mulher é um sintoma grave não só de machismo, mas de incivilidade.
- Relacionados
- Mensagem de Dia das Mães para celebrar esse amor incondicional
- 78 frases para o Dia das Mães que emocionam e demonstram carinho
- Textos em homenagem às mães para expressar carinho, amor e gratidão
- Mensagens para todas as mães (homenagens emocionantes)
- 51 mensagens de Dia das Mães para mãe que faleceu
- Pensamentos para o Dia das Mães para refletir e celebrar
- Poemas para o Dia das Mães evangélico