Mãe Pura Perfeição
"SÓ NÃO SOU PERFEITO PORQUE SOU HUMILDE..."
"Só não sou perfeito, porque sou humilde..."Muita gente realmente tem
essa opinião a seu proprio respeito...
Será real?
Osculos e amplexos,
Marcial
"SÓ NÃO SOU PERFEITO PORQUE SOU HUMILDE..."
Marcial Salaverry
"Só não sou perfeito porque sou humilde...", quem pensa assim, certamente considera-se perfeito, acreditando que só os outros é que tem defeitos, e esse, justamente é um defeito que todos temos, ou seja, sempre reparar nos defeitos alheios, e com uma enorme dificuldade para enxergar os nossos. Afinal, segundo nosso "humilde" julgamento, somos perfeitos, conforme uma frase muito interessante que já li, em inscrição de camisetas :"Só não sou perfeito, porque sou humilde..."
A esse respeito, recebi uma citação muito interessante, de autoria de La Rochefoucauld, grande filósofo francês:
"Se nós não tivéssemos defeitos, não teríamos tanto prazer em notá-los nos outros"
Sem dúvida alguma, nosso jovem amigo está coberto de razão, eis que é muito fácil e gostoso apontar defeitos e erros alheios, sempre esquecendo que também os temos e os cometemos, e também esquecendo que da mesma maneira que julgamos, também seremos julgados, e nossos erros por outros apontados, caindo sempre num eterno círculo vicioso, por causa das maledicências.
Muitas vezes, julgamos uma pessoa por informações dela recebidas, sem termos o devido cuidado em verificar o fato, ou mesmo em constatar se a fonte geradora é inteiramente confiável, e isso nos induz a cometer erros, e esse tipo de "credulidade" é um defeito a ser corrigido com certeza, eis que por vezes, acreditamos em alguém que pensamos ser nosso amigo, e acreditamos no que essa pessoa nos fala de uma terceira, e tomamos atitudes inconvenientes, das quais possivelmente acabaremos por nos arrepender no futuro.
Uma lição que a vida nos ensina é essa. Sempre devemos "checar" informações passadas, mesmo que por pessoas amigas. Por vezes tais pessoas, que julgamos amigas de verdade, distilam sua raiva contra eventuais inimigos e, por acreditarmos na sinceridade dessa amizade, tomamos certas atitudes contra seus "inimigos", que terminam por ser nossos inimigos também, nem sempre justamente. Muitas amizades são desfeitas por coisas assim.
Muitas vezes o futuro nos mostra que os defeitos que nos foram apontados pelo amigo, não correspondiam à verdade. O bicho não era tão feio como nos fôra pintado. Muito pelo contrário, pois realmente quem estava errada foi aquela pessoa, que nos parecia tão amiga.
O desagradável, é constatarmos que essa mesma pessoa, que citava uma infinidade de defeitos em outras pessoas, depois certamente fará o mesmo contra nós, descobrindo um monte de defeitos, e os apontando para quem ainda estiver a seu lado, e assim sucessivamente. Sempre procurando uma vítima para descarregar sua bílis.
Assim caminha a humanidade, afogando-se num mar de fofocas e dizquediz...
O mais interessante é que, ao invés de procurarmos descobrir quais são os defeitos alheios, quais são os pontos fracos de outras pessoas, seria melhor se procurássemos verificar os nossos, verificando onde podemos nos corrigir para melhorar nossa auto-estima.
Fazendo uma análise profunda de nossa personalidade, muitas vezes tendo a humildade de perguntar aos amigos que defeitos eles veem em nós, poderemos nos corrigir, melhorando nossa imagem.
Claro que temos que receber eventuais críticas contra nossas atitudes com reservas, pois podem não ser corretas, ser fruto de alguma observação mal direcionada. Por isso a importância de conhecermos nosso interior, assim, se alguém nos aponta um defeito em nossa personalidade, façamos um estudo de nosso comportamento, e, descobrindo que realmente temos esse defeito, tenhamos a humildade de reconhecê-lo e mudarmos nossa linha de conduta, deixando de nos considerasrmos "perfeitos"...
Temos que nos acostumar com a idéia de que, ao apontarmos defeitos alheios, os nossos também estarão sendo apontados. Devemos sempre ter presente que ninguém é perfeito, e nem "dono da verdade", pois, o que é verdade absoluta para uns, não o é para outros. E todos tem direito à sua maneira de pensar, ao seu livre arbítrio. Inclusive de de se julgarem perfeitos, como nós nos julgamos. Quem somos nós para determinar que tal ou qual conduta é a correta, se até mesmo as leis que regem o comportamento das pessoas perante a Sociedade podem ser questionáveis.
Fala-se que política, futebol, religião, e preferencias sexuais, são assuntos que não se devem discutir. Não discuto, concordo, pois são realmente assuntos polêmicos, e cada qual tem seu ponto de vista firmado, ou quase. São assuntos que só devem ser abordados sob consulta, em havendo um pedido de opinião.
Assim como assuntos envolvendo comportamento humano. Cada qual tem seu ponto de vista. O que é certo para uns, é errado para outros. O que alguns apontam como graves defeitos, para outros podem ser virtudes. E daí, como ficamos? Não ficamos, só devemos respeitar a maneira de pensar alheia. Todos tem direito de acertar e errar. E não por não gostarmos de algum artista ou de alguma personalidade que ninguém deverá gostar, pois a nosso aviso ela não presta. É uma opinião nossa, e que apenas deverá ser emitida quando solicitada.
Salvo se um erro alheio for nos afetar, nesse caso, devemos nos defender.
Só para finalizar, sempre que formos apontar defeitos em outras pessoas, que tal pararmos para pensar um pouco nos nossos?
Agora crianças... UM LINDO DIA, perfeito... Sem defeitos...
Afirmar que não sou perfeito não justifica minhas falhas, porém mesmo com todo meu esforço para evitar, não tenho como saber em que parte de mim você criou expectativa que eu não corresponda a altura.
22.04.2017.
Se for no único sentido que é toda a realidade (espiritual) todos somos perfeitos, pois fomos criados por ELE, e, a sua imagem e semelhança.
Kairo Nunes 24/02/2017.
Seja sábio em suas deduções, cuidado com as armadilhas da arrogância, pois certeza só existe uma, de que não herdamos a perfeição do criador.
Mesmo uma igreja operosa em sua fé, abnegada em seu amor, firme em sua esperança e modelo para todos não pode esquecer q ainda é imperfeita
Fundamentados na crença de que o bom e o ótimo estão sempre do mesmo lado, muita gente não percebe que eles vivem em permanente conflito: tanto a obsessão pelo ótimo impede que você faça o seu melhor – que pode ser bom o bastante em relação ao que já se tem – quanto esse mesmo melhor pode ser péssimo, quando você se acomoda nele e desiste de ir além, já que o ótimo é a perfeição mantida à vista, mesmo que nunca seja atinjida. Não confunda, porém, excelência com preciosismo. Este último é aquela “perfeição” que ninguém precisa, e que não acrescenta absolutamente nada ao seu projeto! Então aprenda: Excelência é fazer o máximo naquilo que se revela essencial e pertinente! Preciosismo é se concentrar em uma “perfeição” que não faz qualquer diferença no resultado que as pessoas estarão esperando de você.
A imperfeição humana em padrões clássicos de beleza e estética verdadeira é simplesmente perfeita.Nada é tão belo como a tênue e suave harmonia dos opostos que se completam.
As pessoas têm um modo de comportamento que não são qualidades nem defeitos, são apenas modo de ser; se não lhe prejudica, então não critique, afinal ninguém é perfeito e não temos que ser todos iguais. Pratique a tolerância.
Não sou a melhor pessoa do mundo, também não sou perfeito. Mas eu posso te fazer muito feliz daquele meu jeito. -SKF
Me veja como sou, e não como vc que me vê.
Ver alguém como realmente é é difícil quando há preconceito religioso, quando ser perfeito é o ideal ou acreditar que se relacionar individualmente ou coletivamente não é um processo e que tudo começa pronto sem o trabalhar árduo de todos os dias para a construção da amizade e comunhão.
Uma família não precisa concordar com tudo entre eles para ser uma família, não precisam ser perfeitos para serem um família.
Só precisam se amar, porque amando seremos unidos mesmo quando discordarmos, seremos amaveis e pacientes um com outro mesmo sendo todos cheios de imperfeições.