Mãe Pura Perfeição
É perdoando que serás perdoado. Vivemos em busca
de perfeição, mas não existe essa perfeição desejada.
Livro: O Respiro da Inspiração
Dois lados,
muitas informações.
Em ambos
se pode ver perfeição,
não há motivo
para desviar o olhar,
existem muitos motivos
para apreciar
cada lado
e seu momento.
A perfeição é um mito, um ideal inalcançável que nunca pertenceu à essência humana. Ela não é perfeita, e é exatamente isso que a torna tão linda. Suas imperfeições revelam sua autenticidade, sua humanidade e a beleza de ser única em um mundo que insiste em moldar formas iguais.
"Não busque perfeição para pregar, mas uma humildade que permita ao outro ver Deus além de suas falhas."
"O escrúpulo exagerado tem sempre como pano de fundo um ideal de perfeição irrealizável. A pessoa propõe a si mesma uma meta sublime, um projeto que, na prática, não pode efetivar-se e acaba por sucumbir ao sentimento de inferioridade, a cada derrota que a vida lhe impõe. Daí ao estado de tristeza patológica, chamado por alguns de “depressão”, é um pulo.
Esta espiral psíquica descendente pode acarretar um sem-número de dramas humanos, quer por carência, quer por excesso de força vital do indivíduo chegado a tão triste situação: da psicopatia astênica, muito semelhante à realidade que os medievais chamavam de “pusilanimidade”, àquilo a que Adler deu o nome de “ideal de divindade”, atitude para Santo Tomás de Aquino muito próxima à da soberba. Neste último caso, o sujeito se propõe objetivos que, a cumprirem-se, fariam dele uma espécie de semideus virtuosíssimo. Como isto é impossível, para evitar a frustração ele hipertrofia os próprios méritos – consciente ou subconscientemente – e vive de alimentar a auto-estima com mentiras.
O mencionado Adler dizia, num acerto notável, que a ambição desmedida é própria das personalidades neuróticas, atormentadas por não atingirem a perfeição com os seus próprios esforços. Se se trata de ambição espiritual, a coisa acaba por ganhar configuração macabra.
Senso de realismo e um pouco de sã modéstia nas metas de vida; eis, aqui, o primeiro passo para uma pessoa não viver neuroticamente".
"Todos os astros do Universo estão postos em movimento ilustrando com perfeição a dinâmica da vida, em que nada é estático, mas em constante transformação.
Por isso nada externo a mim, como rótulos, honrarias ou a vil matéria acumulada, de algum modo me pertencem ou definem.
Ainda assim consciente do quanto sou pequeno e inacabado, me alimento com gratidão pela oportunidade de ao menos sê-lo assim.
Montanhas e vales, o que importa na vida é seguir caminhando, ora você passa por um, ora por outro."
Perfeito não é tudo estar correto ou a nossa maneira de pensar, a perfeição da vida habita na imperfeição. Querer outra coisa que não seja isso é que é imperfeito.
A pratica não leva a perfeição, isso é uma das maiores mentiras que te contaram, a pratica trás a melhoria, e melhoria diária irá fazer com que se torne a melhor versão de si mesmo, mas jamais será perfeito até porque o conceito de perfeição é mutável e subjetivo.
Perfeição
Não sei para onde ou para quem esse brilhantes direcionam essa luz tão intensa e irradiante que sai deles. Deles saem algo interrogativo, crítico ou apenas contemplativo Não posso afirmar qual é o tipo desse olhar, se é que seja apenas um olhar, no entanto sei que é encantador, provocador e que atrai qualquer pessoa que se depare com eles.
E para minha alegria, eles não estão sozinhos. Seu esplendor vem acompanhado por magníficos e sedutores lábios, que não pedem e sim ordenam que sejam desejados, tocados, acariciados e beijado por quem eles escolhrem.
A combinação deles, juntamente com as demais belezas, forma esse lindo e misterioso rosto que não consigo parar de admirar, comtemplar.
Essa linda face que ao interagir com a forma monumental que é teu corpo, faz com que eu venha acreditar na perfeição, no sublime, e em tudo que há de belo.
Você já se pegou buscando constantemente a perfeição em tudo o que faz? Talvez você tenha altos padrões para si mesmo e sinta que nunca é bom o suficiente. Se este é o caso, pode ser que você esteja lidando com o perfeccionismo e a autoexigência.
Embora ter altos padrões possa ser uma coisa positiva em alguns casos, como quando você está buscando a excelência em seu trabalho ou estudos, o perfeccionismo e a autoexigência podem ter um lado negativo. Eles podem causar estresse, ansiedade, frustração e até mesmo levar à procrastinação, uma vez que a tarefa parece tão grande e inatingível.
Então, como podemos lidar com o perfeccionismo e a autoexigência? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
Identifique suas crenças limitantes: o primeiro passo é reconhecer que o perfeccionismo e a autoexigência são crenças limitantes que estão segurando você. Pergunte-se: de onde vêm essas crenças? Eles são úteis para mim ou estão me impedindo de progredir?
Adote uma mentalidade de progresso: em vez de buscar a perfeição absoluta, mude sua mentalidade para uma de progresso. Isso significa reconhecer que o progresso é mais importante do que a perfeição e que cada pequeno passo conta.
Aceite seus erros: errar é humano e todos nós cometemos erros. Em vez de se punir por erros, aceite que eles fazem parte do processo de aprendizagem. Use seus erros como uma oportunidade para crescer e se desenvolver.
Pratique a autocompaixão: seja gentil consigo mesmo e pratique a autocompaixão. Trate-se como você trataria um amigo que está lutando com algo difícil. Aprenda a ser gentil e amoroso consigo mesmo, independentemente do resultado de suas ações.
Defina metas realistas: em vez de definir metas inatingíveis, defina metas realistas e alcançáveis. Isso ajudará a reduzir a pressão e o estresse e permitirá que você se concentre no progresso, em vez da perfeição.
Lembre-se, superar o perfeccionismo e a autoexigência pode ser um processo longo e desafiador. Mas com prática e paciência, é possível mudar sua mentalidade e abraçar uma abordagem mais positiva e saudável em relação a si mesmo e às suas realizações. Então, comece a praticar essas dicas e veja como sua vida começa a mudar para melhor!