Mãe, minha amiga
A bençoada seja a mãe que ensina valores de Cristo a seus filhos !
Por que cuida do Presente de Deus.
Já vi pai bom para os seus filhos, já vi pai mau também, assim como mãe boa ou má. Não é por ser mãe ou pai que se sabe amar aos filhos, pois o título recebido não se estende, mesmo que por obrigação, à necessidade do ser. Parabéns aos pais que sabem ser pais, e as mães que também sabem deste seu valor para os filhos, que desejam apenas crescer recebendo o melhor de nós.
Não há modelo de pai ou de mãe, não se acanhe em dizer que não é receita de bolo/ Eu seria um tolo se assim o pensasse, e se me apanhasse dizendo sim quando deveria dizer não, ou dizer não quando seria um sim. Ser pai, é chorar ao sorrir, é sorrir aí chorar, é achar beleza no ridículo, tristeza no riso, ser durão se preciso e uma seda ao incentivar o amor que certamente transmitirá.
Quer saber o que é o amor?
Pergunte a uma mãe porque ela ama seu filho?
Ou pra um casal que está 50 anos juntos.
Ou para o dono de um pet.
Aposto que não vão saber te dizer porque, apenas amam. Isso é maravilhoso.
O presente que damos para a nossa realização.
Quando era jovem e minha mãe já muito idosa eu a via coar o café em uma cafeteira velha, parcialmente quebrada, já muito usada, feia e literalmente moída, eis que inconformado fui a uma loja de departamento e de surpresa comprei uma cafeteira moderna, toda automática, com ajuste de temperatura, caneca em aço inox, cabiam 1 litro de café e entreguei alegre para minha mãe, que me beijou muito, me abraçou, agradeceu sorridente a colocou em um armário e nunca foi usada, nem mesmo em seu próprio velório.
Passados muitos anos em minhas reflexões entendi que muito de nosso amor só chega a produzir o bem que desejamos quando entendermos a necessidade do outro, minha mãe nesta época vivia sozinha, amava sua independência e fazer tudo segundo o seu jeito, passava café fresco em pouca quantidade 2 vezes ao dia, não enxergava bem e não gostava de tecnologia, pensei muito tempo depois para que então havia eu comprado aquela cafeteira? Simples: Comprei para mim, mas apenas a entreguei para que minha mãe cuidasse e se sentisse feliz para minha realização. Fui assim me lembrando de cada presente que dei a ela...que vergonha senti!
Não é justo suprirmos a nossa necessidade pelo outro, realizando nossos desejos, isto não é doação em amor é falta de maturidade emocional, quase cegueira.
Um coração que só olha para outro dentro da sua própria verdade, e enxerga tudo pelo prisma dos próprios desejos é falho e egoísta.
A nossa maneira de entendermos a vida alheia sem nos colocarmos no lugar do outro nos torna entupidos, grosseiros, sem nada a oferecer. Quando não conseguimos uma leitura clara do outro muito do que ofertamos e chamamos de amor não passa de amor próprio, queremos dar o que nos faz bem, mas temos uma imensa dificuldade de entender que o nosso “valor do bem” não é o mesmo de quem amamos, por mais que sejam boas as nossas intenções.
Sem sequer nos apercebermos acabamos por fazer o melhor para nós mesmos sem darmos de verdade o melhor que poderíamos e desejamos para aqueles a quem amamos.
Onde devolvo meus bilhetes?
A viagem não foi boa pra mim,
Eu não tive amor,
Só minha mãe me amava,
Fui esquecida várias vezes,
Aí eu penso... por quê? Deus
Porque eu vivi esta vida... por quê?
Consciência
Mãe das escolhas
Sem ela
Refém sou
De mim mesma
Do mundo
Das circunstâncias
De outrem, e outrem, e outrem...
Consciência
Filha do saber
Saber...
Quem sou
O que quero
E não quero
Do que preciso
Pra bem viver
Consciência
Requer coragem
Pra olhar
Compreender
Pra mudar ou manter
E ouvir, e calar, e dizer
Pra crescer
Escolhes tu
Ser protagonista
Da tua própria história?
Consciência
Te faz responsável
Pelas escolhas
Que decides fazer
Desnudo-me
Olho o que é
Sem mais, nem menos
Proponho-me
A viver o que é
Hoje
E construir
Instante a instante
O que pode ser
Consciência
Escolho-te
Como companheira
Pra que livre
E inteira
Eu possa viver
SOBRE AS MÃES
Uma mãe tem a missão Divina de ser o esteio da família e conduzir os filhos no caminho do bem, educando-os e gerando bons exemplos.
No entanto, lamentavelmente, nos deparamos com mães irresponsáveis, destruindo a família, gerando maus exemplos e dando liberdade total aos filhos menores, colocando-os a mercê de drogas,
expondo-os a toda sorte de riscos e levando-os a serem pessoas mal sucedidas no âmbito Social.
Ser Mãe é
Saber
EDUCAR.
Ser Mãe é
Saber dar
BONS EXEMPLOS.
minha mãe era uma flor
que sangrou por ser idealista
por isso se fechou
em aço
Ó MÃE QUERIDA!
É o amor genuíno que a gente sente
Ao coração aquela mulher imaculada
Aos nossos olhos a paixão reluzente
És tu, Mãe, sempre estimada e amada
Num temor, o nosso abrigo ao medo
Na solenidade, nossa patrona alegria
Já que dela a exatidão é sem segredo
O colo seguro, a afeição do dia a dia
És própria poesia, do amor primeira
Nada importa, a razão é verdadeira
Inteira a emoção, por toda uma vida
Um amor que tem a doce felicidade
Tem cor, cheiro, perfumada saudade
Fortuna e sensação, ó mãe querida!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
25 agosto, 2022, 14’19” – Araguari, MG
*a minha mãe Joana D’Arc Brasileiro Spagnol
Amanhã o dia amanhece-rá melancólico e chuvoso, pai e mãe vão amanhece chorando, amigos e irmãos vão se perguntar o porquê de ter feito o que fiz, e eu vou amanhece em paz e descansando
TUDO DE BOM
para minha mãe
mãe tem apenas três letras.
céu, a mesma conta tem.
se o céu possui mil belezas,
milhões, a mãe tem também.
Não adianta esperar o futuro da mãe Dinah.
Homens são educados e criados pelos pais, da forma mais clara e objetiva. Mãe sabia inteligente, com a capacidade da percepção do tudo. Mãe corajosa determinada,ensina o filho a compreender através dos seus olhos e palavras a ser determinado, saber respeitar, conversar, ser humano demonstrar amor, e saber que a verdade sempre estará estampado nos olhos. Ser a mente forte preparada desde o nascimento pela mulher. Homen pai ensina o filho a serem como ovelha passiva, que cuida uma das outras sempre nunca as abandonando, guiando pelo caminho certo. Mas também é ensinado a ser lobo, que protege sua matilha, animal protetor, não pensa, apenas a raiva o ódio consome sua alma o cegando. O homem pela sua natureza é irracional sempre será se não permitir evoluir na certeza que o mundo é evolução, e transformação. Sabemos onde encontrar o caminho, sabemos onde mora o amor, sabemos diferenciar as pessoas, mas escolhemos o errado, é fácil rápido de entrar viver. Mas machuca, queima a alma, fere o corpo feito espada. O certo sempre estará a sua frente apenas acredite tudo pode desde que você se permita viver o incrível.
RETRATO DE MÃE
Mãe... tens o amor primeiro
O colo tão cheio de atenção
Sublime o teu doce coração
Com o teu carinho certeiro
Tens o puro nome: missão
Resignação, apoio certeiro
És tu Mãe, teor verdadeiro
Que oferta toda a devoção
Teu olhar o olhar de Deus
Bom, amigo, tão presente
No esmero dos tinos teus
És o sermão com jeitinho
Aquele amor inteiramente
Alento no nosso caminho!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
30 de agosto, 2022, 19’03” – Araguari, MG
- Relacionados
- Mensagem para uma amiga especial
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Textos de aniversário para amiga que dizem tudo que ela merece ouvir
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Frases de Mãe para Filha