Má índole
Arvore não mostra sentimentos mais quando corta uma galha sabemos que dói então deve saber quando machuca alguém.
TAMBÉM SOU BRASILEIRO
sou brasileiro
moreno como vocês.
acordo cedo e, com o canto das máquinas
dedilho simples notas nas cordas do meu violão.
um dó aqui, um fá ali...
até que o submarino de Lennon suma no seu vasto mar.
me orgulho de ser brasileiro.
os exotismos, os tropicalismos, as belezas, só existem aqui.
penso nisso tudo enquanto como meu café da manhã:
bacon
ovos
suco de laranja
panqueca.
um xarope em cima.
caminho no parque, na praia e no céu.
me junto aos pássaros e caminhamos por toda a cidade em nossas livres asas.
mas eu caminho só com os olhos,
meu uber é daqueles que não faz parada.
de tardezinha, já em casa, aproveito para assistir um filme.
navego pelos streamings como um pirata navega os sete mares e, ali,
se sente em casa.
passo por bandidos avermelhados, falsas louras, jogos de cena, rochas do sol e não acho nada que me agrade.
talvez um super herói fosse mais legal.
à noite, sou tomado pela fome.
o que será que como?
tateio meu celular e abro o aplicativo.
um sushi?
um hambúrguer?
acho que não,
essas comidas são muito frescas,
muito estrangeiras.
vai uma pizza mesmo.
e ali, com a barriga cheia,
dedos e lábio engordurados,
me jogo no sofá e puxo a almofada.
como é bom ser brasileiro...
ela é sim ou não.
ela é agora ou nunca.
ela é aquele céu de fim de tarde ou aquela trovoada da madrugada.
ela é riso solto ou lágrima pura.
ela não trabalha com meio termo
JOSEFINA
Matriarca, raiz que o tempo não arrancou,
hoje repousa no infinito.
Nas mãos do vento, espalha-se em nós,
semente eterna de força e memória.
O ciclo não cessa, transforma.
Ela é agora o sussurro das árvores,
o abraço do sol, o silêncio que acalma.
Uma partida que não é fim,
mas caminho que floresce em outros.
(Minha vó te amarei nas palavras e nas memórias 🤍 Saudades eternas!)
O coração dos bondosos, é o aperitivo mais apetecido que os falsos e da má-fé devoram, antes de se empanturrarem com o prato principal da sua gula insaciável.
Escrever, por vezes, torna-se um martírio sobretudo quando, sem querer, dizemos o que somos, sem maldades, nem filtros.
POEMA LAMENTO
Um mau poema
Sem tema
Alcance ou lema,
É tudo o que te posso dar.
Não sei mais.
Ela não quer nada comigo
E como castigo...
Também não quero ir mais longe
Não quero levar vida de monge
Porque monge
Sem capuz,
Já o sou nesta minha cruz.
Não pretendo nome
Ou cognome,
Estejam descansados
Para vosso bem.
Se o quisesse, alcançaria
Mesmo da noite para o dia!
Um bom poema
Para minha pena
Mas sem vontade de chorar,
É coisa que não te posso dar.
Lamento!
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 22-04-2023)
As pérolas de meu irmão Jadeilson
Meu irmão, Jadeilson, é um homem simples, mas vez por outra me manda uma pérola filosófica. Outro dia, ouvi de sua boca algo espantoso, para um homem que tem como ofício, ser pedreiro e criador de galinhas.
Disse-me ele em uma conversa sobre política e corrupção: "Prefiro conviver com Leão saciado a ter que viver com um Cão faminto. Fazia ele analogia simples ao político rico e ao político pobre. Hoje, todavia, em outra conversa, me disse meu irmão: "Evan, você sabia que a persistência é a mãe da prosperidade?"
Nos dois casos, disse pra ele que são conceitos, contudo, vindo dele, de quem eu sei que não leu em livro algum, disse que sim era um pensamento original de muita relevância, uma vez que lhe veio à mente pela observação e não por estudo meticuloso, também a ideia do cão faminto nos reporta ao livro de "Eclesiastes", mas sei que ele não tem a maldade intelectual para plagiar o ora dito Clássico Bíblico. Disse a ele, meu irmão você um verdadeiro filósofo, à moda de Sócrates, que não escrevera nada.
Homens ocos, de Eliot
a tabacaria de Pessoa,
a temporada
no inferno, de Rimbaud
as flores do mal de Baudelaire
as cinzas da horas de Bandeira
Tente não naufragar nessas águas,
caso sobreviva se tornará poeta.
A poesia é a arte da alma
Que desvenda o que é intangível
Desnuda a beleza mais bela
E revela mais que o visível
Traz as cores ao cinza da vida
E alivia as dores do coração
Faz do sonho a realidade querida
E espalha amor, paz e emoção
A poesia é a voz do silêncio
Que clama por justiça e igualdade
E levanta-se contra o preconceito
Com suas rimas e versos de verdade
Transforma a dor em paz e contentamento
E torna o mundo um lugar mais humano e clemente.
Para os justos, o tempo é um bem desnecessário, em contrapartida, para os injustos, o tempo é um mal necessário.
A Lei Áurea, foi oficialmente sancionada em 13 de maio de 1888.Naquele dia,tiraram as algemas das mãos,os grilhões dos pés - dos brasileiros - e implantaram na cabeça.
Hoje é o dia de celebrar a vida de uma pessoa muito especial: a minha mãezinha, que completa mais um ano de vida.
Agradeço por todo o amor, força e inspiração que a senhora nos proporciona até hoje!
Que o seu dia seja marcado por sabores doces e abraços apertados.
Parabéns, minha rainha. 🥳🎉
Você é um pai Exemplar
Ser um bom pai é demostrar mais através de gestos.
Palavras ensinam, mas são as atitudes perante a vida que mostra nosso verdadeiro valor e sem duvida alguma podemos dizer que aprendemos muito apenas observando seu Ser, pois de você só recebemos exemplos fortes, valiosos, repleto de luz e amor!
Gratidão meu amor por sua tornava linda em nossas vidas!
Meus sentimentos são uma bosta, meu corpo tbm. Tudo em mim é uma bosta. E minha vida é má. Fico com saudades da minha família. E a pessoa que amo nunca demonstra quem me ama. Eu tenho medo de que eu ame uma pessoa que não existe.....
Para as grandes decisões da vida, a precipitação é a maior inimiga. Sua
Mente não tem estômago, mas carece de um tempo para digerir o novo pensar que produzirá a reflexão necessária formando a base de sua posição para eventual decisão.
Pode um homem oferecer uma verdade ao outro, ou pode ele gerar suas próprias verdades?
É estranho mas sempre cuido para que eu não seja, como os demais;
Existe um conceito inverso neste mundo quando nos referimos ao ato de doar, não se trata de dar, mas sim de devolver.. antes de você poder dar, alguém teve que doar pra você.
Faço das circunstâncias um combustível para que eu cresça em resiliência. Não existe sofrimento, mas aprendizado. Enquanto houver raízes, vou brotar e evoluir.
Sabe aquelas guerras antigas? Guerra Fria, Guerra ao Terror. Sabíamos com quem estávamos lutando. Mas agora o inimigo é invisível.