19 livros de poesia que todo mundo deveria ler (pelo menos uma vez)

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

Selecionamos19 livros de poesia para todos os gostos. Seja você um iniciante na matéria ou um grande conhecedor, pode pegar em qualquer um deles e ser feliz!

Confira nossa lista dos melhores livros de poesia brasileiros e internacionais, entre grandes clássicos e títulos recentes, que não podem faltar na sua estante.

1. A teus pés, de Ana Cristina César

melhores livros de poesia

O último livro da escritora reúne suas três obras anteriores, combinando prosa e poesia e criando novos gêneros literários através da manipulação da linguagem. É indispensável para quem aprecia uma escrita que mistura ficção e confissão, quase como se estivéssemos lendo seus diários.

2. Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada, de Pablo Neruda

vinte poemas de amor pablo neruda

Este é o terceiro livro do poeta chileno, hoje um dos grandes nomes da poesia mundial. Nele, a melancolia atravessa suas grandes paixões: as mulheres e a natureza. Com vinte e um poemas de amor, a obra é intensa e profunda, mas de linguagem simples e acessível, capaz de tocar qualquer leitor.

3. Um amor feliz, de Wislawa Szymborska

Um amor feliz, de Wislawa Szymborska

A escritora polonesa foi a primeira a ganhar o Nobel de Literatura em 1996. O livro aborda os começos e finais de relacionamentos, além de questões existenciais poderosas em qualquer época da vida. Com poesias de diferentes formas, Wislawa cria uma obra-prima usando palavras simples.

4. Amar se aprende amando, de Carlos Drummond de Andrade

Amar se aprende amando, de Carlos Drummond de Andrade

É impossível falar de poesia sem mencionar Drummond, um dos grandes mestres nacionais. Neste livro, um dos últimos escritos pelo autor, encontramos sua poesia minimalista, que aborda o cotidiano e a doce experiência de amar. Um título essencial para quem busca romance em suas diversas formas.

5. Da Poesia, de Hilda Hilst

da poesia hilda hilst

Esta coletânea reúne toda a obra poética de uma das mais importantes escritoras femininas da literatura brasileira. Após 45 anos de uma escrita inovadora, nua e crua, a autora explora temas como morte, solidão, misticismo, amor e erotismo.

6. Poesia com rapadura, de Bráulio Bessa

Poesia com rapadura, de Bráulio Bessa

Bráulio Bessa, conhecido como o embaixador do nordeste, aborda em suas poesias sentimentos como amor, caridade, respeito e felicidade, além de tratar das dificuldades e da realidade nordestina. Seu primeiro livro é um volume que emociona, faz refletir e instiga um verdadeiro amor pela poesia, com uma simplicidade tocante e genuína.

7. Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo

Poemas da Recordação e outros movimentos, de Conceição Evaristo

Conceição Evaristo é um dos principais nomes da literatura afro-brasileira da atualidade. Repleto de emoções fortes, o livro fala de amor, dor, privação, religião e outros temas. A obra mergulha o leitor em vivências necessárias para entender o contexto brasileiro do século XXI.

8. Toda Poesia, de Paulo Leminski

Toda Poesia, de Paulo Leminski

Paulo Leminski é um dos poetas mais queridos da atualidade, com sua escrita criativa, divertida e inteligente. O livro reúne toda a sua produção poética, com escritos bem diferentes e uma só coisa em comum: você pode abrir em qualquer página e irá se divertir.

9. Poema Sujo, Ferreira Gullar

Poema Sujo, Ferreira Gullar

Considerado um dos livros de poesia mais importantes da literatura nacional, foi escrito quando Ferreira Gullar estava no exílio, durante a ditadura. Contém apenas um poema, com mais de dois mil versos, com temas recorrentes como a fome, a solidão, a morte e a vida do povo brasileiro.

10. Para Viver com Poesia, de Mário Quintana

Para Viver com Poesia, de Mário Quintana

Neste livro de fácil leitura, você encontrará poemas sobre momentos da vida, e reflexões que seriam úteis a pessoas de qualquer idade. Com a sua forma descomplicada de escrever, o "poeta das coisas simples" criou uma obra linda e necessária que se tornou um verdadeiro clássico.

11. O amor é um cão dos diabos, de Charles Bukowski

O amor é um cão dos diabos, de Charles Bukowski

O “Velho Safado”, como é conhecido, é considerado o último escritor maldito. Um rebelde, bruto, impactante em cada palavra. Neste livro, trata dos seus assuntos prediletos: bebida, mulheres, desejo, paixão, o não-sentido da vida. Mas também fala de coisas bonitas como o mar e a veracidade da escrita.

12. Ariel, de Sylvia Plath

Ariel, de Sylvia Plath

Este é segundo livro da escritora norte-americana que marcou a literatura confessional. Uma obra visceral e única, escrita semanas antes da morte da autora. Nela, percebemos vários sentimentos que rondavam Sylvia, como o amor pelos filhos, o desespero e a tristeza em relação às traições do marido.

13. Libertinagem, de Manoel Bandeira

Libertinagem, de Manoel Bandeira

A poesia brasileira não seria a mesma se não fosse essa obra de Manoel Bandeira, que retrata a forte estética modernista: versátil, irônica, rogando por liberdade e inovação. Este livro é considerado um marco do Modernismo e contém alguns dos versos mais famosos da poesia nacional.

14. Pedra do Sono, de João Cabral de Melo Neto

Pedra do Sono, de João Cabral de Melo Neto

Considerado pai e mestre da poesia pré-moderna, neste livro o vencedor do Prêmio Camões expressou os seus primeiros poemas, com uma estética surrealista. Com efeitos delirantes, as fronteiras do sono e atmosferas meditativas são a base do livro.

15. As flores do mal, de Charles Baudelaire

As flores do mal, de Charles Baudelaire

Escrita há mais de um século, esta é considerada a primeira obra de poesia moderna. O poeta francês inaugurou uma forma de fazer poesia que trazia ao romantismo da época uma linguagem grotesca, expondo vários dilemas, sofrimento, angústia e dor.

16. O livro dos ressignificados, de João Doederlein

O livro dos ressignificados, de João Doederlein

Com mais de um milhão de seguidores em perfil no Instagram, Doederlein faz parte dessa geração poética que descomplica sentimentos. Neste livro, ele cria novos significados para palavras conhecidas, com um olhar sensível. Romance, cultura pop e a geração moderna são retratadas em pequenas doses de emotividade através dos olhos e coração do autor.

17. Tudo Nela Brilha e Queima, de Ryane Leão

Tudo Nela Brilha e Queima, de Ryane Leão

Outro fenômeno da internet, Ryane é uma das vozes femininas mais compartilhadas na rede, com seus poemas profundos sobre e para mulheres. Neste livro, você vai encontrar temas como resistência, sexualidade, memória, amor e identidade.

18. Um buraco com o meu nome, Jarid Arraes

Um buraco com o meu nome, Jarid Arraes

A escritora e cordelista Jarid Arraes foi uma das autoras mais vendidas da edição de 2017 da Festa Literária Internacional de Paraty. Depois do sucesso com os seus cordéis, a autora volta com esse livro visceral. São poemas que falam da voz da mulher, de classe, de raça, de angústia, expectativas, frustrações e pequenas vitórias. Um desses livros fortes que geram impacto imediato.

19. Textos Cruéis Demais Para Ser Lidos Rapidamente, de Igor Pires da Silva e Gabriela Barreira

Textos Cruéis Demais Para Ser Lidos Rapidamente

TCD é o tipo de livro que não é poesia, mas é. Chamemos de prosa poética. Resultado de uma página no Facebook com mais de um milhão de seguidores, o livro traz textos curtos e longos que falavam de abandonos, despedidas, amores e exaustão.

Veja também: