Livro
Quem ama sente mais pelos outros que por ele. O amor é primo da insanidade. O amor é o que denuncia. O amor é o que nos faz crescer em sabedoria. O amor é tudo, até romântico
A grandeza do amor está muito além do que nossa mente humana e pequena pode criar, às vezes é preciso fazer uma renuncia do que um dia fomos e entender o que estamos nos tornando. Entendi a grandeza do amor quando eu já nem o tinha comigo e isso me fez crescer.
As pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar do aroma. Pois o aroma é o irmão da respiração. Com esta ele penetra nas pessoas, eles não podem escapar-lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.
Existem amores que nos arroubam de improviso
Existem olhares que nos prendem sem sobreaviso
E o pior é que não existe uma placa de perigo
Advertência!
Nem sei ao certo onde piso...
________________________________________
in: Dama de Cabelos Negros - O Resgate da Subjetividade Ed. Viva
"AME A TODOS SEM DISTINÇÃO, SEM FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS. TODAVIA, DEDIQUE-SE ÀQUELES QUE ESTÃO E/OU SÃO INCAPAZES DE CUIDAREM BEM DE SI MESMOS..."
"Adoro receber críticas, mas somente de pessoas que tenham competência intelectual, virtude moral, cabedal teórico, humildade e capacidade dialógica para reconhecer o meu direito inalienável à réplica..."
"Insistir em relacionamento falido é compulsão e não persistência. É falta de amor próprio, auto-estima. A pessoa precisa de tratamento psiquiátrico e/ou psicológico..."
"Humildade nem sempre é pobreza; e riqueza nem sempre é ostentação.
Caso contrário, todo pobre que ostenta seria VISTO COMO rico;
e todo rico que é humilde SERIA VISTO como pobre..."
"OS DIFERENTES, FEIOS E/OU BELOS EXCLUSIVOS"
I
Os diferentes são aqueles que, nas sociedades capitalistas pós-modernas – e são a grande maioria –, estão fora dos padrões ditatoriais estéticos do que a política de consumo da Indústria Cultural sistematiza como sendo ditos padrões universais de beleza.
Eles, esses diferentes, são os homens e/ou mulheres reais, concretos (a), diferentes dos (a) da ficção.
Diferente, nesse sentido, não é, de fato, quem, ou aquele que, por um motivo e/ou vontade deliberada qualquer, pretenda sê-lo ou sê-la:
1- Ser diferente é ser o que se é, enquanto ente singular;
2- Ser diferente é ser um feio, belo e/ou um lindo único, exclusivo, fora dos padrões estéticos capitalistas universais e/ou globais de beleza impostos pela indústria de consumo do capitalismo.
Isto é, frise-se:
"Aquele que pretende ser diferente, feio e/ou "belo exclusivo", é apenas o imitador de um ser diferente, de um feio e/ou de um belo exclusivo, mas, nunca, de fato, um ser diferente, feio e/ou belo exclusivo."
Diferente, feio e/ou belo exclusivo, é todo aquele que, ainda que inconsciente sobre a sua diferença, feiura e/ou beleza exclusiva, contribui, de alguma forma, para que o espaço-tempo onde ele supostamente esteja alocado, enquanto corpo dito estranho:
1- Não perca o seu potencial enriquecedor;
2- Não perca a possibilidade de poder ser vislumbrado por outro ângulo, por outra maneira ou modo de ver;
3- Não perca a possibilidade de poder ser tomado, enquanto interação social, por um espaço-tempo de diálogos, como forma de se abominar a violência, entre todos os diferentes nele alocados;
4- Não perca a capacidade de, por ser um espaço-tempo de coexistência, promover-se essa mesma interação;
5- Não perca a capacidade de se tolerar os outros diferentes, feios e/ou belos exclusivos que nesse mesmo espaço supostamente estejam.
Pensa-se aqui que:
"Só onde (no espaço-tempo) existem seres humanos diferentes, feios e/ou belos exclusivos, o amor verdadeiro pode surgir, permanecer e se tornar o valor supremo de afirmação da vida."
Os diferentes, feios e/ou belos exclusivos estão todos aí:
1- Os altos demais;
2- Os pequenos ao extremo;
3- Os belos diferentes;
4- Os belos maltrapilhos;
5- Os com narizes muito finos;
6- Os com narizes muito largos;
7- Os com narizes normais onde reinam narizes grandes ou pequenos;
8- Os magros;
9- Os gordos;
10- Os sem cabelo;
11- Os com cabeleiras;
12- Os muito bem vestidos;
13- Os vestidos de farrapos;
14- Os tímidos;
15- Os extrovertidos;
16- Os trabalhadores;
17- Os sonhadores;
18- Os esperançosos;
19- Os realistas;
20- Os que amam e não são amados;
21- Os que são amados e não amam;
22- Os que gostam de cantar;
23- Os que preferem ouvir;
24- Os que vivem para trabalhar;
25- Os que trabalham para viver e etc.
Como já antes dito, mas que aqui ainda faz-se necessário redizer, diferente de fato não é quem, nem tampouco aquele que, movido por um objetivo ou desejo qualquer, pretende ou pretenda sê-lo. Isto é, frise-se:
"Aquele que pretende ser diferente é apenas o imitador de um ser diferente, mas nunca um ser diferente de fato." (Artur da távola)
II - CONCLUSÕES
Existem muitas formas de desumanização e, uma delas, talvez a mais crucial, seja aquela que está sistematizada no desrespeito às diferenças, na medida em que esse desrespeito - no sentido micro - leva o indivíduo para longe da sua capacidade de coexistir e, consequentemente, para longe da possibilidade de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento pessoal; no sentido macro, leva a sociedade para xenofobismos, nacionalismos exacerbados, genocidismos, biocidismos, apartheids, exclusão socioeconômica e para formas unilaterais e ortodoxas de ver o mundo, culminando em guerras, conflitos armados, ódio e posições políticas e/ou religiosas radicais.
Todavia, não se pode e não se deve perder a esperança, ainda que, para muitos, ela, a busca pelo respeito às diferenças soe apenas como sendo mais uma grande utopia. Ou seja, é preciso que ainda se acredite que o homem pode qualitativamente transformar-se. É preciso que se acredite que, como nos diria Nietzsche, "o homem pode e precisa ser superado".
Era apenas mais um dia comum para maioria das pessoas,entretanto,para mim era o momento em que mais esperava.Finalmente depois de conflitos, brigas e amor. Apenas o amor sincero puro como ''olhar de uma criança''.
Dia 28 de agosto de 2014 completaríamos dois anos e para meus olhos seria tudo perfeito, ao menos o detalhe o qual percebi um dia antes. A carta, as declaração escritas por ela teriam sumido.
-Eu não acreditava!
Revirei meu guarda-roupa,botei minha casa de cabeça para abaixo com receio de meus pais terem pego. E o meu maior medo aconteceu.
Logo notaram o sumiço das malditas cartas cujo guardava com tanto zelo, foram por água a baixo. Minha mãe tratou de me encurralar e jogar as cartas na mesa, me deixando aflita,com medo e suas únicas palavras eram apenas de apelo, ameças com o intuito de acabar o relacionamento da pessoa em que mais me fez bem. Por qual razão isto aconteceu logo agora, logo agora que pensei que teríamos um futuro.
Há alternativas na vida que você pode escolher enfrentar uma chance de ser feliz ou se arrepender o resto dela por não ter escolhido a felicidade.
De acordo com o tempo, uma hora devemos olhar nos olhos do que mais tememos e decidirmos se vale a pena todo sofrimento que a vida nos impõe. Por algum motivo, todas as lágrimas que ousaram escorrer dos meus olhos sabiam que a qualquer instante o brilho e a emoção deles voltariam. Quando aqueles olhos cor de mel tivessem o desplante de me olhar.
Vivem dizendo por aí que "amor de verdade não falha", não acredite, o amor falha sim. O amor não é perfeito. As pessoas que se ama não são perfeitas. Não vai surgir um sapo virando príncipe encantado, e nem o homem perfeito chegando em um cavalo branco. Não vai ser nadinha do que as histórias ou os filmes retratam. Não vai ser um conto de fadas, vai ser a realidade. E a realidade é que o amor falha, ele não é perfeito. O amor tem seus altos e baixos, seus prós e contras. Não vai ser sempre fácil. Na verdade, nunca vai ser fácil. Vai precisar de muito esforço, muita dedicação, muita paciência. Vai precisar haver perdão, consideração, união. Haverão momentos em que a vontade de desistir vai ser maior, mas no meio de um desses momentos você se lembrará de todos os momentos bons que já tiveram até ali e se lembrará do principal motivo porque você ainda está ali. Você ainda permanece ali porque sabe que os momentos ruins, assim como os bons, são normais, são fases, passam. Você ainda está ali porque sabe que vale a pena. Porque você sabe que um amor assim não se encontra fácil durante a vida, e sabe também que por um amor, por um bom amor, sempre vale a pena.
O universo proporciona tudo que sou. Quando olho para cima, percebo o quanto sou grande porque não sou parte dele, eu sou ele.
Sei que não vai ser a mesma coisa. Sei que não vai ter mais o seu sorriso, mas ainda vão ter sorrisos. Sei que não vai ter mais o seu abraço, mas ainda vão ter abraços. Sei que não vai ter mais o seu amor, mas ainda assim, de alguma forma, vai ter amor. Sei muito bem que o que houve entre a gente foi único. Um sentimento, uma intensidade que não tem como explicar, mas passou. Não foi feito para durar. Nós não fomos feitos para durar. Não tínhamos como dar certo. Tentamos? Tentamos demais! Várias vezes e de várias formas, mas não adianta ficar empurrando com a barriga algo que é inevitável: tudo tem seu limite, tudo tem seu fim. Chegamos ao ponto de explodir esse limite, mas ambos percebemos que não valia a pena. Não valia a pena jogar para o alto os bons momentos que tivemos, tudo o que passamos foi muito maior que qualquer briga, por qualquer motivo. Mas nosso limite chegou, não tem como mais ultrapassar. Não tem mais como disfarçar, não tem mais como engolir, chegou a nossa hora. Não dá mais para fingir que está tudo bem, não está! Está tudo errado, estamos em uma ilusão. Não vamos viver felizes para sempre e não vamos estar juntos até que a morte nos separe, nós dois não fomos feitos para essas coisas, não fomos feitos um para o outro. Fomos feitos para nos apaixonarmos e aproveitarmos tudo de bom que uma boa paixão tem para oferecer, mas não fomos feitos para o verdadeiro amor. Somos muito iguais para dar certo, e para dar certo é preciso ter uma pequena diferença, uma pequena oposição para tudo não ficar sem graça. Fomos aquela paixão única que acontece pouquíssimas vezes na vida, aquela paixão que a gente luta de todas as formas para tornar-se um grande amor, mas não torna-se, não é um grande amor, é uma pena! Mas não é. Nós demos certo, por pouco tempo, aliás, no nosso tempo, mas demos certo. Ambos sabemos que já não tem mais futuro, é de partir o coração, mas é preciso aceitar. Grandes paixões nem sempre se tornam grandes amores.
Ler
Voar como pássaro, sem asa.
Viver abrigado, sem casa.
Manter o fogo, sem brasa.
Mergulhar fundo, mesmo rasa.
Viajar de foguete, sem a NASA.
Ter um discurso que embasa.
Uma mente que expande e extravasa.
Para voltar para o Mundo Racional, todos tem que passar a se conhecer, para saber como deixar de ser como e, sofredor e mortal.
Eu e a minha velha mania de acreditar que é possível que as pessoas mudem. Sim, as pessoas mudam. Mudam conceitos. O jeito de ser. A maneira de viver. A questão é que eu sempre penso que todo mundo merece mais uma chance, mais uma oportunidade, mas o mundo não é assim, – ah, só mais uma vez, só mais uma chance – as pessoas não são assim. Algumas pessoas não são dignas para que você espere tal mudança, – quando você não tem o esperado, você se conforma – mas mesmo assim eu insisto nessa tal mudança. O meu coração ainda continua de papel, sim, é possível escrever, escrever, escrever e escrever, sim, é possível apagar, apagar, apagar e apagar. Um probleminha: quando se escreve e depois apaga o que foi escrito, o coração, que antes era de papel, não continua mais o mesmo. O coração de antes que era composto apenas de matéria-prima, de material puro, aos poucos, vai se tornando um lixo, ou melhor, um papel reciclável. Um papel que agora carrega as mazelas de outrora, experiências, aprendizado e o melhor de tudo: carrega um sentimento diferente, muito diferente. Há um processo doloroso, muito doloroso, para que esse papel se torne reciclável, – comparo até como um grão de areia ao incomodar uma ostra antes de virar uma pérola – existe a insistência, a persistência, uma luz no fim do túnel de que tudo irá ocorrer e acontecer como desejas, quando você se depara com a vida real, com a realidade, você acorda de um sonho que nunca existiu. Um sonho que você simplesmente sonhou sozinho, tentou e insistiu em sonhar. Um sonho que você projetou, idealizou, planejou, e, o inesperado acontece: o projeto falha. Falha não por ter falhas no projeto, mas sim quando você acorda e percebe que não dá para continuar com a construção desse projeto. E quando começa a aparecer falhas no projeto, é sinal de que nada vai bem. As falhas começam com pequenas lacunas, trincas e rachaduras. Quando você se depara, o projeto falha, foi por água abaixo, desmoronou. O coração de papel – que é o engenheiro – não consegue fazer e idealizar um projeto sozinho, é preciso que haja outros papeis. Sendo assim, o livro será composto por várias páginas, cada página reservada para um sentimento novo, para um momento novo e para a pessoa. Mas o bom de tudo é que sempre irá existir páginas em branco neste livro, assim, é possível reescrever ou simplesmente escrever e começar um novo projeto, uma nova etapa, um novo capítulo, uma nova história. O meu coração é de papel, sim, ele é de papel. Escreva-o!
É só mais um fim de semana chegando para te fazer lembrar que ela não vai mais voltar. É só mais um fim de semana chegando para te fazer lembrar de todas a oportunidades que você teve de fazê-la permanecer ao teu lado, mas preferiu pisar na bola com ela. É só mais um fim de semana chegando para te fazer lembrar do sorriso lindo que ela tinha quando estava com você, mas você nunca reparava não é mesmo? Do mesmo jeito que você nunca reparava quando ela fazia questão de se arrumar só para você, na tentativa de fazer você perceber que tinha uma garota linda ao seu lado, mas você bobo demais, nem a notava. É uma pena, ela tinha tanto amor para te dar! Cá entre nós todo o amor que ela tinha naquela época era só para você. Ela não se importava com mais ninguém, para ela era você e só você. Todos os olhares dela eram para você, todos os sorrisos sinceros dela eram para você, todo o amor que ela tinha, era por você. É realmente uma pena que você tenha desperdiçado tanto tempo e tanto amor de uma pessoa que só te fazia bem, que só te queria bem. É só mais um final de semana chegando, e quando você acordar na manhã de domingo, novamente a primeira coisa que vai pensar é: “ela não vai estar comigo hoje, de novo’’. Você vai relembrar todas as vezes que ela te pediu um pouco mais de atenção, um pouco mais de carinho, e vai bater um aperto enorme no teu peito por você não ter se esforçado nem um pouquinho por ela. Você vai olhar de hora em hora no seu celular, com esperança de ter alguma mensagem dela, mas no fundo você sabe que não vai ter. Você reclamava de tanta cobrança, de tantas mensagens por dia, de tantas ligações. Você achava que ela era chata, hoje você percebe que ela apenas se importava e você ignorou todos os sinais dela. E você que antes reclamava dela te ligando toda hora, hoje daria qualquer coisa para escutar a voz dela mais uma vez. Ela te amava com todo o seu coração. E sabe a única coisa que ela queria? Que você a amasse também. Ela vinha esperando há muito tempo por alguém como você, que pudesse ser especial e fazer a diferença na vida. E ela te encontrou. Mas ela não teve tanta sorte assim, você não a amou como ela o amou, não enquanto ela ainda estava com você. E agora que você a ama como ela te amava, ela não está mais aqui, e você sabe que ela não vai voltar. Você vai procurar em outras pessoas o que só ela tinha. Você vai sair pra uma festa, curtir com qualquer garota bonita, mas do que adianta? Não vai ser aquela garota que vai te amar do jeito que ela te amava. Você vai continuar tentando achar alguém igual a ela, para suprir a falta que ela faz na sua vida, mas não vai conseguir. Ela é insubstituível. Você tinha ela para você, você tinha a garota que mais te amava ao seu lado. Era ela que insistia que ia dar certo o relacionamento de vocês dois, apesar de todas as brigas, de todos os desentendimentos. Mas e agora? Ela foi embora e você ficou aí. Você vai passar mais um final de semana lembrando de tudo o que já passou. Vai lembrar do abraço dela, do cheiro dela, da voz dela. Você vai tentar dormir e não vai conseguir, vai ficar pensando em tudo o que ela te falava, nas palavras de amor que só ela te dizia, nos carinhos que só ela te dava, na atenção que era exclusivamente pra você. E agora? Agora você vai parar e pensar: “eu perdi a garota que me amava’’. Ela te amava, e você ainda ama ela, você só se deu conta tarde demais.
- Relacionados
- 78 frases sobre livros para celebrar seu amor pela leitura
- Frases curtas sobre leitura para quem é apaixonado por ler
- Frases de Motivação
- Poemas sobre leitura
- Frases do livro O Pequeno Príncipe
- 29 frases de dedicatória de livros para dar de presente
- Frases do livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen