Livro

Cerca de 10308 frases e pensamentos: Livro

"⁠se não podemos julgar um livro pelo capa então porque julgar um ser humano com base na cor de sua pele?"

Inserida por DeidianeAlves

⁠Muitos são hipócritas, na teoria pauta sua vida no livro sagrado. Mas, na vida prática fazem tudo ao contrário das escrituras sagradas.

Inserida por DamiaoMaximino

⁠O livro era velho
Meu coração é novo
Eu viro a página
Um capítulo novo
Eu me encho
como bexiga
De sabedoria
Ler me transforma
Em uma nova menina

Inserida por Larissaloraschi

⁠SERÁ QUE SÓ VC NÃO VÊ?
No livro Ensaio sobre a cegueira, escrito pelo português José Saramago, uma pandemia aflige o mundo. De repente, todos perdem a visão. Sofrem uma cegueira branca. No começo, parecia que as pessoas iriam se ajudar, ser solidárias, melhores. No entanto, os problemas da sociedade logo ressurgem e são potencializados, já que ninguém “enxerga” a mudança necessária para o bem coletivo. Com essa cegueira moral, o instinto de sobrevivência prevalece, sobrepuja a razão, o ódio subjuga sentimentos altruístas. Impera o egoísmo, enfim.
A palavra instinto nunca foi tão presente na contemporaneidade.
Analogamente à obra literária, vivemos também uma pandemia, só que da Covid-19 em franca mutação. Quando ela começou muitos gestos maravilhosos aconteceram. Alguns foram divulgados nas mídias sociais. As pessoas pareciam que aprenderiam alguma lição sobre fraternidade e comunhão. Todo dia, às 18h, um vizinho ancião tocava a Ave Maria em sua flauta doce, da sacada da janela. Ao término, todos os vizinhos aplaudiam de suas janelas.
Até então não havia vacina, nós éramos a cura.
Com o tempo, a cegueira moral se abateu sobre muitos. Indivíduos sem máscara. Outros em aglomerações. Uns tantos negando a pandemia. Outrem oferecendo pseudofármacos. Dois médicos, renomados, minimizavam a gravidade do patógeno e vieram a óbito por causa dele. E tudo isso envolto em informações, contrainformações, falsas informações. Enfim, uma cegueira moral despencou sobre nós. A nossa cegueira branca.
Mas aí chegou a vacina. De vários grupos científicos. A britânica Oxford-AstraZeneca, a estadunidense Moderna, a germano-estadunidense Pfizer BioNTech, a russa Gamaleya Sputnik V, a sino-brasileira CoronaVac. Infelizmente, o imunizador – não importa qual – poderá a longo prazo reduzir os efeitos dessa silenciosa e sufocante enfermidade viral, contudo a corrupção humana ainda levará tempo longínquo para ser publicizada como a mais letal e senecta doença entre os humanos.
Autoridades que deveriam dar o exemplo nesse momento tão triste da história do homo sapiens furam a fila do imunizante para se beneficiarem, como se fossem capitães de um navio a fugir no primeiro bote salva-vidas. No nordeste brasileiro, os prefeitos de Antas(BA), Candiba(BA), Itabi(SE), Guaribas(PI) adotaram a máxima: “Farinha pouca, meu CoronaVac primeiro”. Além deles, há vários... filhos e filhas de sicrano, queridinhos de beltrano, os amores de fulano.
Eis que o norte do Brasil se asfixia e tenta clamar por socorro. Na Bíblia, há o livro de Salmos cujo capítulo 42, no versículo 7, traz a mensagem “Abyssus abyssum invocat”, ou seja, um abismo chama o outro. No norte do país, os estados do Amazonas (Falta de oxigênio em Manaus), Amapá (apagão e colapso dos hospitais) e Rondônia (falta de leitos e médicos) mostram o extremo a que podem chegar as más gestões e desvios de verba em solo pátrio.
Enquanto isso, na fantástica terra do leite condensado, o mandatário da nação vai a uma churrascaria na companhia da matilha política, além de artistas, como Naiara Azevedo, Amado Batista e Sorocaba. De mórbida praxe, ao final, o mascarado presidente sem máscara deleita-se em selfies e aglomerações contagiantes...
No livro Ensaio sobre cegueira, aos poucos, a cegueira branca se foi. Abriu-se uma perspectiva de o mundo ser um lugar melhor, no qual as pessoas agora percebam que quando enxergavam eram cegas de amor. E, como se o universo ou Deus, permitisse uma segunda chance, o homem então mais racional poderia compreender finalmente a relevância das emoções, principalmente aquelas que nos fazem querer abraçar o outro em qualquer sentido benevolente da palavra.
O Brasil anseia por um final tal qual o da ficção. Todavia, na catarata dos sonhos, está tudo branco ainda, ainda está tudo escuro, então.

Inserida por ProfessorLuisAlberto

⁠Quem passou pela vida sem nunca ter lido um livro, ou se injustiçou ou foi injustiçado.

Inserida por brunocmacedo21

"Não importa para onde você vá, leve sempre um livro com você."

Inserida por PoesiaComChocolate

Um livro é a magia oculta entre palavras, que encanta nossa alma.

Inserida por juliana_duarte

Nada como ter coragem e estar preparado para virar mais uma página do livro da sua vida e sentir a empolgação de iniciar um novo capítulo de esperança em dias melhores.

Inserida por carlos_alberto_hang

Escrevo-me. Livro-me.

Inserida por MarciaDavid

1990, uma escola em São Bernardo do Campo, e a minha primeira professora, Ester. Ela me deu um livro, "A loja da dona raposa". Tenho ainda o livro, e a dedicatória que ela escreveu. "Everton, só se aprende a ler, lendo, a escrever, escrevendo, e a amar, amando". O tempo passa e guardo as sabedorias que me ensinaram. Nem sei se ela ainda vive, se ainda é professora, mas sei que ela me ensinou algo relevante.

Inserida por EvertonArieiro

O mesmo livro que desagrada um, serve de inspiração para outro

Inserida por LJordao

Namoro com um livro.

Namoro com um livro, e quantos livros eu namorei? Ainda não sei, não contei tais temas, mas, vi que nenhum tinha tantas páginas para serem lidas ou para apenas descobrir como as dela. Sentei com os olhos, focando nos detalhes daquela genuína obra, que não sabia se seria romance, suspense, aventura, terror ou comédia, digo que li o prólogo e nossa! sensacional. Todo livro tem algumas manchas de café, cheiro próprio, páginas entediantes, mas aquele livro, bem, dizem que não podemos julgar o livro pela capa, eu não a julguei, apenas devorei. Algumas vezes tenho a leve sensação de esquecimento, somente para ouvir mais uma vez aquele capítulo tão gostoso, naquela bela voz. Quase não tenho xícaras para derramar cafés. Contenho meu faro todas as vezes que me aproximo da obra ( E que obra!) Dobrei algumas folhas por erros de um leitor iniciante, nunca tinha tocado um livro antes, não daquela qualidade. Capa dura, com as folhas moles, bem do jeito que eu nem imaginava que gostaria. Juro que prometi não me apegar, seria uma leitura curta, acabou sendo um livro de edições. Leio seus olhos, e vejo as críticas ao mundo tão fatídico, olho novamente vejo as confusões, a beleza, pensamento, o estresse, a leveza na curva sinuosa dos lábios, o prender das páginas uma nas outras. É uma coisa incrível, não precisei de sugestões para saber o quão grande fonte de conhecimentos eu teria em minhas mãos, e se eu te contar você não vai acreditar! Meu livro, que nem era meu, voava. Não parece ser verdade, mas um livro que não está abandonado, e não possui dono, e tão completo. O livro sem palavras me calava com sua língua que ainda não era estrangeira, mas sabia todo o dicionário do meu português.

Inserida por WesleyNabuco

MONOTONIA

Eu ligo a TV e o tédio invade a sala,

Eu abro um livro e a amargura exala das páginas.

Eu ouço música e a solidão de não ter um par para dançar me apavora.

Tudo que resta são noites de angústia sem fim,

Sofrendo sozinha,

Calada e contida.

É possível ser só na multidão?

É possível ser triste na alegria?

Acordo sem querer acordar,

A luz do dia já não me traz alegria,

Queria ficar no escuro em meio à apatia e ali fazer minha moradia.

Dormir e morrer,

Morrer e dormir

Qual a diferença?

Se já morri a mil vidas atrás.

Inserida por josielma_ramos

Então, eu digo a você, que está lendo este livro, lembre-se: nunca desista. Você pode sobreviver e realizar seus sonhos.

Inserida por pensador

⁠Mesmo você sendo o pior trecho de algumas páginas do meu livro, ele ainda continuará sendo de vitórias e superações (...).

Inserida por MayconHalss

⁠.Páginas rasgadas

A tinta derramada
de um livro destruído
dos versos esboçados
ao parágrafo esquecido.

Das histórias de romance
que retratavam o amor
com distúrbios emocionais
surgem histórias de terror.

Os contos incontáveis
que escondem algo ruim
as memórias imensuráveis
que parecem não ter fim.

Inserida por HiddenR0D

⁠Somos autores de um livro chamado vida.
Cada página carrega consigo histórias, lembranças, marcas de um tempo que não volta mais.

Inserida por OMUNDODAMIH

⁠"Cada um de nós, mesmo você que clama a inocência de estar apenas lendo este livro, é um assassino. Pode não ter matado ainda. Pode não vir a matar jamais. Mas é um assassino."

("Eu matei JK". Editora Pandectas)

Inserida por jose_da_lapa

⁠No livro da Vida podemos escrever coisas que não compreendemos de imediato, ⁠portanto usamos de uma lentes de perspectiva.
-Mas as opções são infinitas e nos deixa desnorteados!

Inserida por Nosfera

⁠Que aquele que rouba livros ou não devolve livros emprestados tenha o livro em sua mão transformado numa serpente voraz. Que ele sofra um ataque apoplético que paralise todos os seus membros. Que, aos gritos e gemidos, implore por piedade, e seu tormento não seja mitigado até que entre em estado de putrefação. Que as traças corroam suas entranhas como o verme que nunca morre. E que no dia do juízo final seja condenado a arder para sempre no fogo do inferno.

Inscrição na Biblioteca do Mosteiro de São Pedro
FUNKE, Cornelia. Coração de Tinta. São Paulo: Cia das Letras, 2006.
Inserida por OliveiraYves