Livro
Ao ler um livro, o leitor descobrirá a verdadeira essência poética enraizada nas veias de quem o escreveu, despertando assim, a poesia esquecida nas veias de quem está nesta viagem.
Não me julgue pela capa... sou um livro rústico. No que se refere a caráter, minhas páginas têm conteúdo. É só prestar atenção no sentido de cada frase... neste livro que é a minha vida... não tem nada a esconder... as histórias são reais. Se gostar do livro, leia... se não gostar não abra. Quem julga pelas aparências corre o risco de nunca conhecer o seu interior...
O livro só foi vendido.
Porque em todas as folhas, tinha o melhor perfume.
E. Mas aquele livro realmente só deve ter sido vendido.
Porque em todas as folhas, tinha o seu nome.
Ela era a poesia
que eu escrevia
noite e dia,
até o dia em que virou
livro.
Venho lendo
esse livro faz um tempo,
mas logo tenho
que escrever
sobre outra história.
A cada amor
um nova história
para contar.
A cada novo amor
uma nova história
para escrever.
A cada antigo
amor um livro
para se fechar.
O CONCEITO DE DEUS EM BARUCH SPINOZA
No “Livro I da Ética e no Tratado sobre a Religião e o Estado”, o filósofo holandês Baruch Spinoza delineia a sua concepção de um Deus despersonalizado e geométrico, contrária a todas as formas de se conceber Deus como uma espécie de entidade, oculta e transcendente, que age conforme os seus desígnios e a sua vontade suprema. De uma teoria que não compartilha da ideia de um Deus autocrático, que controla a tudo e a todos, e que se refugia em algum ponto distante da abóbada celeste — segundo a crença comumente aceita e bastante difundida, sobretudo entre os povos e as civilizações de origem indo-europeia. Motivo pelo qual, o filósofo Spinoza expôs, assim, em sua obra, a sua definição — considerada por ele a mais adequada —, de Deus, em contraposição a todas as doutrinas e dogmas religiosos até então existentes. E é Spinoza quem diz que as massas “supõem, mesmo, que Deus esteja inativo desde que a natureza aja em sua ordem costumeira; e vice-versa, que o poder da natureza, e as causas naturais, ficam inativas desde que Deus esteja agindo; assim, elas imaginam dois poderes distintos um do outro, o poder de Deus e o poder da natureza”. Spinoza ainda nos faz o alerta para o fato de que: “Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que este lhe prestasse culto. (…) [Isto acontece porque toda] gente nasce ignorante das causas das coisas e que todos desejam alcançar o que lhes é útil e de que são cônscios”. Com efeito, a crença de Spinoza era em um Deus baseado no seguinte princípio: Deus e Natureza são a mesma coisa — Deus sive Natura (Deus ou Natureza).
No pensamento de Spinoza há, ainda, três conceitos considerados básicos e fundamentais, que representam o cerne de suas ideias referentes a Deus, quais sejam: os de substância, de atributo e de modo. Por modo podemos facilmente definir como sendo tudo aquilo que existe ou que pode e venha a existir, e que assume uma forma característica qualquer; ou melhor, que tenha um formato mesmo que transitório da realidade. É o caso, por exemplo, de inúmeros fenômenos e de situações as mais variadas, presentes em nosso cotidiano; de cada um de nós como indivíduos, e do grupo ou da espécie ao qual pertencemos; de nossos corpos e pensamentos; e etc. Em suma, de todas aquelas coisas que se manifestam e se apresentam de diferentes maneiras; de tudo aquilo que denota uma infinidade de aspectos e de particularidades desse nosso mundo.
No que tange à substância, para o referido filósofo, ela é o eixo e o esteio por onde a vida se espraia; é o que estrutura a existência de todos os eventos e acontecimentos. Em poucas palavras, é o que constitui a essência mesma do real.
E, para completar, o que se chama aqui de atributo nada mais é do que aquilo que se traduz como qualidade essencial que compõe o ser da substância. Por esse ângulo, entende-se que pensamento e extensão são manifestações e atributos provenientes da substância divina, da mesma forma que extensão refere-se à essência da materialidade e o pensamento relaciona-se à essência da inteligibilidade.
Na conceituação de Spinoza, a substância (essência e natureza que é Deus) somente pode ser entendida no tocante a dois aspectos: “natura naturans”, que significa o status criativo da natureza, funcionando como um élan vital, que produz a vida e é extremamente ativa nesse processo, enquanto força fundacional que instaura e regula a dinâmica da natureza. De outra feita, está o que ele denomina de “natura naturata”, que é apenas o resultado dessa criação, o lado passivo dessa mecânica, que é o que já foi criado e construído em termos de natureza: formas externas variadas como montanhas, vales, vegetações, ventos, águas, florestas, entre outras. Nessa perspectiva, pode-se dizer que a “natura naturans”, e não a natureza material e compassiva (“natura naturata”, o mundo strito sensu), é idêntica a Deus e se confunde à Sua essência e substância.
Portanto, Spinoza, em sua explanação, entende Deus como sendo a base de sustentação e a condição subjacente da realidade como um todo. Um Deus imbuído da mais clara evidência e certeza racional, que se auto-constitui como sendo a causa de si e de todas as coisas; que se move em função de uma necessidade que lhe é intrínseca e gerada de sua própria essência, a rigor: por meio de processos mecânico-causais e de leis invariáveis, responsáveis pelo total funcionamento e ordenamento do mundo.
Assim, como nos indica o próprio Baruch Spinoza: “Tenho uma concepção de Deus e da natureza totalmente diferente da que costumam ter os cristãos mais recentes, pois afirmo que Deus é a causa imanente, e não externa, de todas as coisas. Eu digo: Tudo está em Deus; tudo vive e se movimenta em Deus”. E acrescenta, dizendo: “Por ajuda de Deus, entendo a fixa e imutável ordem da natureza, ou a cadeia de eventos naturais. (…) A partir da infinita natureza de Deus, todas as coisas (…) decorrem dessa mesma necessidade, e da mesma maneira, que decorre da natureza de um triângulo, de eternidade a eternidade, que seus três ângulos são iguais a dois ângulos retos”.
Não sou um livro e não quero que ninguém sabe de toda minha historia,
Já tive medo de coisas que me envergonho agora,
O escuro sempre me assombrou porque não sei o que nele me aguarda,
Não me leve a mal se não me entender,
Mas eu não lhe deixo o direito de me julgar,
Existe memórias dentro de mim que nunca vão se apagar,
Tenho fracassos nos meus traços,
Mas tenho fé em meu sangue.
O ser humano é como o paginar de um livro. O enredo da sua história pode mudar no capítulo seguinte, em qualquer fase da vida.
A vida espiritual é como um livro de infinitos capítulos. A cada vivência como encarnados ou desencarnados, estamos escrevendo o enredo da nossa biografia, no espaço de tempo da imortalidade nos concedida por Deus.
A ampulheta da vida corre...
Pois o livro já está escrito...
Mas não sabemos qual o final...
O que sei é que incessantemente...
Tenho tentado mudar coisas...
Mas sem êxito...
Numa esperança que é só minha neste plano...
Sinto o pesar do lógico me gritando aos quatro cantos...
Que é uma coisa sem muita esperança...
Pois os afins são afins...
E está é a maior explicação...
Para está triste questão...
A vida é o melhor livro aberto diante dos teus olhos. Lê-a as pessoas, suas emoções, suas necessidades, sua beleza, sua harmonia, seus defeitos, sua grandiosidade, seus dons. A vida é fantástica aos olhos de quem a lê no tempo certo.
Quando abro um livro vejo um Reino Dos Desejos com principes e princesa , bruxas e magos a viajar
para que a vida os deixe levar .
Viver a vida com sonhos e realizaçaoes , com a vida para se encontrar
o seu lugar , saber com quem posso contar , A vida e doce e trouxe para voce o livro do conto .
Fechar os olhos e ver que tem muito para se viver , depois de meia - noite trouxe um novo dia para se viver e um
novo capitulo para se escrever .
Quando acordo , abro os olhos relembro que minha mae me contava historias por acaso .
A vida e para se viver temos que aproveitar porque que voce ama um dia morrera e voce sofrera ...
...se o amor é um livro vou queimar pois foi mau editado,
escrito em falso te amor e com declarações bizarras, sorrisos
oh, tristeza imunda depois de tudo um cigarro vai bem
como num bordel uma bebida e uma noite passada,
doce felicidade a noite terminou e a vida continua.
no terror dos corações noites intermináveis,
como desprezo o frio sempre tem suas recompensas
o silencio afio até notar que noite é uma criança levada,
o bordel se torna um lugar de bela companhias,
mais gole e frio passa e tudo que quer escultar
e refrão de uma musica ao fundo,
palavras jogadas fora e ainda a noite nunca tem fim...
falsos poetas e cantores embriagados,
ditares sem países para governas,
num planeta de loucuras ainda tem um fim,
mesmo cansado de tanta lorota dou risada
quando vamos dormir diante tanta propaganda..
HOJE quero :
Aflorar os mares dos meus sentidos
ler um bom livro
deitar na cama
ou talvez pisar na grama
com os olhos fitos em céus de calma .
Um sol, um ar, um mar ,um mistério , um versejar ...
Hoje acordei a fim de me esbaldar em meu caber
Transitar em cantos e encontros profundos
Ser e não ter
Pulsar calma e re-pousar minhas asas sem pressa
dentro de mim
sem rédeas , sem gaiolas , sem ninguém a me incomodar.
Hoje quero todos os cais de solidão a me inclinar
embalar nuvens em estórias sem fim
conversar com os colibris
com as andorinhas
com os pintassilgos
com as borboletas
com as joaninhas dos meus pensamentos
Ver a paisagem do meu quarto
sorrindo flores pra mim .
Hoje quero minha viola escorada para os
quintais dos meus alentos, encantos e cantando :
Ainda que fujas dos teus infinitos e medos.
Tens sonhos prematuros com a cor dos girassóis dentro ti
Aflore-os
Viva-os
Sinta-os
Respire-os
Há jardins
Há jasmins
Há Afins
flutuando em teus olhos muito
antes da tristeza nascer
em ti .
Minha vida da de escrever um livro e ao mesmo tempo é um livro aberto, não tenho vergonha e nem orgulho do que ja passei nessa vida.
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