Livre Arbítrio
Não posso dizer que sou razão, mas também não sou emoção. Também não as possuo em equilíbrio. Às vezes, a razão toma conta quando deveria a emoção prevalecer. Por outras, a emoção fala mais alto, e, no entanto a razão levaria mais pontos na escolha.
Ah a vida... Se soubéssemos sempre a melhor escolha! Se tivéssemos manual de instruções onde poderíamos consultar em momentos de dúvidas, mas não, nascemos para escrever o nosso próprio manual. Somos lote piloto de nós mesmos e devemos aprender com os erros e consertá-los para não haver reincidência.
Possuímos o livre arbítrio nas nossas escolhas!
Não há errado e nem certo, apenas pontos de vista diferentes, escolhas diferentes!
Deus é o único ser livre, pois Ele conhece todas as coisas e pode fazer todas as coisas. Nós somos seres dependentes, pois não conhecemos todas as coisas e não podemos fazer todas as coisas.
As nossas escolhas são limitadas pelo nosso conhecimento finito e pela nossa vontade falível. As escolhas de Deus são ilimitadas pelo seu conhecimento infinito e pela sua vontade perfeita.
Nós não temos o controle sobre as nossas circunstâncias, pois elas são determinadas por fatores que nos escapam. Deus tem o controle sobre todas as circunstâncias, pois Ele é o criador e o sustentador de todas as coisas.
Tudo volta para você! Se agradecer, terá fatos e coisas para agradecer. Se reclamar, terá fatos e coisas para reclamar e assim por diante. Você quem diz o que vai atrair para sua vida de acordo com a sua vibração.
GRATIDÃO por TUDO, muda TUDO! Quando você agradece por tudo, você transforma o sentimento negativo em positivo, e com isso, passa a atrair coisas positivas para sua vida.
Não confunda,
vontade de DEUS,
com permissão de DEUS.
A vontade de DEUS
é fazer na Terra o que ELE faz nos Céus,
mas DEUS permite o livre arbítrio
da humanidade aqui na Terra!
"Aqueles que confiam cegamente no destino estão fadados a serem conduzidos pelos caprichos do acaso, enquanto aqueles que acreditam em si mesmos são os arquitetos de seu próprio destino."
A Tríade da influência na construção da identidade de uma pessoa é:
1- A genética (natureza, personalidade)
2- Criação (Ensinamentos recebidos)
3- Escolhas pessoais
A liberdade não é o estado de ausência de leis ou de regras, mas é, em sua essência, resultado natural dessas últimas, que não permitem aos homens ferirem a concepção e os direitos divinos da raça humana; a vida e a própria liberdade.
O QUE DISTINGUE O HOMEM DOS OUTROS ANIMAIS?
O que distingue o Homem dos outros Animais é fundamentalmente o seu livre-arbítrio ou o seu poder de construir nova consciência e viver nova realidade responsabilizando-se pelas consequências!
A minha vida está na mão de Deus, foi ele que me deu o 🎮 para movimentar o corpo;
LIVRE-ARBÍTRIO ⚖️
"O ambiente pode até ser um potencial influenciador, más a decisão final é sua. Isso é livre arbítrio"
Deus nos deu a vida na esperança de que reconheceríamos nossos erros, nos arrependeríamos e, voluntariamente, optaríamos por nos tornarmos seres humanos melhores.
O Deus Criador, ao criar o ser humano e dar-lhe como habitação um lindo jardim, dizendo-lhe claramente que poderia comer livremente de todas as árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mau, explicando que se dela comesse certamente morreria, estabeleceu de forma clara e objetiva o princípio do livre arbítrio, da liberdade. Deus não usou de subterfúgios, de mensagens ocultas, ou mesmo de enganos. Assim, a obediência do ser humano se daria por meio de uma escolha consciente e não por indução, engano e imposição. Para que sejamos verdadeiramente livres em nossa maneira de viver, precisamos tanto de um discurso verdadeiro, que apresente as diferentes opções de escolhas com suas reais consequências, quanto do real direito de escolher. Não há liberdade e nem democracia quando somos induzidos a fazer certas escolhas motivadas por promessas de um mundo perfeito, qual o jardim do Éden, quando na verdade se trata de um discurso falso, com o propósito de enganar e dominar, que resulta em afastamento do Criador e do perfeito jardim com o qual nos presenteou. Onde há a verdade, há deleite. Onde há a mentira, há vergonha, inimizade, maldição, escravidão, dominação, perseguição, sofrimento e morte!
Eu tive dezenas de exemplos ruins na minha vida. Porém, bastou um exemplo bom para que eu desejasse ser uma pessoa melhor.
Isso se chama "livre-arbítrio".
Sem desculpas, sem justificativas, sem vitimismo e sem mentiras.
Não jogue fora esse presente de Deus!
Se não existisse a responsabilidade, eu não seria responsável pelas coisas que não fiz quando devia fazer.
"Sabendo que não podemos intuir a bondade de Deus, me atrevo a dizer que ele deu o livre arbítrio até ao coisa ruim."
20/12/2020
O Jovem Rico e o Calvinismo
"E Jesus, olhando para ele, o AMOU e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades." (Mc 10:21-22).
Se existe a graça irresistível, então o jovem rico não deveria resistir ao AMOR de Cristo (ηγαπησεν = amou de ἀγαπάν = amor ativo e sem interesse)! A graça irresistível cai por terra aqui; logo, a eleição incondicional e a expiação limitada também!
Segundo o calvinismo a graça é irresistível, o homem não pode contrapor a graça ofertada, desse modo asseveram que o homem não pode resistir a Deus, mas como podemos verificar no texto, fica claro a rejeição do jovem rico a oferta de Jesus; então só podemos chegar a uma conclusão:
A) Ou Cristo fez uma oferta falsa;
B) Ou Cristo não quis usar a graça irresistível;
C) Ou nesse confronto o jovem se tornou soberano;
D) Ou o evangelista Marcos errou na narrativa;
D) Ou a graça pode ser resistida e Deus não deixa de ser soberano!
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.