Literatura epigrafes
Se não sabes o que vês, não sabes o que ouves e não sabes o que sentes, jamais saberás o que escreves. Isto é literatura.
Hoje
Hoje o dia chora
Não há metáfora
Não chove
Há um vapor
Um suor
Um choro
Que exala dos poros
Há um transpirar
Escorrer
Que banha as lembranças
Há um recordar
De dois corpos suados
Pregados
Em meus pensamentos
Do que foi todo
Meu choro.
Livro Pó de Anjo
Autora: Rosana Fleury
Às vezes, olho para minha estante de livros e penso que um dia vou morrer sem nunca ler muitos desses livros. Algum deles poderia mudar a minha vida e eu nunca vou saber.
Nos reduzimos a perguntar aos outros quem nós somos ao invés de perguntarmos a nós mesmos. Trata-se de um dos motivos de o mundo estar cheio de pessoas que acreditam ter esse controle sobre as outras.
Se a leitura realmente aumenta a empatia, como somos constantemente informados disso, parece que a escrita retira um pouco dessa empatia.
Escrever poesia é como uma oração, e a oração não é algo que você deva compartilhar com outras pessoas.
Sem Fim
A imaginação viaja leve e
solta, sem preposição ou
oposição, flutua, aguça e da
risada da própria inconve-
niência e criatividade.
Livro: Não Cortem Meus Cabelos
Autora: Rosana Fleury
“Nada melhor do que o dia de ontem que já me esqueci; o dia de hoje que vivi e o de amanhã que ainda nem escrevi.”
A tragédia não fala de dilemas seculares que podem ser resolvidos pela inovação racional, mas do viés inalterável em direção à desumanidade e à destruição na deriva do mundo.
Você não pode se tornar um bom escritor a menos que tenha a capacidade de ver que todo mundo está tentando aliviar a sua dor, e a dor de todos é relativa.
Escrever é o ato de falhar em alguma coisa o tempo todo. Faça isso com sentido de humor, e não leve muito a sério. A vida é apenas cair no palco e se levantar, e é disso que se trata a escrita também.
Eu acho que uma história simples é a melhor e que o tempo e o local são realmente cruciais para uma boa narrativa. Estabeleça suas histórias em um tempo e local específicos e coloque seus personagens firmemente dentro dessa estrutura antes de deixá-los começarem a se mover por aí.
Sabe aquela moça?
é texto
com pressa
de ser lido...
é paraíso
com pressa
de ser visto...
é abraço
com pressa
de ser dado...
ela é poesia
que se sente
e não se explica...
beleza imperando e tua pupila,
desejo em tua vida...
uma mina, essa menina....
Eu acho que é isso nos atrai para os romances: os personagens sempre têm um destino. Mesmo que seja um destino terrível, pelo menos eles têm um.