Literatura epigrafes
Filosofia, literatura e ciência. É preciso ensinar leitura e escrita numa perspectiva, primeiramente, de melhorar a estética do caráter do leitor. Em segundo lugar, para formar e desenvolver conhecimentos. E, por fim, para que ele melhore sua vida econômica e social.
As obras de Machado de Assis continuam vivas na literatura brasileira, sendo cada vez mais pesquisadas e admiradas pelas novas gerações.
Apresentar a Literatura às crianças é instalá-las em um reino muito rico e glorioso, trazer uma alegria contínua às suas vidas, oferecer-lhes um banquete primorosamente servido.
Que a literatura seja perseguida por sua autenticidade e honestidade, ao invés de vir a ser ovacionada por sua subserviência aos desejos dos inquisidores.
Num mundo paradoxalmente extremo, escrever livremente é um ato de coragem!
Ao tentar encontrar um simples conceito sobre o que poderia vir a ser a literatura, confesso que falhei miseravelmente sem conseguir encontrar a simplicidade em qualquer possível definição!
A leitura de "A Literatura no Brasil", de Afrânio Coutinho, tornou-me fã de Mário de Andrade no subconsciente.
Transformo os meus momentos de solidão em poesia. O que mais além da literatura poderia preencher o meu vazio?
'A literatura é surpreendente nos leva a evolução da mente, do espirito e da alma...
Como é bom poder ler, ter olhos para ver... cérebro para entender, inteligência para compreender... e imaginação para nos teletransportarmos para onde nossa mente quiser nos levar''...
A literatura preenche um vazio na experiência humana, cuja ausência poderia resultar em solidão, tristeza e angústia extremas.
Quando nasce um escritor, nasce um leitor. E nessa simbiose, a literatura floresce, conectando pessoas, desafiando mentes e tocando corações.
Um burro carregado de livros é um doutor, e um burro premiado com o nobel da literatura é um escritor.
Sabe o amor?
Ele só existe na literatura e na música. Exceto! As mães, elas amam de verdade.
Saudades desse amor.