Literatura epigrafes
Não gosto que digam que sou escritor nas horas vagas, somente porque não ganho a vida com Literatura: escrevo nas horas mais intensas da minha vida.
A música, a poesia e a literatura têm essas possibilidades: vão, navegam horizontes desconhecidos e descobrem sonhos impossíveis. A criação brota das mais diversas formas imaginárias aonde, na viagem, o limite é o próprio horizonte.
MINHA FRASE 434
Meu (aclamado) sucesso na Literatura é atribuído muito ao facto de eu ter "adaptado" grandes obras de grandes escritores e transformado finais infelizes em finais muito, muito felizes!
Na literatura verso e prosa, no pensamento sempre teimosa, para o insano bem perigosa, mas na realidade sempre dolorosa. SAUDADE, a grande famosa!
Saudade da querida literatura que ficou arquivada nos armários das bibliotecas que hoje permanecem carentes do calor humano.
Deixar a alma correr solta,
Conhecer a literatura,
Voar na imaginação...
Compartilhar com você mesmo as suas dúvidas e medos:
- É tão bom encontrar aconchegos em palavras!
A literatura como um todo e sendo umas das setimas artes é um complemento que se completa e transcende a mente humana,ou seja a vida.
... às vezes penso
deixar-me afogar nas profundezas
abissais da literatura,
flutuar nas ondas das letras,
ser levado no embalo das
correntezas das rimas...
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)
Literatura salva muita gente da ignorância. A vida é feita de opiniões, se você não compreende o que os outros dizem, se torna um ignorante.
Amo o Direito, postulo em juízo
e me realizo.
Na Literatura encontro afago,
na prosa, narrativa poética
e no poema transbordo.
Tenho ensinado poucas coisas aos homens com a minha literatura e poesia, já com as minhas atitudes, sobretudo para combater os covardes, elas serão lembradas por muitas gerações. Não se trata de ficção, mas de realidade, por alguém leal deve-se morrer várias vezes.
A literatura infantil nos leva a viajar com as crianças no universo das histórias contadas e recontadas.
A literatura é veneno e a cura das almas. Nela há um antídoto lídimo que pode nos matar e nos salvar.
A literatura nunca deixará de ser um aporte estruturante para as demais aprendizagens da vida.
- (01.04.16)
A diferença entre a literatura e a novela é que a segunda é fatalmente previsível, enquanto a primeira é absurdamente indecifrável.