Literatura de Cordel
OUTRA MULHER DE FASES
Ela,
Panela de pressão,
Final de mês,
TPM,
Depressão,
Urgência,
Um Nove Meia,
Emergência.
Ela que morde e assopra.
Ela que topa e destopa.
Ela que uiva pra lua.
Ela que rosna e que late.
E haja paciência!
E haja chocolate!
ELA
Ela carrega um silêncio de lua
E as cores de um fim de tarde.
Por onde passa perfuma a rua
E a noite ilumina a cidade.
Ela carrega um brilho de sol
E as horas perdidas de um relógio sem ponteiros.
Ela me fisga com um sorriso anzol,
E me pesca e me prende por inteiro.
O QUE É ISSO COMPANHEIRA
Ei, moça da passeata,
Pode gritar no megafone que eu não presto,
Mas diga uma coisa: essa boca também beija,
Ou só faz protesto?
DIAS DE CHICO
Tem dias em que fico de Chico,
Science,
Buarque,
Anísio,
Cesar,
Mendes.
Noutros sou João,
Donato,
Gilberto,
Bá,
Do Rio,
Ninguém.
Mas hoje eu acordei Múcio Goes.
MENSAGEM NA GARRAFA
Meus erros ortográficos são graves,
E grávido eu assumo os meus filhos.
Sim, os erros de português são meus
E o guardanapo na garrafa
É uma mensagem pra você: SOCORRO!
BELCHIOR
Eu sou Belchior,
E meu coração jaz esquecido num estacionamento de
aeroporto.
Eu estou Belchior.
Pior que Belchior.
Pedi emprestado, não paguei.
Andei a pé do Centro à Vila Ré.
Morei de favor.
Amei de favor.
Fiz piada com a tristeza
E neguei 7 vezes o meu nome.
Eu jantei com a fome.
Eu quase fui Antônio Carlos.
Meu pai errou e me chamou de José.
POEMAS
No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia. Digamos que ela se chama ou se chamava Emilia e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, Emilia morre e Julio não morre. O resto é literatura.
Um escritor, como um xerife, é a personificação de um grupo de pessoas e, sem o apoio delas, ambos estão em uma situação difícil.
Depois de ter sido esposa de um homem mais velho e assistente de uma princesa, a identidade que ela escolheu manter foi a que ela adquiriu por iniciativa própria: a de autora.
De certa forma, todo mundo era um Don Quixote, com a cabeça cheia de enredos e personagens, mesmo que não agisse diretamente dessa forma.
Este é o gênio de Dom Quixote, um tolo desamparado que está danado com mundo, capturando nossa experiência coletiva da civilização mecânica moderna.
A antiquíssima estrutura das fábulas: representar pessoas por intermédio de animais é uma das mais antigas maneiras de contar alguma coisa que, de outro modo, seria proibida e se tornaria demasiado aterradora ou tentadora.
Algumas mulheres são como as obras literárias, vulgo livros: Nem todas precisam de ser lidas do princípio ao fim para saber o que dizem. Por algumas ficamos pelo prefácio, outras reconhecemos o valor pelo índice, algumas até pela mera leitura da introdução e/ou posfácio e há aquelas que convidam mesmo a uma leitura íntegra para um profundo e detalhado conhecimento da matéria.
Um poema não é uma coisa que se coloca sobre o teu dia como um condimento sobre o teu almoço. A vida de uma pessoa não tem material semelhante a nada que conheças. Existir é feito de peças impossíveis de copiar. E a poesia não entra nesse material único - a vida de uma pessoa - como o avião no ar ou o acidente do avião na terra dura. Um poema não é manso nem meigo, não é mau nem ilegal.
Os homens não se medem pelos poemas que leram, mas talvez fosse melhor. O que é a fita métrica comparada com algo intenso? Há poemas que explicam trinta graus de uma vida e poemas que são um ofício de demolição completa: o edifício é trocado por outro, como se um edifício fosse uma camisa. Muda de vida ou, claro, muda de poema.
Alguém dissera um dia que se podia viver sem tudo, menos água e comida, mas que viver sem livros e sem música não seria o mesmo que viver.