Literatura Brasileira
Versos Intimistas feitos
de amor e paixão intensos
por esta Pátria Brasileira
feitas de Ipês e muitas matas,
Onde a noite as flores
do Ipê-branco em especial
são confundidas
com as estrelas do magnífico
Hemisfério Celestial Sul
que nos rege e protege
de todo e qualquer Mal.
Infelizmente só acredito no amadurecimento da política brasileira se cada seguimento profissional e ideológico elege se seu exato representante correspondente comprometido com a mesma particular luta da classe e aspira se as mesmas idéias e ideologias.Não acredito em demagogos sorridentes que em campanha decoram meia duzia de palavras chaves, visitam locais que nunca foram e falam de coisas que não acreditam.
Na nova espetacularização da cultura jurídica brasileira uma pseudo convicção de um ato jurídico embasado nos termos ilegais e não formais do "ouvi falar" ou "vi rede da internet" são erroneamente admitidos e pressupostos como verdades.Afinal neste país emergente, um dos maiores gigantes do consumo internético tudo pode mudar em 20 minutos.e se puder ser dito com até 140 letras.
Tão grande quanto a biodiversidade natural encontrada na planície amazônica brasileira é também encontrada uma rica geo-diversidade gemológica e mineralógica em toda extensão do território nacional brasileiro, com milhares de ocorrências de gemas preciosas únicas e de incomparável beleza que estonteia a qualquer exigente mercado joalheiro do mundo. O que se espera é que o governo federal tome posse, ainda a tempo, desta grande riqueza em nome de todo o povo brasileiro e proporcione sérios programas educacionais e profissionais de governo contemplando todo este seguimento.
A arte contemporânea brasileira enfim inicia seu caminho mais identitário em seus valores, temáticas, mitologia, conceitos, geometrias e brevemente bio suportes e plataformas dentro do "modus operandi " da herança original e nativa indígena brasileira.Teremos sempre uma herança africana mais que nas artes plásticas e visuais desdobraram se em correntes mas mossa herança indígena esteve durante muito tempo obscurecida. No ano de 2016, o prestigiado prêmio PIPA do RJ, contemplou como ganhadores dois artistas indígenas.Isto é só o começo, as artes plásticas e visuais, as artes gráficas e o design, as belas artes inteiras vão recuperar suas origens nativas tribais formadoras genuínas de nossa personalidade educacional, artística e cultural 100% brasileira.
O verdadeiro amor pela Amazônia brasileira dispensa novas mirabolantes paixões a distancia, o verdadeiro amor amazônico só pode ser vivido e exercido em plenitude, lá no coração pulsante verde da Grande Floresta. Sabe se que quem ama verdadeiramente cuida e neste caso também não poderia ser diferente.
A arte e a cultura brasileira de raiz ainda pouco compreendida nas praticas e institucionalmente por tantos classicismos. Deveríamos ser menos greco-romana e oriental e muito mais xavante, macuxi, tupi, ianomami, pataxó e carajás.
Na verdade o que a cultura carioca, amazonense e brasileira não sabe é que veio de Lisboa a ideia de todo o calçamento feito com pedras portuguesas, as mesmas que vemos no Brasil, equivocadamente e não originalmente na praia de Copacabana na zona sul do Rio de Janeiro e em Manaus. Mas para quem achou ate hoje que o desenho das ondas, foram feitas pelo contraste das pedras brancas e pretas que seriam exclusividade do calçadão de Copacabana, e que representam as ondas do mar da famosa praia e bairro carioca, ou mesmo na praça em frente ao Teatro Amazonas em Manaus, representando ponto alto turístico manauara que é o encontro das águas de duas cores ocorrido naturalmente entre do Rio Negro com o Rio Solimões, estão todos equivocados. O desenho original se encontra na Praça do Rossio, ao final da Rua Augusta, em Lisboa, Portugal, que é historicamente comprovadamente muito mais antiga que as localidades brasileiras. O que sei é que a calçada de Copacabana, foi realizada um pouco depois de 1922, pois o Hotel Copacabana Palace não ficou pronto a tempo para o aniversario do primeiro centenário da independência do Brasil, 1822 - 1922, como queriam os Guinle e tempos depois um engenheiro discípulo de Francisco Franco Pereira Passos que foi um engenheiro também e político brasileiro, prefeito do então Distrito Federal que era o RJ entre 1902 e 1906, que concebeu a ideia não original de fazer o mesmo desenho lisbonense em Copacabana já que tinha importado as pedras portuguesas. Diante disto fica registrado então para toda cultura brasileira que não conhece o Brasil, a minha humilde homenagem a quem teve a original criatividade da majestosa obra emblemática e por conseguinte ao original criador português, de fato e de direito. Falta me elementos fiáveis para pesquisa mas pelo que acho que sei o desenho original português é alusivo ao fato histórico do Grande Terremoto de Lisboa.
A arte contemporânea brasileira tem que sair das famosas galerias brasileiras e ir de forma cultural, social, cidadã e educacional para as obras publicas nas periferias e nos bolsões de miséria espalhados nas principais capitais brasileiras. O artista plastico e visual que esteja distante disto, não percebe nossa realidade também não exerce sua justa ativa cidadania cultural e deve ser visto pelo mercado como um mero personagem equivocado de espetáculo, onde ele é a unica atracão "mamulenga" do picadeiro e a própria triste e indiferente plateia, desqualificada de um só espectador.
Ainda somos diante da Amazônia brasileira, um bando de curumins abestalhados sorrindo a largo por sua inimaginável exuberante beleza.
Por que a Justiça Brasileira nos casos de enriquecimento ilícito por dinheiro publico mediante propinas, caixa dois e corrupção não promove concomitantemente penas culturais de encaminhar parte do dinheiro publico roubado para a manutenção de Museus, Escolas, Centros Culturais e Acervos Públicos que pertencem a todo povo brasileiro.
A maior e melhor tradição joalheira brasileira é vegetalista. As contas, as sementes, as miçangas, caroços, as fibras, as tramas, as folhas e as flores, as cores fortes e primarias da vida dos tradicionais adornos tribais indígenas de uma cultura original de nossa terra e miscigenados com toda a cultura negra, anos mais tarde em um alto de resistência e união quilombola da favela. Por mais que sejamos um dos maiores expoentes mundiais na produtiva generosidade gemológica joalheira é por meio da livre lapidação e a conjunção de cores vivas harmonizadas criativamente, que nossa arte joia desponta se internacionalmente por tamanha beleza, harmonia inusitada e magistral exuberância. Somos herdeiros e resistência da amazônia por todos os lados de nossa cultura na diversidade indígena, europeia, negra e cabocla, para colorir o mundo com todas as cores.
A juventude brasileira nesta nova década de 2020, tem que entender, de uma forma ou de outra pelo estado educacional e cultural democrático, que tudo tem seu valor mas nem tudo tem preço. O Brasil deve recomeçar uma revolução ética, moral, cultural e social regeneradora pois assim nada que já foi feito até hoje, valerá como resposta qualitativa um pouco mais adiante daqui.
Brasileira e Mineira
Sou brasileira
De alma e coração
Sou guerreira
Que tenho um grande coração
Sou uma grande patriota
Que se arrepia só de ouvir o hino nacional
"De um povo heróico"
Que luta contra aqueles
Que falam falam
Mas acabam não fazendo nada
Sou mineira
Na qual o pão de queijo predomina
Por aqui também passou o líder da inconfidência mineira
José Joaquim Xavier mais conhecido como Tiradentes
Também não posso esquecer do café
que está presente em todos os dias
das pessoas mineiras
Esta minas gerais a muito o que falar
Vo acabar por aqui
Pois em um só poema
Não irei falar tudo o que quero comentar
Salve salve nação brasileira e mineira.
"Acredite que eu não tenho nada a ver
Com a 'linha evolutiva' da música popular brasileira
A única linha que eu conheço
É a linha de empinar uma bandeira."