Literatura Brasileira

Cerca de 4262 frases e pensamentos: Literatura Brasileira

A arte é cor, ideia, sentimento e movimento. E a arte brasileira tem seus maiores templos e locais de exposições permanentes durante todos os dias das festas, celebrações, eventos e entretenimentos das culturas populares nacionais.A cultura, a educação e a arte são partes indivisíveis de uma mesma moeda geopolítico-social do mais alto valor.

Inserida por RicardoBarradas

A cada novo escândalo politico de corrupção brasileira mata mais um pouquinho os bons sonhos de liberdade em nosso amanhã.

Inserida por RicardoBarradas

Esperança brasileira.

Muita gente se ilude
com o político fanfarrão
espero que um dia mude
os rumos dessa nação
o que falta é atitude
investimento na saúde
e de uma boa educação.

Inserida por GVM

"A sociedade brasileira é uma sociedade culturalmente desonesta, em busca de governantes honestos".

Inserida por alder_oliveira

"Trabalhadores e jovens foram, efetivamente, o inimigo principal, para a ditadura brasileira, cognominada, ironicamente, de "redentora". (O fascismo cotidiano, pág. 50)

Inserida por Acirdacruzcamargo

A velha política brasileira está enrugada, míope, esclerosada, banguela, de cabelos brancos, com síndrome do pânico, cleptomaníaca, manca e usa bengala. Quando o povo vai dar o golpe de misericórdia e matá-la? Será que esqueci mais alguma doença que ela sofre?

Inserida por EliasTorres

Se a justiça brasileira condenasse apenas réus confessos, teria raríssimos criminosos a condenar: todos se dizem inocentes.

Inserida por SAINTCLAIRMELLO

A cultura brasileira nasce da força e da identificação de seus criadores com a terra tropical: seus mitos, suas verdades e seus enfrentamentos. Por isso, nossa cultura se manifesta das formas mais diversas na defesa e descobrimento dos problemas e soluções para o país.

Inserida por Aldomoraes

Esta gente brasileira,
É doce, é linda e é nobre...
Por faltar-lhe Educação
Seu valor nunca descobre...
- É um Brasil podre de rico
E um povo podre de pobre!

Inserida por ANCHIETA

A rica e muito valiosa diversidade cultural brasileira apreciada no mundo inteiro foi formada por tradições culturais que se agruparam e se abrasileiraram que são a alma de nossa cultura. Sendo assim, cabe ao governo cultural brasileiro entender que cada uma delas é insubstituível, e por isto devem ser preservadas a qualquer custo para a manutenção da nacional pluralidade criativa.

Inserida por RicardoBarradas

LÍNGUA (Odailta Alves)


Minha língua brasileira
Toca a língua de Pepetela
E tudo o que não é lusitano
Sua doçura, malemolência
Herdamos da beleza dela
O tempero baiano
O cochilar na rede
Dando dengo ao caçula

Toda! Toda sua formosura
Tudo o que a faz mais bela

Minha língua brasileira beija
Engole a língua de Agualusa
São tantas palavras,
Fonética, fonologia
Que minha poesia
Da África se lambuza
Com seus versos pretos
De dor e alegria.

Inserida por odailta_alves

A educação brasileira sempre foi uma projeto para garantir a divisão da sociedade.

Inserida por LeoPoeta

Qual o futuro da justiça brasileira se o Tribunal Superior Eleitoral – TSE absolver políticos comprovadamente corrompidos segundo os altos do processo, como no caso do julgamento da chapa Dilma-Temer?

Inserida por PASTORJORDAO

Qual o futuro da política brasileira se a chapa Dilma-Temer, sob a qual pesa fartas provas de que a mesma “recebeu dinheiro de propina da Petrobras e incorreu no crime de abuso de poder econômico e político por ter recebido esses recursos ilegais.” (Conforme artigo do site Notícias Uol de 08.06.17), sim, qual o futuro da política brasileira se a chapa Dilma-Temer for absolvida no julgamento em curso pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE? Poder-se-á esperar alguma lisura dos políticos brasileiros nos próximos pleitos políticos?

Inserida por PASTORJORDAO

Diante do resultado do julgamento da chapa Dilma-Temer, a nação brasileira está profundamente golpeada pela injustiça, a política mais entrelaçada ainda com a corrupção e a justiça menos justa e confiável. Acrescente-se a isto os efeitos internacionais: uma nação incapaz de fazer justiça e, portanto imprópria para investimentos internacionais. Prejuízo, prejuízo, prejuízo...

Inserida por PASTORJORDAO

Diante do resultado do julgamento da chapa Dilma-Temer a Magistratura brasileira está manchada e depreciada, e os juízes que a amam e praticam a justiça, como Herman Benjamin, Luiz Fux e Rosa Weber, possivelmente intensamente frustrados e, quem sabe, desencorajados a envidarem gigantescos e sacrificiais esforços em favor da justiça em próximas causas. Para estes deixo uma palavra de encorajamento: lutar com honestidade e coragem pela justiça já é em si uma vitória. Alegrem-se, a nação brasileira testemunhou vosso esforço e os tem em elevada honra.

Inserida por PASTORJORDAO

A Justiça brasileira não é técnica e nem justa, ela é política.

Inserida por pedrochaves

A CULTURA POPULAR BRASILEIRA PERMANECE A BASE COM PROFUNDIDADE DE NOSSA GENEROSA DIVERSIDADE.

Inserida por ricardovbarradas

Tão longe, tão perto...

Ontem encontrei uma senhora em um café na cidade de Braga. Brasileira do Rio de Janeiro. Logo mais estaria pegando o comboio para Famalicão ia visitar a filha. Olhei para seu rosto marcado e depois para seu corpo e perguntei:
“Há quantos anos esta morando neste país”
- Há trinta anos – disse-me ela
Trinta anos... Pensei atônita
Levei um choque ao retornar lentamente no tempo de trinta anos...

Novamente olhei para seu rosto, suas mãos enquanto pegava a xícara de café e com a outra mão procurava um lanche, pão com queijo, na carteira (bolsa) que trazia no braço... Devo dizer que fiquei chocada. Trinta anos de angústia... É claro que não iria perguntar a ela como se sente hoje como se sentiu dia a dia, ano após ano. Claro que não. Pois já sabia o que iria dizer, iria mentir e dizer o quanto foi feliz e hoje vitoriosa... Sentia a verdade em seus olhos escuros e em seu sorriso triste. Do seu coração ainda se podia ouvir gritos de socorro durante aqueles trinta anos....

Esse fato me levou a outro... Ano passado em frente à igreja de Cedofeita encontrei aqueles dois portugueses que tomavam um lanche e bebiam um vinho em um muro espécie de banco... Ao me verem ali do lado perguntaram se eu estava servida. É claro que sim. Providenciaram um copo e me ofereceram. O mais falante perguntou se eu era brasileira. Disse que sim. Respondeu que seu avô há muitos anos foi para o Brasil, deixando a família, avó, netos, filhos e tudo o mais. Um belo dia com uma desculpa qualquer se foi. Falou sobre o fato com grande mágoa com um olhar que não me desfitava e com cólera. Quando terminou perguntei a ele se alguma vez ele voltou ou se alguém foi visita-lo. Ele disse que não... Que nunca mais voltou... Abandonou tudo. No Brasil viveu, no Brasil morreu...

A angústia e a saudade daquele senhor que se foi e nunca mais voltou se abateu sobre mim, disfarcei olhando a igreja, o chão, o vento balançando as folhas das árvores ele me olhava com o olhar parado esperando uma resposta e tive vontade de dizer ao homem ali parado na minha frente que seu avô se tornou um morto-vivo. Dizer algo seria pedir demais a minha coragem, só porque eu era corajosa. Olhando-o, desanimei: Faltava-me a coragem de desiludi-lo. O que ele queria? Que seu avô voltasse e de joelhos pedisse perdão? Ou que a tortura eterna fosse a sua punição? Furtivamente olhei-o de lado e recuei deixando que o vinho fizesse a sua parte. Era cedo demais para eu ver tanto.

Inserida por marcialailin

A justiça brasileira não é cega como deveria ser. Em alguns casos ela usa tapa-olho, colírio, óculos ou lupa para quem ela quer aplicar a “retidão”. Não estou generalizando, sei que existem excelentes profissionais éticos na área de Direito, mas muitos que estão no topo estão me dando enjoo.

Inserida por EliasTorres