Linguagem
DEUS É BOM O TEMPO TODO
Na linguagem universal que a vida na Terra tece e trata, sejamos tal qual pescoço de girafa, evoluindo dentro do impossível, nunca um burocrata.
Quando pergunto se entendes o amor e se há amor na sua fala; É por que adianta falar a linguagem das flores e agir com ações de uma pedra?
Palavras se derretem no tempo, assim como gelo derrete no fim da estação.
Atitudes apaixonam gerações, como as batidas das asas dos pássaros, em revolta no céu, que inspiram em silêncio, medidas pelo tamanho das brasas que existem em seus olhos e em seu coração.
A linguagem da alma, uma arte em versos, sentimentos sinceros em palavras, da alegria à tristeza, pensamentos inquietos em cada trecho, assim, a vida em poesia é transformada causando um grande e simples avivamento.
Desde que adentrei no mundo poético, fiquei fascinado, ainda sinto-me um estranho, mas ao mesmo tempo, estou familiarizado, expresso o que penso, desabafo, externo em alguns parágrafos o que vejo, quase sempre, estou profusamente inspirado.
É uma dádiva poder expressar a grandiosidade da vida em palavras, sentidas, pensadas, revestidas de verdades, inspiradas em amores, na beleza da simplicidade, cores, olhares e sabores, dessarte, uma euforia singular na arte da poesia, quando alma consegue falar.
Energia... amor e paz
Na linguagem dos animais
A natureza se apresenta
E a todo instante se refaz
É o ciclo da vida
Do amor escrito nos pergaminhos...
A favor do vento
Demonstrando que tudo tem seu algo a mais
O perfume das manhãs
A ternura das palavras
Declarando sentimentos verdadeiros
Que não existem mais?
Mas... Sobrevivem na alma
Dos apaixonados pela simplicidade
Eternizando momentos
Através do destino cruzado
Enaltecendo a plenitude...
Que satisfaz
O uso da linguagem dialógica no EaD amplia o potencial do ensino-aprendizagem não utilizado normalmente no processo tradicional que é mais focado na quantidade de conteúdo ministrado.
A LINGUAGEM DO CORAÇÃO
Procuro uma forma simples para
expressar a linguagem do coração.
Um jeito romântico de dizer: eu te amo!
Bem diferente dos: eu te amo, sem a
expressividade poética; por essa razão
faço meus versos, e numa nota e outra
canto o amor. O amor que me inspira
às minhas canções.
Muito já foi dito sobre o amor!
O amor sem pudor. Os lábios
o pronunciam sem consciência
ou lúcidos ou talvez com inocência,
verdadeiro ou ainda de aparência.
Amor é tudo!
Com amor ou é tudo ou é nada.
Não tem meio termo, quem diz
que o amor fica em cima do muro
nunca, pois, nunca amor.
Falar de amor é algo motivador.
É uma loucura santa! Então, não
posso ser louca porque canto o amor.
Não posso ser isso porque tenho que
ser aquilo.
Mas, a poesia nos trás a loucura
para conseguirmos ao menos pôr
para fora um sentimento puro, e
que brota em cada um a verdadeira
forma de amar.
Parafraseando Machado de Assis,
numa linguagem que qualquer idiota entende:
"A vida é uma errata da natureza."
"A vida é uma merda, quando se está melhorando de vida, quando nosso lugar está ficando mais confortável, temos que sair e dar o lugar para outro."
Para além da longuíssima era de comunicação gestual e gutural que precedeu o surgimento da linguagem humana há cerca de 200.000 anos atrás, e para além da 'era da oralidade' que daí de seguiu, podemos dividir a aventura humana em três grandes eras no que concerne aos modos predominantes de se produzir textos’. Desde o surgimento da Escrita, parece ser pertinente destacar três principais épocas que introduzem novos modos de se relacionar com a experiência textual: a ‘era dos manuscritos’, a ‘era dos impressos’, e a ‘era dos textos digitais’. Antes desta sequência – e, na verdade, também ao mesmo tempo – podemos ainda considerar a incontornável dimensão da ‘oralidade’. Afinal, toda civilização – independente de ser uma ‘civilização do manuscrito’, uma ‘civilização do impresso’ ou uma ‘civilização digital’ – é também uma ‘civilização da oralidade’, seja na sua vida cotidiana, seja através de certo percentual de suas realizações culturais.
Não obstante os três grandes períodos que se apoiam no predomínio de uma ‘civilização do manuscrito’, de uma ‘civilização do impresso’ ou de uma ‘civilização digital’, convém lembrar que estas ‘unidades de época’ se referem apenas ao modo predominante de divulgação da escrita textual pública. Afinal, quando um novo padrão de lidar com a feitura e divulgação de textos se estabelece, este não cancela, de modo algum, as práticas relacionadas aos padrões históricos anteriores. O próprio aparecimento histórico da escrita com as primeiras civilizações urbanizadas – evento matricial que introduz essa grande sequencia de possibilidades de textualização que definiremos como três sucessivas ‘unidades de época’ (a do manuscrito, a do impresso e a do digital) – não excluiu, como já mencionamos e com bastante obviedade, o padrão da oralidade. Além da fala mediar uma parte preponderante das relações e práticas humanas, podem ocorrer mediações e trânsitos diversos entre o oral e o escrito (este último na sua forma manuscrita, impressa ou digital). O discurso escrito pode ser lido em voz alta. A entrevista, uma vez pronunciada, pode ser transcrita manualmente para o papel, e depois circular através de um jornal sob a forma impressa (ou mesmo ser disponibilizada em algum site através de recursos já típicos da civilização digital). O texto de teatro, é o que dele se espera, pode dar origem a uma performance pública, oralizada. Filmada esta performance, ou digitalizado o seu roteiro, ambos podem ser disponibilizados digitalmente na Internet. [...]
As três grandes eras textuais, enfim, não cancelam as suas antecessoras. Como se fizessem parte de uma interminável composição musical polifônica que gradualmente vai oferecendo a entrada de novos temas musicais, os novos modos textuais apenas se apresentam em certo momento como uma melodia dominante que passa a se superpor e a conviver com as melodias antecedentes. Assim, a civilização digital, além de suas próprias práticas trazidas a primeiro plano, ainda contém a civilização do impresso, a civilização do manuscrito, e a civilização de oralidade. Ela é uma ‘civilização digital’ porque este novo mundo que a constitui passa a ser francamente regido pela internet, telefonia celular e recursos digitais, bem como pelo espraiamento dos computadores e práticas informacionais, com a consequente adaptação do textual a todas estas novas possibilidades. Uma civilização é digital não por ter banido a forma impressa e as práticas manuscritas, e muito menos a oralidade.
[trechos extraídos de 'A Fonte Histórica e seu Lugar de Produção'. Petrópolis: Editora Vozes, 2020, p.71].
A busca de um novo poder ou a volta do antigo, faz o criar de uma nova linguagem, um novo ambiente, novos olhares, novos sentimentos, e novas regras...
O criador de novas regras de pensamentos e condutas, se mantém com o cetro em punho e a coroa intocada, porque sua boca não cessa mediante às orelhas voadoras amantes da obediência.
Este inventa novas teorias do bem, como idéias morais de crítica ao racismo, machismo, homofobia, xenofobia etc, com a real intenção de implantar separatismos, e acirramentos de intolerância.
Com isto feito o caos instalado distrai, toma o tempo do oprimido da percepção desse controle, e o domina através do medo...
Quem cria as regras é sempre o emissor (mídia) que impõe um poder, e quem obedece é o receptor sempre menos criativo, menos comunicativo, menos informado.
Qual a melhor forma de ser o mais informado?
Sendo inventivo; criando a informação!
" Do que adianta ser graduado, Mestrado, Doutorado nas letras se é analfabeto na linguagem do Amor? Do que adianta ter tanto dinheiro se é miserável e avarento? É o mesmo que ter olhos e não conseguir enxergar!"
Entenda humano, não possuo a linguagem do pensamento, porém detenho a linguagem universal. O amor ! Basta aceitar-me. (Citação referente ao amor incondicional de um cão. Baseado na convivência entre o tutor e seu cão terapeuta #Docinho #peludosapaixonantes )