Limite
A disciplina é um princípio de controle da produção do discurso. Ela lhe fixa os limites pelo jogo de uma identidade que tem a forma de uma reatualização permanente das regras.
Para Melisso o ser deveria ser infinito - Parmênides dizia que o ser devia ser finito. Melisso defende o ser infinito porque ele não pode ter limites nem no tempo nem no espaço. Se o ser fosse finito ele teria que fazer limite com o vazio, o vazio é um não ser e é impossível que o ser seja limitado pelo não ser. O ser além de ser infinito é uno porque se fossem dois um deveria fazer limite com o outro e fazer limite significa limitar e o ser não pode ser limitado por outra coisa, mesmo outro ser. O ser não pode ter sido gerado pois se tivesse sido gerado ou se pudesse ter fim o ser seria finito no tempo, o ser seria limitado pelo tempo. O ser não pode ter vindo do nada nem pode acabar no nada, não pode ter início nem fim, ele vai além do tempo, nele o presente o passado e o futuro coincidem. O ser sempre foi é e sempre será.
O ser é também incorpóreo, mas esse incorpóreo não quer dizer que ele seja imaterial, ele tem que ser incorpóreo porque não pode ter uma forma e os corpos têm forma. Se o ser tivesse uma forma ele teria que ser limitado pois a forma tem limites e o ser não pode ter limites. Aqui Melisso novamente modifica a teoria de Parmênides, pois este acreditava que o ser era como uma esfera. O ser de Melisso não pode ter a aparência corpórea de uma esfera porque mesmo a esfera põe limite no ser e o ser é ilimitado. O ser é pleno e qualquer forma de vazio e nada não existem.
Melisso além de defender a unidade do ser defende também a imobilidade do ser contra a ilusão do mundo sensível que se apresenta como múltiplo e em constante movimento. O conhecimento sensível é falso e a prova disso é que ele demonstra ao mesmo tempo a coisa e a sua modificação mas se as coisas fossem verdadeiras elas não modificariam.
(de A Filosofia de Melisso de Samos)
Reconhecer os limites do nosso conhecimento é o ponto de partida para o nosso conhecimento da verdade.
Minhas mãos fervem a procura do teu corpo...
Elas querem sentir a textura da tua pele, saber se o teu beijo é doce iguais tuas palavras.
Eu te imagino aqui, sob as minhas mãos, me dando a direção de por onde eu devo ir.
Quero sentir meus dedos em tua carne, como quem toca tecla por tecla de um piano, sentindo cada sensação, vibrando junto contigo.
Quero saber como é estar dentro de ti, em que nota soa os teus gemidos, que cheiro tens no cabelo, o gosto da tua boca e a cor real dos teus olhos que às vezes muda de cor.
Farei do teu colo o meu abrigo e dos teus poemas o meu cobertor.
Eu serei o gênio que realizará teus desejos, te farei mar e, dessa vez, eu que mergulharei em ti.
Nos faremos íntimas, nos pertenceremos e apesar de toda profundidade, o céu será o limite.
Viva o milésimo do segundo
o segundo do minuto
o minuto da hora e a hora do dia...
"abundância Deus dá e limite nós faz!.”
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Nota: Trecho do poema Para Sempre Link.
...MaisO seu limite é o mundo. Nesta vida terrena, todos seres humanos tem algo intrínseco de bom impregnado na sua essência da alma, todos nascem com dom e outros com potencial e aptidão alcançável, ninguém é imprestável, nunca subestime uma pessoa por soberba, arrogância e prepotência, certamente o infeliz de hoje poderá ser o feliz do amanhã e tudo ser colocado a perder por pensamentos infelizes e infundados.
O que precisamos para vencer é sonhar. Na sequência acordar cedo e trabalhar duro. Para que o sonho se torne um plano…depois um propósito. A partir daí, o céu é o limite.
❝ ...Não deixe que as amarras do passado
te prender, não limite sua vida por medo
de sofrer. Abra seu coração para as bençãos
que chegam de mansinho, em gestos de carinho,
nunca deixe que tirem de você a esperança de um
novo dia, um novo recomeço, uma nova historia.
Ainda que seja difícil, mesmo que venha as provações,
minha Fé conforta e alivia a minha Alma....❞
Em cada momento dado, o crescimento de um homem é otimizado se ele for um pouco além dos seus limites, das suas capacidades, dos seus medos. Ele não deveria ser demasiado preguiçoso, estagnando alegremente na sua zona de segurança e conforto. Nem, por outro lado, ir demasiado além destes, estressando-se desnecessariamente, incapaz de digerir a sua experiência. Ele deveria apenas ir ligeiramente além dos seus medos e desconfortos. Constantemente. Em tudo o que faz.
MULHER NAO CANSA, SOLICITA RECOMEÇO
Cansa ser Mulher?
Verdade quase verdadeira.
O limite foi atingido a chamar a releitura da
Minha partitura de dó a Sol
Notifique-se que solicito recomeço!
De-se ciência "in verbis "e " in loco".
E que seja eu a prima esgrima , ler , "a priori"
para me encontrar do labirinto infinito de meu privilegio ser maravilhoso chamado mulher,
E, finalmente, me resgatar
Da saudade do eu fêmea.
Para assim Amar a mim
E por fim, sem fim amar a ti .
Meu amor com fervor e furor.
_________ Norma Baker
O céu é o seu limite de forças? Pois o meu limite é a quantidade de constelações e estrelas no universo.
A nossa vida é como um tabuleiro de xadrez, mas não se limite a andar em L como o cavalo, nem em diagonal igual ao bispo, nem mesmo em linha reta como as torres, tampouco não se desespere disparando em todas as direções como a rainha, ande como um rei, na direção que quiser, pé por pé, respirando cada momento e observando tudo em sua volta.