Lição
Abençoados são aqueles que sentem a dor do próximo em sua pele e aprendem a lição sem a necessidade de sangrar.
Já avisei pro coração
Ser bem disciplinado e aprender a lição
Mas acho que ele esquece quando chega o verão
Que custa obedecer
Melhor não se envolver
E sendo assim
Que há de se fazer
Confio tanto em mim
E nada em você
Não posso te encontrar
Senão vou me perder
E a conclusão no fim
Viver pra aprender
*Uma lição para transformar o mundo: Olhe dentro de você e se conserte.*
A humanidade precisa entender que não se muda do externo para o interno e sim do interno para o externo. A mudança ocorre olhando para dentro de nós e encarando os tipos de pensamentos e sentimentos que estamos alimentando. Se existe caos, guerras, doenças, miséria, corrupção, queimadas nas matas e florestas, enchentes, tsunamis... tudo isso que acontece ao nosso redor é efeito e não causa. Portanto, esses desequilíbrios que geram dor e sofrimento no mundo e à nossa volta, são o reflexo daquilo que estamos focando dentro de nós.
Muitas pessoas generosas e desejando um mundo melhor focam em resolver apenas os problemas que acontecem no mundo através de protestos, eleições, novas leis, ativismo, meditação e preces. Sem dúvida, esses mecanismos também são importantíssimos no processo de cura da humanidade, mas de haver, primeiramente, um entendimento de que é o que está dentro de mim que está causando toda a desordem no mundo.
Quando iniciaram os incêndios na Amazônia, fui convidado por alguns companheiros de bom coração a fazer meditação, a rezar, invocar fulano e beltrano das estrelas para ajudar a apagar o fogo na floresta amazônica. A primeira coisa que eu me perguntei foi: O QUE EU ESTOU ALIMENTANDO DENTRO DE MIM QUE AJUDOU A BOTAR FOGO NA AMAZÔNIA? Que atitudes eu tomei que desencadearam isto? Que sentimentos, que pensamentos, que julgamentos, que falta de caridade com o próximo, o que eu deixei de fazer para evitar este incêndio? Confesso que fiquei quase um dia todo refletindo nisso, procurando saber qual foi minha parcela de culpa nisso. Acreditem, todos nós ateamos fogo na floresta, no mundo, em nossas vidas. Se foram pessoas ligadas à exploração da floresta, alguém de um governo paralelo, uma piola de cigarro... independentemente de quem foi, foi apenas o efeito e não o causador.
Espero não ser mal interpretado, mas a cada dia me liberto do sentimento traiçoeiro do ego de que EU VOU SALVAR O MUNDO E A HUMANIDADE. Nossa, este é um dos sentimentos mais perigosos e egoístas que surgem entre muitos trabalhadores da luz. O complexo de Salvador da Humanidade. “Eu tenho que salvar o mundo”. Ora, e onde fica O Criador Supremo nisso? Será que O Criador jogaria um fardo gigantesco nas costas de criaturas tão imaturas como a humanidade? Ou será que nós estamos, ocultamente, sendo mais uma vez marionetes nas mãos do nosso Opositor Interno (ego)?
O meu entendimento é o de que estou aqui PARA MUDAR A MIM MESMO e não para mudar o mundo. Mudando a mim mesmo, eu me torno exemplo e, com isso, consigo afetar positivamente o mundo à minha volta. Se formos analisar a história dos grandes profetas e seres iluminados que estiveram na Terra, e os que ainda estão, todos influenciaram, transformaram e purificaram seu meio através do seu exemplo, ou seja, eles mergulharam dentro de si mesmos e renasceram como humanos, vivendo em sintonia com a sua alma (A Centelha Divina do Criador em nós).
Então, meu caros leitores, antes de saírem por aí querendo salvar o mundo, perguntem a vocês mesmos qual a sua parcela de contribuição para aqueles acontecimentos negativos no mundo. Perguntem a vocês quais os sentimentos e pensamentos que vocês alimentam e jogam nas pessoas à sua volta. Comecem dentro de sua casa, depois no seu ciclo de amigos... até entender que um simples EU ODEIO AQUELA PESSOA pode ser o palito de fósforo que faltava para criar um novo incêndio no mundo. Tudo está conectado!
Faça cada momento como uma lição, boa ou algo que te ensinou á não ser repetida, momentos ruins existem mais devemos passar por cima
Fragmento cármico se dissolve, nódulo cármico se desfaz, lição cármica se aprende, mas dívida cármica, essa não tem saída: o cobrador vai exigir o pagamento. É impossível ‘dissolver’ um carma que é dívida. A única coisa capaz de abrandar uma dívida é escolher pagá-la espontaneamente através da mudança voluntária de comportamento.
Pessoas que têm a lição carmica representada pelo Arcano ‘Os Enamorados’ viverão relacionamentos onde terão que se adaptar, onde precisarão aprender a ceder, a não serem tão exigentes, a jamais exigir que as coisas sejam do jeito exato que querem (sempre precisarão flexibilizar) e a desenvolver a habilidade de fazerem concessões constantemente. Se com essa lição não se disporem a agir comportamentalmente dessa forma, jamais alcançarão a felicidade legítima de um casamento estável. E não há erros nessa questão. Acontece obrigatoriamente com toda e qualquer pessoa que tenha essa lição carmica em seu contrato reencarnatório.
Uma lição poderosa
O que quer que as coisas sejam de bom relatório,. . . medite sobre essas coisas. - Filipenses 4: 8
Escritura de hoje : Efésios 1: 15-21
Em 1892, John Hyde embarcou em um navio no porto de Nova York e partiu para a Índia. Seu objetivo era proclamar o evangelho a pessoas que nunca ouviram falar de Jesus. Durante os próximos 20 anos, ele ganhou o apelido de “Orando Hyde” porque muitas vezes passava horas e até muitos dias em oração pela salvação dos incrédulos e pelo reavivamento dos seguidores de Cristo.
Em uma ocasião, Hyde ficou chateado com a frieza espiritual de um pastor, então ele começou a orar: "Pai, você sabe como está frio ..." Mas era como se um dedo tivesse impedido seus lábios de pronunciar o nome do homem.
Hyde ficou horrorizado quando percebeu que havia julgado o homem severamente. Ele confessou seu espírito crítico e, em seguida, decidiu não se concentrar nas deficiências dos outros, mas vê-los como indivíduos a quem Deus ama. Hyde pediu ao Senhor que lhe mostrasse coisas “de boa reputação” (Filipenses 4: 8) na vida do pastor, e ele louvou a Deus pelas virtudes do homem. Hyde aprendeu mais tarde que durante esse período exato a vida espiritual do pastor foi revitalizada.
Não sejamos culpados - mesmo em oração. Podemos seguir o exemplo de Paulo de focar no que Deus fez e no que ele pode fazer na vida de outras pessoas (Efésios 1: 17-21). Em vez de orar contra as pessoas, vamos orar por elas. —JEY
Refletir e orar
Oração
Pai, dê-me a sabedoria de saber como orar pelos outros - com bondade, não crítica; com amor, não raiva; com graça, não julgamento.
Seja um doador de graça, não um descobridor de falhas. Joanie Yoder
A passagem bíblica de Marta e Maria nos deixa uma importante lição, sobre o que vale mais no Reino dos Céus. Muitas pessoas prezam pelo servir, pelo evangelismo forte, a fim de levar muitas pessoas conhecerem a Jesus. Porém, o próprio Jesus, nos alerta que apesar disso ser importante, o essencial é estar em Sua presença, se relacionar, ter uma amizade. É como convidar o máximo de pessoas para uma linda festa e, esquecer de aproveitá-la.
Todas as pessoas que se achegam em nossas vidas, o fazem por uma razão. Pode ser lição, ou pode ser aconchego. Pode ser por um tempo curto ou por toda a vida. Saber discernir e aproveitar o ensejo no melhor das possibilidades, é a chave para fluirmos em nossos propósitos.
´" É melhor ser cabeça de sardinha do que bunda da baleia". Qual é a grande lição? Quanto menos aparecer, melhor será em algumas circunstancias.
Além da razão existe amor no coração
E a vida ensina essa lição
Sofrimento e perda que fazem parte dessa falsa realidade
São apenas professores infiltrados nessa ilusão.
Através de amores aprendemos a reconhecer
Que a vida é o caminho onde nos conhecemos
Cheio de armadilhas e medos em cada curva
Que formam um Ego em constante construção
Onde trás consigo a força da emoção
Capaz de castigar pelas rédeas da razão
O pecado brota
Adubado pelo EGO
A dor insiste
Mas o Amor resiste
E a essência submerge