Liberdade e Segurança
TODAS ELAS
Buscam
Por liberdade,
Algumas outras segurança
Escolhas!
Nunca quis, ou sempre quis
É assimetria de ação!
"A liberdade e a segurança desde os primórdios da civilização são desejados, mas exigem um equilíbrio para a coexistência, senão o exercício do primeiro coloca em risco o segundo, e o excesso do segundo coloca em risco o primeiro. Pode ser paradoxal na medida em que para ser efetivada como direito, a segurança necessariamente reivindica o estabelecimento de um conjunto de regras, de normas jurídicas por todos aceitas, que vão limitar a liberdade individual. Ou seja, o marco de fundação e sustentação da civilização foi a renúncia de parte da liberdade individual para tornar possível a vida em sociedade. A figura do Estado como regulador da liberdade, como compensador e punidor, detém o uso legitimado da violência, sempre visando a supremacia do interesse coletivo em detrimento do inidividual. O exercício da liberdade individual irrestrita produz um estado anárquico, de anomia, em que a segurança de todos ficará prejudicada, e prevalecerá a lei dos mais fortes, e ninguém será tão forte a ponto eliminar todos os riscis a sua segurança. Um estado de medo coletivo. Não há liberdade sem segurança, e a segurança em excesso reduz a liberdade produzindo estado análogo a escravidão. O processo civilizatório deve buscar constantemente o equilíbrio necessário do exercício da liberdade com a segurança, da participação da sociedade no Estado, tanto nas decisões quanto na condução, para evitar que o Estado se torne num Leviatã sufocador".
Aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra.
A liberdade não é segurança; ela é solta, mas incerta. Decida se prefere voar sem garantias ou permanecer preso à estabilidade.
Vou reerguer suas asas, e suas mãos eu não seguro mais. Toma-lhe sua liberdade como se ela nunca houvesse sido comprometida, e vá voar enquanto meu subconsciente não mude de ideia.
Um relacionamento seguro oferece um sentimento de liberdade que somente o verdadeiro amor é capaz de ofertar, isso é a convicção da faculdade de amar.
Acolhimento ou Prisão?
Nem todo abraço é lar seguro,
nem todo afago é liberdade.
Às vezes, o toque é muro,
disfarçado de bondade.
O olhar que aquece pode prender,
o zelo sufoca sem perceber.
O que se veste de amor e calma
pode ser grilhão na alma.
Cuidado que embala, que envolve, que esconde,
pode ser laço que nunca se solta.
E o coração, em silêncio responde:
acolhimento que aprisiona revolta.
Amor liberta, deixa voar,
não encarcera sob pretexto de amar.
AetA
Quando nos dão um caminho no qual nos sentimos seguros, nos apegamos a ele. Deixamos de viver por nós mesmos para seguir algumas diretrizes, alguns ensinamentos que sabemos de cor. Se não nos atrevermos a liberar essas amarras, não chegaremos a saber o que é pensar em liberdade.
Falar de dinheiro no Brasil é um tabu tão grande que as pessoas se limitam a falar em SEGURANÇA financeira. No dia que o Brasileiro entender que ser ambicioso não só é uma qualidade, como também é uma qualidade necessária para o sucesso, conseguirão de fato alcançar a LIBERDADE financeira.
Seja como um pássaro fugitivo, que ao perceber a porta aberta troca toda a segurança de sua gaiola pelo prazer de desbravar novos horizontes!...
O amor e a amizade são pássaros: a amizade nos oferece o aconchego e a segurança do ninho e o amor a liberdade das asas.
Eu te amo. Esse sentimento é novo e isso me incomoda muito. Sempre gostei da segurança do velho. De não precisar descobrir nada além, porque daí não se é completo.
Na busca da verdadeira harmonia, encontramos escolhas complexas, onde a segurança excessiva pode sufocar a liberdade, enquanto a liberdade desenfreada pode desencadear o caos.
Queres ser vencedora e independente? Ou, permanece refém da segurança e do medo? Te dei as alternativas, agora você escolhe!