Liberdade de Escolha
Liberdade é a autonomia de escolher, assim também a junção de pequenas escolhas. Mas, sabendo que toda escolha implica em uma renúncia, onde está a liberdade?
Ser livre seria utopia?
Todo santo dia temos o poder de escolha:
Escolher viver ao invés de sonhar;
Escolher amar ao invés de esperar ser amado;
Escolher viajar ao invés de só planejar;
São pequenas escolhas diárias que determinam se temos a real liberdade ou se somos eternos escravos de um sonho utópico.
A verdadeira liberdade é aquela que permite você escolher o seu destino e se libertar daquelas tentações momentâneas que querem te tirar do caminho.
Temos livre arbítrio e escolhemos a amizade que queremos. Mas somos tão pobres em espíritos e tão moralmente insignificantes que não percebemos que a diferença de personalidade é o que nos faz crescer. É o que nos faz sermos melhores. É o que nos faz ter motivos para sermos liderados, influenciados, corrigidos e enraizar a nossa essência do amor.
Se a liberdade é a luz que nos guia, que o imposto seja uma vela acesa pela escolha, e não uma sombra que nos cega na penumbra da imposição.
A verdadeira liberdade não está em fazer o que queremos, mas em escolher conscientemente o que de fato pertence a nós."
(@marcellodesouza_oficial)
Não estamos presos às nossas escolhas. Estamos livres para mudar, para ceder, para lutar. Estamos livres para existir conforme o que o coração conduzir, mas há a hora de chegar e a hora de partir. Todos têm seu tempo, basta decidir.
Sou livre para fazer minhas escolhas, para buscar desafios, para chorar, para errar, para sonhar, para amar e, acima de tudo, para viver plenamente.
“A liberdade verdadeira não está na ausência de escolhas, mas na profundidade com que escolhemos viver conforme nossa essência.”
“A verdadeira liberdade não está em seguir apenas nossos impulsos momentâneos, mas em escolher viver uma vida que reflete nossa essência mais profunda. A liberdade genuína surge na contínua busca pelo saber.”
Cada pessoa é um mundo, mas eu sou vários. E, nos meus mundos, você terá toda a liberdade de escolher em qual deseja habitar.
Na vida adulta, encontramos o equilíbrio entre a liberdade de escolha e a responsabilidade de agir, transformando desafios em oportunidades de crescimento
Respeite a liberdade do outro de fazer suas próprias escolhas, ainda que incluam te deixar fora delas!
"Livre-arbítrio é aquilo que dá o benefício da escolha, sem dano às partes, exceto: estipular ao indivíduo que tudo é nada. Decida e se satisfaça com o que abraçou. É como o indivíduo que, exausto do trabalho, no gozo de seu descanso, decide ficar em casa, ouvindo música e lendo um bom livro ou encontrar os amigos, curtir uma praia e terminar em um barzinho. O livre-arbítrio da cristandade não permite escolhas. É tão falaciosa quanto hipócrita. É tão pífia quanto charlatã. É tão coativa quanto arbitrária."
Você não é livre por poder escolher o que quer fazer. É livre quando não tem que escolher coisa alguma! Um dia você vai entender que fazer o que NÃO quer, significa vencer o sistema e sair da Matrix. Vai por mim. Porque, escolher o que você quer, é priorizar aquilo que você julga ser importante para si. Enquanto que, na verdade, você está tomando uma decisão segundo todas as referências, dogmas e influências que sempre estiveram ao seu redor e que te fizeram escolher por eles. Ou seja, para quebrar o ciclo que te trouxe até aqui e te fazer parar de pensar como os outros, você precisa desejar fazer aquilo que não quer. Fica simples quando perdemos tudo e recomeçamos do zero. Por isso buscamos "zerar" nas férias ou não pensar em nada "sério" quando buscamos um momento de relaxamento. Mas, depois, voltamos ao mesmo lugar que sempre nos aprisionou e aprisiona.
Agora esqueça tudo que te falaram sobre a vida! A vida não é aquilo que te falaram e fizeram acreditar. Pare de dormir o sonho dos outros e acorde para os devaneios próprios. A sua sanidade será loucura para os outros. "Julgavam-me louco ao me verem dançar sozinho, aqueles que não conseguiam escutar a música e ver a banda passar".
Não tenho a pretensão de te explicar ou me fazer entender para você concordar ou não. Não tenho responsabilidade nenhuma sobre aquilo que não controlo e, acima de tudo, não quero controlar nada, por saber que não tenho responsabilidade alguma sobre as variáveis da vida.
Os jovens são contrários a essa ideia, pois querem ser se impor. Os adultos a refutam, pois não querem perder a sua efêmera segurança e razão social. Aos velhos só resta o arrependimento por não terem aceitado isso antes. Quando você compreender o que eu escrevo e fizer tudo ao contrário, vai ver que a vida vai ser surpreendentemente diferente.