Lei
... quando colocamos a nossa felicidade nas mãos de outra
pessoa, burlamos a lei divina
que nos diz - que felicidade, conquistamos com nosso esforço
e não com o aval de outrem.
Criar dependências não nos permite um segundo passo e sim, a estagnação
e de imediato caímos na armadilha da infelicidade desestruturara
consolidando o amargor que impede que visão de um outro dia.
A tão almejada paz social depende mais da virtude do cidadão do que da força normativa. A lei, por si só, não é forte o suficiente para fazer com que o "homem do mal" venha a se tornar um "homem de bem". É um ato de ingenuidade, portanto, imaginar que o rigor legal, tão somente, tenha o condão de intimidar o delinquente e, consequentemente, reduzir o número de crimes. Dependemos mais do rigor na aplicação do que do rigor na elaboração do emaranhado de leis.
“Ter coragem, às vezes, atender a lei do desapego. É parar de se lamentar, em vão, é parar de tentar trazer o que nunca mais voltará. É aceitar doer inteiro até florir de novo.”
Neemias 8
Esdras lê a lei
1 Quando chegou o sétimo mês e os israelitas tinham se instalado em suas cidades, todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel.
2 Assim, no primeiro dia do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembleia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender.
3 Ele a leu em alta voz desde o raiar da manhã até o meio-dia, de frente para a praça, em frente da porta das Águas, na presença dos homens, mulheres e de outros que podiam entender. E todo o povo ouvia com atenção a leitura do Livro da Lei.
4 O escriba Esdras estava numa plataforma elevada, de madeira, construída para a ocasião. Ao seu lado, à direita, estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias; e à esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 Esdras abriu o Livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o Livro, o povo todo se levantou.
6 Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém!" Então eles adoraram o Senhor, prostrados com o rosto em terra.
7 Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali.
8 Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido.
9 Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao Senhor, o nosso Deus. Nada de tristeza e de choro!" Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei.
10 E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá".
11 Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: "Acalmem-se, porque este é um dia santo. Não fiquem tristes!"
12 Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para celebrar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.
13 No segundo dia do mês, os chefes de todas as famílias, os sacerdotes e os levitas reuniram-se com o escriba Esdras para estudarem as palavras da Lei.
14 Descobriram na Lei que o Senhor tinha ordenado, por meio de Moisés, que os israelitas deveriam morar em tendas durante a festa do sétimo mês.
15 Por isso anunciaram em todas as suas cidades e em Jerusalém: "Saiam às montanhas e tragam ramos de oliveiras cultivadas, de oliveiras silvestres, de murtas, de tamareiras e de árvores frondosas, para fazerem tendas, conforme está escrito".
16 Então o povo saiu e trouxe os ramos, e eles mesmos construíram tendas nos seus terraços, nos seus pátios, nos pátios do templo de Deus e na praça junto à porta das Águas e na que fica junto à porta de Efraim.
17 Todos os que tinham voltado do exílio construíram tendas e moraram nelas. Desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia, os israelitas não tinham celebrado a festa dessa maneira. E grande foi a alegria deles.
18 Dia após dia, desde o primeiro até o último dia da festa, Esdras leu o Livro da Lei de Deus. Eles celebraram a festa durante sete dias, e no oitavo dia, conforme o ritual, houve uma reunião solene.
E assim segue a lei dos acertos
Em leilões e distribuições das posições
Quando a cabeça não se acerta
O corpo não se posiciona
E o coração não funciona.
DENTRO DA LEI
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Ao brincar de brincar amenizo esta culpa
de querer sem querer e ferir o consenso,
mastigar o que penso da chama que sinto
se lhe vejo tão perto; ao alcance da pele...
Galanteios zelosos me acodem aos poucos,
fantasias verbais entre tons bem amenos,
pra pescar um sorriso entreaberto em seu lábio;
pelo menos o cheiro da hora impossível...
Linha tênue que marca e vigia o mau gosto;
há um posto em minh´alma que me policia;
filtra gestos, olhares, inconveniências...
A criança que brinca de propor miragem
sabe quando a viagem requer meia volta;
solta o sonho igual pipa; com linha e cabresto...
A Prova de que a lei da ação e reação funciona:
O coração é um órgão que bate, bate...
mas frequentemente apanha.
Será que você já não possui as ferramentas de que precisa?
A lei do crescimento é somar, e não substituir.
Do contrário, se chamaria administração, não liderança.
É uma lei natural, por nós menosprezada, que a versatilidade intelectual é a compensação para mudanças, os perigos e as dificuldades. Um animal em perfeita harmonia com seu meio torna-se uma perfeita máquina. A natureza nunca recorre à inteligência, a menos que o hábito e o instinto sejam insuficientes. Não há inteligência onde não há mudanças nem necessidade de mudanças. Só desenvolvem a inteligência aqueles animais que tem que enfrentar uma enorme gama de perigos e necessidades.
(A máquina do tempo)
Sabedoria versus Insensatez:
Quem observa a Lei torna-se capaz de controlar seu próprio pensamento, e a sabedoria é a perfeição do temor ao Senhor. / Quem não tem capacidade não consegue ficar instruído, mas existe capacidade que aumenta a amargura. / A ciência do sábio é vasta como inundação, e o seu conselho é como fonte de vida. / A mente do insensato é como vaso quebrado: não guarda nenhum conhecimento. / Quando o inteligente ouve uma palavra sábia, ele a recebe e a enriquece. Quando o folgazão ouve uma palavra sábia, ele a despreza e a joga para trás.
A explicação dada pelo insensato é como fardo de viagem, mas na boca do inteligente encontra-se a graça. / A assembléia solicita o discurso do sensato, e reflete seriamente em suas palavras. / Para o imbecil a sabedoria é como casa em ruínas, e sua ciência é um discurso que não se entende. / Para o imbecil a instrução é como corrente nos pés e algema na mão direita. / O insensato ri alto, fazendo barulho; o sábio sorri discretamente. / Para o sábio a instrução é jóia de ouro, um bracelete no braço direito.
O imbecil entra numa casa apressadamente, mas o homem experiente mostra-se respeitoso. / O imbecil espia da porta o que há dentro da casa, mas a pessoa educada fica do lado de fora. / O mal-educado fica ouvindo atrás da porta, mas o homem prudente se envergonha de fazer isso. / Os faladores repetem o que os outros dizem, porém os sábios pesam suas próprias palavras na balança. / Os imbecis têm a mente na língua; os sábios têm a língua na mente. / Quando o injusto amaldiçoa Satanás, está amaldiçoando a si próprio. / O maledicente prejudica a si mesmo, e acaba sendo detestado pela vizinhança.
Eclo 21, 11-27
No tempo de Jesus, «Lei e Profetas» indicava todo o Antigo Testamento. Esta «regra de ouro» convida-nos a ter para com os outros a mesma preocupação que temos espontaneamente para com nós mesmos. Não se trata de visão calculista - dar para receber -, mas de uma compreensão do que seja o amor do Pai.
(nota de rodapé)
tudo o que você planta,
você colhe, isso é lei da vida.
'é, mas eu plantei amor e não colhi amor',
então, a explicação é uma só:
você plantou em solo infértil.
De Forma Justa e Honesta
(Antidoto à Lei de Gerson)
Na vida devemos tirar proveito de tudo e de todos;
porém, de forma justa e honesta;
e de modo que nossas ações venham causar impacto positivo a nós mesmos, mas sobretudo na vida das pessoas e na sociedade.
Autor: Donizete de Castilho, 06.04.2016.
Se eu odeio eu sou um transgressor da lei divina. Agora, se eu amo o meu amor cobre uma multidão de transgressores.
Pensamento do dia
Opostos
Quem disse que os opostos se atraem? Isso é apenas uma lei da física, não traga isso para sua vida diária, prova clara disso é que onde há luz não há escuridão, quer prova mais sobre opostos do que essa?
Quem duvida da lei da gravidade basta pular de um prédio de três andares ou duvidar de Deus, dando chance ao diabo de pular em cima dele, se tornando uma gravidade para sua própria família.