Lei
O criminoso pode evitar a punição da lei, mas não evita a punição de sua consciência que é um juiz que não perdoa ninguém.
Saibam ser maricões! Meninas que nasceram errado mas que não querem se conformar em seguir à lei da natureza.
Das coisas belas, umas são belas por natureza e outras por lei, mas as coisas justas não são justas por causa da natureza, os homens estão continuamente disputando pela justiça e a alteram também continuamente.
Tom pensou consigo mesmo que o mundo não era tão ruim assim. Descobria sem saber uma grande lei da ação humana, isto é, que para fazer um homem ou um menino cobiçar uma coisa basta tornar essa coisa edifício de ser alcançada. Se ele fosse um grande filósofo, como o autor deste livro, ele teria aprendido que o trabalho consiste em algo que o corpo é obrigado a fazer, e que brincar é algo que o corpo não é obrigado a fazer. E isso o ajudaria a entender porque fabricar flores artificiais ou pedalar uma máquina leve é trabalho, enquanto levantar bolas no boliche ou escalar uma montanha é diversão. Há cavalheiros ricos na Inglaterra que conduzem coches de quatro cavalos por mais de trinta ou quarenta quilômetros no verão, porque esse privilégio custa uma quantia considerável; mas, se lhes oferecessem um salário por esse trabalho, eles se recusariam a conduzir os coches.
Se o céu se abrisse de repente, não haveria lei. Não haveria regras. Haveria apenas você e suas memórias... as escolhas que fez, e as pessoas que tocou. Se o mundo fosse acabar, haveria apenas você e ele... e ninguém mais
Lei do Retorno.
Infelizmente fazemos parte de momentos, de interesses, de padrões, de sentimentos passageiros que às vezes deixam de ser regidos sentimentalmente. Uma hora somos próximos e em muito pouco tempo depois já não somos lembrados. A virtude da vida é que, do mesmo jeito que somos esquecidos, se fazem abandonados. Quem acha que deixar alguém de lado é uma solução, esquece da Lei do Retorno!
É como ela é rápida. O sorriso de hoje vira lágrimas amanhã! É sempre assim!
A lei do retorno é uma espécie de dívida imprescritível, que mais cedo ou mais tarde todos irão ao encontro do chamado acerto de contas.
Quando os amores naturais se tornam algo sem lei, eles não apenas fazem mal aos outros amores; eles próprios cessam de ser os amores que um dia foram - cessam de ser amor.
De nada serve a lei sem justiça, porque a sua simples criação tornou possível encontrar o meio de ilibar os ricos e penalizar os pobres.
A lei é a manifestação contínua da presença de Deus - não uma razão para acreditar na sua ausência.
Amor invoca amor e ódio invoca ódio. Tudo aquilo que nós damos retorna para nós. Essa é uma lei eterna. Assim, tudo aquilo que você deseja receber, é aquilo que você deve dar ao mundo. Você não pode receber flores em retribuição a espinhos.