Lei
Lily-Trotters
Como eu amo a tua lei! É minha meditação o dia todo. - Salmo 119: 97
A jacana é uma ave tropical única. Tem pernas finas com longos dedos salientes, permitindo-lhe saltar em ervas daninhas flutuantes ou passear lírios. Foi-lhe dado o apelido de "lírio-trotador". Mesmo sendo capaz de voar majestosamente, parece contente deslocar-se preguiçosamente de flor para flor ou desviar-se lentamente rio abaixo.
Muitos cristãos são como o pássaro jacana na leitura da Bíblia. Eles pulam na superfície, iluminando alguns versos favoritos que são bonitos e reconfortantes. Mas eles não aprendem as verdades mais profundas da Palavra de Deus que podem estabilizar suas vidas. Eles raramente passam tempo estudando suas Bíblias.
O salmista meditou na Palavra de Deus ao longo do dia e ganhou grande entendimento e sabedoria (119: 97-104). Como crentes, seria sensato seguir o seu exemplo. Buscar as Escrituras diligentemente (Atos 17:11) nos levará a crescer em nosso conhecimento da verdade de Deus, de modo que entendamos como o Senhor quer que vivamos e sirvamos a Ele.
Não percorra levemente a superfície de alguns textos de escolha. Evite ser um “lírio-trotador”. Em vez disso, suba a novas alturas de compreensão espiritual.
Buscar as Escrituras é a nossa necessidade de
ganhar nova força e luz,
pois lá encontraremos os preceitos de Deus
para guiar nossos passos corretamente. HGB
Quando você estuda a Bíblia como "acertar ou errar", você sente mais do que você bateu. Henry G. Bosch
Influência da mãe
Não abandone a lei da sua mãe. - Provérbios 1: 8
É minha convicção que muitas mães ocuparão uma posição mais elevada no reino de Deus do que muitos líderes cristãos proeminentes que poderíamos esperar encontrar em lugares de maior honra.
Pense em alguns dos grandes homens da Bíblia como Moisés, Samuel e Timóteo. Onde eles estariam se não fosse por suas mães orantes, guiadas pelo Espírito? Pense em Agostinho, John Newton e os zelosos Wesleys; seus nomes podem nunca ter iluminado as páginas da história se não fosse pela influência abençoada de mães piedosas!
As simples orações de nossos lábios infantis eram apenas ecos do coração de nossa mãe. Será que podemos esquecer as carícias suaves das mãos de bênçãos em nossas cabeças quando nos ajoelhamos ao lado de nossas camas? Podemos deixar de lembrar suas vigílias noturnas, suas temporadas de intercessão, sua Bíblia bem marcada e suas palavras de advertência? Suas ações falaram eloqüentemente dAquele que nos ensinou sobre o maior amor de Deus.
Que tragédia negligenciar o conselho de uma mãe piedosa! Que conseqüências eternas para rejeitar o seu Deus! Se você se desviou de seus ensinamentos, volte-se para Cristo antes que seja tarde demais e certifique-se de encontrá-la no céu. “Não deixes a lei da tua mãe” (Prov. 1: 8).
Quando a mãe orou, ela encontrou um doce descanso,
quando a mãe orou, sua alma foi abençoada;
Seu coração e mente em Cristo ficaram,
e Deus estava lá quando minha mãe orou! —Anon.
Mil homens podem construir uma cidade, mas é preciso uma mãe para fazer uma casa. Henry G. Bosch
Lei e graça
Ele condenou o pecado na carne, para que o justo requisito da lei pudesse ser cumprido em nós. - Romanos 8: 3-4
Enquanto viajava em uma rodovia interestadual, observei uma interessante analogia da relação entre lei e graça. Eu vi motoristas parados por tropas estaduais, lembrando-me que a lei sempre permanece em vigor. Mas também observei que, se permanecesse no fluxo de tráfego, precisaria de graça, pois quase todo mundo estava excedendo o limite de velocidade. No entanto, não vi nenhum motorista sendo parado por simplesmente manter o tráfego. Isso me lembrou que, quando violamos a lei de Deus, merecemos punição, mas Ele trata graciosamente de nós.
Pode ser possível obedecer a todas as leis de trânsito, mas no fluxo de tráfico da humanidade existe outra lei - a justa lei de Deus - que todos violaram (Romanos 3: 10,23; 5:20). No entanto, Deus graciosamente cancela nossas violações de Sua lei quando pessoalmente colocamos nossa confiança em Jesus e cremos que Ele morreu por nossos pecados. Então Deus nos coloca em um novo relacionamento com a lei e consigo mesmo (8: 1).
Isso não é tudo. Ele nos liberta do poder do pecado, dando-nos o Seu Espírito Santo, que nos ensina a amar e obedecer a Cristo. Isso realmente resulta em “o justo requisito da lei” (v.4) sendo cumprido em nós!
Pense nisso. O mesmo Deus santo que exige justiça também fornece o caminho para obtê-lo.
Embora libertado da lei com seus severos mandamentos -
Não mais governado por suas duras exigências
-, sou limitado pelo amor de Cristo e sou livre
para viver e agir com responsabilidade. —DJD
A lei de Deus nos mostra uma necessidade que somente a graça de Deus pode suprir. Dennis J. DeHaan
A primeira lei é ser capaz
A segunda lei é seguir a primeira
A terceira lei é acreditar que pode realizar as leis anteriores.
A quarta lei é se mexer, porque um corpo parado em um mundo movimentado, morre atropelado, e você não quer estar em um capor de um carro a ser levado. Acredite quem dirige o carro nem sempre sabe a qual direção seguir, mas sempre chegamos ao nosso destino.
HÁLITO DE MENTA, VOCÊ QUER?
Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. —Gálatas 6:2
Há um novo site na internet para ajudá-lo a dizer a seu colega de trabalho aquilo que você receia dizer pessoalmente. Comentários como: “Hálito de menta seria uma boa ideia hoje”; “o toque do seu celular está muito alto” ou “seu perfume/colônia é sempre muito forte”. Você enfrenta problemas como esses de forma anônima, através de um correio eletrônico enviado pelo site.
É compreensível que sejamos cuidadosos ao falarmos com outras pessoas sobre algo que nos incomoda. Mas quando se trata de confrontar o pecado de outros crentes, o assunto torna-se sério. Gostaríamos de fazer isso anonimamente, mas devemos fazê-lo face a face.
Encontramos alguma direção para confrontar o cristão que está vivendo em pecado em Gálatas 6:1-5. O primeiro requisito é que devemos estar próximos do Senhor e que não nos consideremos superiores àquele que está em pecado. Depois, temos que olhar para a situação visando a restauração da pessoa, não trazendo condenação. Precisamos ter um “espírito gentil”, o tempo todo, cientes de que também podemos ser tentados. Jesus deu instruções que podem nos ajudar com as questões de pecados que praticamos contra nós mesmos (Mateus 7:1-5; 18:15-20).
Com a capacitação de Deus, podemos corajosa e sensivelmente confrontar e restaurar outras pessoas. —AMC
Para ajudar outros em seu retorno a Cristo, ande com eles, mostrando-lhes o caminho. Anne Cetas
ACEITAR AS REGRAS
O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor. —Romanos 13:10
Quando ensino redação, explico que, geralmente, é melhor usar as palavras ou frases mais curtas quando elas devem ser escritas em série no início da enumeração, como neste exemplo: “artes e letras” e “vida, liberdade e busca da felicidade”. No início de minha carreira, explicava que dessa maneira soava melhor, mas depois descobri uma “regra para corroborar esse item”. Os autores aceitam melhor as mudanças editoriais, quando posso mostrar-lhes uma regra, do que quando somente digo: “Confie em mim.”
Esta é uma atitude típica da natureza humana. Temos uma relação de amor e ódio com as regras. Não gostamos das regras, mas sem a presença delas nos sentimos inseguros em determinar o certo e o errado.
O relacionamento de Deus com Adão e Eva foi alicerçado em amor e confiança. A única regra necessária era aquela que os protegia do conhecimento que terminaria em morte. Mas quando a desobediência quebrou esta confiança, Deus adicionou mais regras para proteger o teimoso casal e seus descendentes.
Em Cristo, Deus proclamou mais uma vez que a vida que Ele deseja para nós não se fundamenta em regras, mas em um relacionamento. Assim como Paulo escreveu, todos os mandamentos podem ser resumidos em uma palavra: amor. Por estarmos “em Cristo”, podemos desfrutar da paz com Deus e com os outros — não porque existe uma regra, mas porque há amor. —JAL
A maior força na terra não é o constrangimento da lei, mas a compaixão do amor. Julie Ackerman Link
INDESTRUTIVEL!
Constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel. —Hebreus 7:16
O ônibus espacial retorna à atmosfera terrestre em velocidade 25 vezes mais rápida que a do som. A fricção causada pela resistência do vento aumenta a temperatura exterior das naves espaciais em 1.648 graus Celsius. Para evitar que o ônibus se queime, 34 mil placas separadas protegem a sua parte inferior. Estas placas devem ser praticamente indestrutíveis contra fricção em alta velocidade.
Neste mundo de morte e decadência, nada é verdadeiramente indestrutível. Mas a Bíblia nos fala de uma vida indestrutível. Comparando o Senhor Jesus com o que já está estabelecido por leis, somos avisados: “[Cristo] constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel” (Hebreus 7:16). A palavra grega “indissolúvel” é melhor traduzida por “indestrutível”.
O Messias é o nosso Grande Sumo Sacerdote, cujo sacerdócio exigiu dele Seu próprio sacrifício de morte por nossos pecados. Sua ressurreição garante eterna redenção àqueles que se arrependem e creem nele.
A perda da saúde, relacionamentos ou finanças podem nos fazer sentir com a vida destruída. Mas para um cristão, nada poderia ser mais distante da verdade. Pela nossa união espiritual com Cristo, temos a promessa de que compartilharemos de Sua vida indestrutível. —HDF
Nada pode abalar os que estão seguros nas mãos de Deus. Dennis Fisher
TÚMULOS CAIADOS
Vós [...] tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé. —Mateus 23:23
À medida que estudo a vida de Jesus, um fato constantemente me surpreende: o grupo que deixou Jesus mais zangado era aquele que mais se parecia com Ele. Jesus obedeceu a Lei de Moisés e citou líderes fariseus (Marcos 9:11-12; 12:28-34). No entanto, Ele escolheu os fariseus para os Seus ataques mais fortes. Ele os chamou de serpentes, raça de víboras, tolos e hipócritas (Mateus 23:13-33).
O que provocou tais explosões? Os fariseus devotaram suas vidas para seguir a Deus, entregaram um dízimo exato (Mateus 23:23), obedeceram todas as leis do Torá, e enviaram missionários para ganhar novos convertidos (Mateus 23:15). Contra os relativistas e secularistas do primeiro século, eles se mantiveram firmes aos valores tradicionais.
Não obstante, as impetuosas repreensões públicas de Jesus contra os fariseus mostram a seriedade com a qual Ele via a peçonhenta ameaça do legalismo. Os seus perigos são ardilosos, escorregadios e difíceis de definir. Acredito que estes perigos ainda são uma grande ameaça nos dias atuais.
Jesus condenou a ênfase no que é externo: “[…] limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança” (Mateus 23:25). Expressões de amor a Deus se tornaram formas de impressionar os outros.
A prova de maturidade espiritual não é a medida da sua “pureza”, mas a percepção da sua impureza. Essa mesma consciência abre a porta para a graça de Deus. —PY
O legalismo destrói o nosso bom relacionamento com Deus. Philip Yancey
"Vamos viver nas virtudes, no amor ao próximo e vivenciar a Lei do Amor
Eu me pergunto qual a necessidade de ser ganancioso, soberbo, tentar ser melhor do que os outros, ser maldoso e tentar tirar proveito em tudo.
Não levaremos nada desse mundo!!!
Viemos como aprendizes e professores.
E se não aprendermos a lição, inexistirá um crescimento emocional, uma evolução espiritual, e a vida se tornará efêmera.
Viemos para servir e somos instrumentos de Deus!!!
Vamos viver nas virtudes, no amor ao próximo e vivenciar a Lei do Amor em sua plenitude!!!
Deste esplêndido espetáculo que é a vida, grande dádiva de Deus, levaremos somente os bons momentos, o amor da família, as boas amizades e as boas obras.".
EM QUE REINO VOCÊ VIVE?
Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te livrou da lei do pecado e da morte. —Romanos 8:2
Eu estava trabalhando para uma companhia de petróleo em Singapura quando um inspetor de outra companhia veio visitar. Ele veio fiscalizar um carregamento de óleo destinado ao seu país, que estava em guerra. Quando ouviu o som agudo de aviões de combate passando acima, ele instintivamente correu para se abrigar. Desconcertado, explicou: “Desculpe-me, pensei que estivesse em casa”. Ele fez o que teria feito se estivesse em seu país ferido pela guerra.
É fácil ao cristão mergulhar de novo nas velhas condutas pecaminosas por puro hábito, por causa das muitas tentações deste mundo. Mesmo estando “mediante Jesus Cristo” como Romanos 1:8 diz, algumas vezes vivemos como se estivéssemos “em pecado”.
Deus pagou um preço muito alto para nos tirar do reino do pecado. Ele o fez “enviando seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado” (Romanos 8:3). Devemos agora ser governados pela “lei do Espírito da vida”, não pela “lei do pecado e da morte” (v.2). O apóstolo Paulo insiste conosco a “cogitar” das “coisas do Espírito” (v.5). Isso significa que recebemos nossa orientação da Palavra de Deus, ao sermos guiados pelo Seu Espírito.
Quando for tentado a retornar a velhos hábitos pecaminosos, você, ao invés disso, deixará que o Espírito Santo que habita em você o ajude a ser mais consistente com sua posição “em Cristo”? —CPH
Quando você nasce de novo, torna-se um cidadão do céu.
C. P. Hia
A lei da atração não existe, é tudo uma mentira pra servir como lição pra nós nos tornarmos pessoas melhores.
A vida da Dona Estamira
Seu coração é meu trono
Seu amor é a minha Lei
Estamira na missão sem abono
Revela os mistérios do Rei.
Que incluem morte e sonhos amargos
Na âncora do destino em formato humano
de pensamentos tão aflitos e largos.
Recompensa dada às portas do engano
Essa é a sentença do jugo e vitupério
Quem condena crime e inocência.
Sem virtuosos, só espertos ao contrário.
No cativeiro, aguardam Divina Providência.
Os mortais são iguais antes dos julgamentos
Sem qualquer prova e motivo proclamado
Por um juiz inflexível que lança tormentos
O Trocadilho seduz a humanidade, vil pecado
Na estrada da vida está um abismo fatal
Onde o homem cego tropeça em cilada
com engenho esconde a carícia do mal
Ignora o destino, aguarda a emboscada
A lei de Deus é tão poderosa, que faz... Somente sendo alienado, para não notar... Por isso não podemos seguir problematizando e negativando... Segue então positivando! 👍🏻
Cristo carrega em Seu corpo as provas de que os salários da Lei, do pecado e da morte foram pagos satisfatóriamente.
A vida e o tempo hão de testemunhar a infalível Lei do Retorno, a todos... Cada qual, com seus merecidos frutos.
A mesma lei natural que não impede uma criança de vir ao mundo é a mesma de um casal de praticar o coito,aborto não.