Lealdade
A Terra não prende ninguém e é uma enorme perda de tempo se prender às coisas terrenas. A Terra é receptora do início e do fim. Terra é deslocamento, germinação e frutos que geram novas germinações e novos frutos, logo tudo é, incansavelmente, cíclico neste ambiente que serve de berço para as renovações. Tudo está ligado a este movimento que faz com que a Terra permaneça sendo este estágio contínuo para as diversas vidas cíclicas. Se as vidas transitórias se eternizassem na Terra seria ela, a Terra, quem morreria. Todas as vidas, na Terra, que estão mais próximas da eternidade servem de sustentação para as vidas transitórias, como algumas árvores, por exemplo, mas, ainda assim, apesar da sua durabilidade, não são imortais. É a letalidade, justamente, que mantém a Terra viva, forte e capaz de agregar e suportar tantos desenlaces
Quem tem um espírito do bem, consequentemente suas ações são desprovidas de má fé e sem qualquer arbitrariedade, é amigo de verdade, cuja as intenções são limpas e transparentes, confia na proteção das forças supremas e espera com a consciência em paz que o destino se cumpra e as covardias à sua volta se revertam em ensinamentos para os que estão dispostos a aprender, evoluir e amadurecer sabe a importância desta soma:
DEUS + O TEMPO = JUSTIÇA
O amanhecer não depende do canto dos pássaros, do sol dourando e aquecendo lentamente a terra, das flores coloridas desabrochando como uma moldura viva a céu aberto. Sequer, o amanhecer, depende da nossa vontade, da nossa expectativa ou da nossa existência. O amanhecer só precisa que a noite, gentil e gradativamente, se retire amparada pelo enfraquecer do luzir das estrelas para que o Tempo nos conceda mais uma oportunidade de ver o dia acontecer começando por ele, o amanhecer.
Às vezes, nem nós mesmos nos conhecemos a fundo. Desconhecemos o poder das nossas palavras, seja para o bem ou para o mal, a nossa capacidade de magoar ou despertar alegria, o potencial das nossas ações e o reflexo de tudo isso na influência das reações à nossa volta até que nos depararmos com alguém igual a gente e aí então nos damos conta de quem realmente somos e do que somos capazes, seja para expandir as nossas boas energias ou limitar as nossas ousadias.
Quando deixamos fluir o que somos corremos riscos, mas ainda assim vale à pena, e àqueles que, iguais ou não a nós, estiverem atentos saberão identificar o propósito de sermos como somos e como podem aproveitar o melhor do nosso ser.
O que tenho para oferecer como pessoa é passível de agradar ou ser compatível com todos os gostos. Amargos, doces, azedos, salgados, gelados, quentes. Tenho, inclusive, o que oferecer aos insípidos.
O nosso pensamento e a nossa fala são territórios que devem, exclusivamente, ser dominados por nós, não permita que os invadam, nem os dominem, com exceção se estiveres em território alheio.
O caráter não está relacionado à uma questão genética, e sim dentre as opções de escolha. Não está simplesmente nas ações, mas sim na consciência. Não é momento, é uma vida.
O culto ao sofrimento mantém as pessoas sob o tormento da culpa, dos medos, da dependência e da incapacidade de se responsabilizar pelas suas transformações, atribuindo a outros e a ações terceirizadas a competência para restaurá- las e fortalecê- las diante da jornada que lhes pertence.
É muito comum dizermos que conhecemos uma pessoa só porque convivemos com ela no trabalho ou num núcleo religioso, e temos a mais absoluta certeza de que a conhecemos "muito bem", porém, por vezes, esta certeza não passa de um fatídico engano, pois nem mesmo conhecemos, de verdade, os membros das nossas famílias os quais, muitas vezes, vimos nascer e acompanhamos seu desenvolvimento e trajetória, cujo convívio é diário ou frequente, intenso, explícito e aparentemente são todos transparentes.
Quanto mais valor "emocional" agregamos ao valor "real" do dinheiro, mais pobre fica o nosso espírito, e mais comprometidos ficam os nossos valores.
Alcançar um patamar de liberdade interior que nos permita ser livres para sermos livre é uma das maiores conquistas do homem.
As más influencias encontram terra fértil em corações e mentes dotadas de lacunas nos valores e princípios que dão a autonomia às pessoas para serem mais resistentes e maiores do que as investidas e encantos do mundo das fraquezas.
Não procuro a companhia de algumas pessoas não pela razão de serem desagradáveis, de não me acrescentarem como pessoa ou contribuírem com o meu aprendizado social, mas para não ter a oportunidade de dizer-lhes que algumas das suas outras companhias as tornam pessoas mal acompanhadas.
leitura abre a mente e faz germinar o saber, mas quando somos afoitos e ansiosos na absorção do seu conteúdo podemos acabar sendo mantidos na ignorância por fazermos uso imediatista da informação sem sequer analisá- la quanto a sua verdadeira qualidade.
Nem nós adultos estamos sempre certos sobre as nossas escolhas, sendo assim as crianças também são livres para escolherem mudar seus planos infantis e decidirem não realizar nenhum deles. É um direito delas surpreenderem-se com elas mesmas diante da possibilidade de sonhar novos sonhos quando não mais residem no mundo encantado tão necessário na infância.
Filhos não são árvores, são pássaros. Árvores são os pais; estes devem se preservar apenas como portadores do ninho confortável e seguro para onde os pássaros gostam de voltar, se alimentar e descansar a fim de recuperarem as forças ou ganharem novos estímulos para voarem.
Quem abandona um amigo por causa de um amor está provando que o seu caráter é frágil e inconsistente, bem como não saber agregar valores à sua vida, e sem valores, com o passar do Tempo, poderá encontrar-se sozinho e sob o desprezo e a humilhação de quem foi super valorizado, como também sob a desconfiança de quem foi ignorado, diante de um possível arrependimento pelo desprezo dado.
FAMÍLIA É TUDO. É parceria, amor, abrigo, socorro, apoio, colo, aconchego, amizade, incentivo e tantos outros adjetivos que cabem nessa instituição tão comprometida com algumas fragilidades, mas ainda assim tão importante e fundamental. FAMÍLIA é tão forte como referência na vida do ser humano que pode até, inclusive, ser a razão dos desvios e fracassos de seus membros.