Nota: A citação apareceu originalmente na peça "A Trágica História do Doutor Fausto" ("The Tragicall History of the Life and Death of Doctor Faustus", no título original), de Christopher Marlowe. Porém, ganhou popularidade ao aparecer na HQ "V de Vingança", de Alan Moore.
...Mais
1.2 mil compartilhamentos
O homem é o arquiteto de seu próprio destino.
Em latim: suae quisque fortuna faber est.
Quem estudou latim se lembra que a palavra "feliz" é felix, que significa também "fértil". Felicidade é sinônimo de fertilidade. Fertilidade não é apenas gerar outras pessoas. Fertilidade é impedir que a vida cesse na sua múltipla condição. Fertilidade é dificultar a desertificação dos nossos sonhos. Fertilidade é fazer com que não haja a esterilização do nosso futuro. Ser feliz é sentir-se fértil.
Tempo:
Do latim, tempus, temporis.
Rei dos sentimentos.
O julgador, o promissor, o indomável, o enigmático, o inestimável.
Curador.
Egocêntrico, porém inteligente.
A resposta para todas as perguntas, mas uma pergunta sem resposta.
A palavra Amor vem do latim - amor - e tem três significados.
- Eros: o amor saudável e necessário entre dois seres humanos, que se buscam, se encontram, ou se desencontram.
- Philos: o amor pelas artes.
- Ágape: é o que eu chamo de amor-amizade, aquele amor que está além do ato de gostar. Quando Jesus nos diz "Amai-vos uns ao outros." ele aplica a palavra amor no sentido da Ágape.
Eros e Philos são boas definições mais o verdadeiro sentido do amor é a Ágape.
Existe uma frase em latim que me chama muito a atenção: "Carpe diem", ou seja, "aproveite o dia".
Aproveite ao máximo o agora, ou até mesmo aproveite o tempo presente, usufruindo dos momentos de agora antes que eles vão embora, sem pensar no mundo lá fora.
A palavra "respeito" significa "olhar novamente”, ou do latim respicere que significa “olhar para trás”, olhar além da primeira impressão e estar disposto a ver o que não está óbvio. Nós mesmos precisamos de respeito para limpar nossos egos. Quando estamos dispostos a olhar para uma nova luz, sem julgamento, adquirimos uma maior confiança e coragem em nossas vidas. Aprendemos a aceitar nossas limitações e ficamos dispostos a ampliar nossos horizontes e limites para viver a vida mais completamente. Respeito para com os outros no aprendizado é fundamental. Quando vemos as pessoas sob uma nova luz, damos a elas o espaço que precisam para crescer e não as limitamos pelas nossas expectativas ou julgamentos.
A mais antiga oração em honra da Santíssima Virgem Maria:
Em latim - Sub tuum præsidium confugimus, Sancta Dei Genetrix; nostras deprecationes ne despicias in necessitatibus nostris, sed a periculis cunctis libera nos semper, Virgo gloriosa et benedicta. Amen.
Em português - À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades; mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.
A palavra feliz vem do latim felix que significa fértil. Então não espere que uma pessoa seca queira ver alguém feliz. Azedos contaminam. E geralmente se atraem e se toleram.
A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:
“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)
Ca-rên-cia. Substantivo feminino. Do latim ‘carentia’. Falta do preciso. Necessidade. Privação. Carência afetiva, ausência total ou parcial de laços afetivos. E, na minha opinião, mulher carente atrai canalhas. Cuidado!
Liberdade tem origem na palavra em latim, LIBER (livre), tem a mesma origem do Grego ELEÚTHEROS, que também significa “livre”. Mas o que é realmente ser livre? O que realmente significa liberdade?
Às vezes deparamos com situações em que perguntamos a nós mesmo qual é o preço da liberdade. A questão é se somos realmente livres, ou se estamos ligados de alguma forma a um sistema interdependente onde cada um é livre até um dado ponto especifico.
Liberdade é poder escolher a melhor forma de viver sem ultrapassar os limites estabelecidos pela lei. Mas se estes limites existem, será que de fatos estamos livres?
Não existe liberdade na sociedade, nós apenas temos a possibilidade de escolher entre algumas das coisas pelas quais não somos punidos juridicamente.
A liberdade não esta em ser ou fazer, mas é em sentir os nossos próprios sonhos, desejos e formas de viver que supostamente avaliamos como o certo. Os nossos pensamentos que nos deixam livre, a liberdade de expressão, a vontade de falar aquilo que é nosso, é interno, é sadio.
Devemos buscar a liberdade com o conhecimento, nada mais digno de conhecer as leis que regem o mundo e lutar por aquilo que conhecemos profundamente, em ser livre para manifestar suas ideias, seus pensamentos, sua forma de ver o mundo, sua forma de avaliar cada gesto e ato e saber exatamente aquilo que esta fazendo.
O preço da liberdade é a vida, seus bens materiais, sua família, é por de lado seus ideais, suas vontades pessoais, seus sentimentos, sua visão de mundo limitada.
Não existe liberdade de fato, a liberdade está apenas na força desta palavra. O mundo não nos deixa ser livres, estamos a mercê de opiniões tarjadas pela sociedade falha, por um sistema corrupto, e por relações que visam apenas interesses particulares. Nós não pensamos no próximo, apenas avaliamos o melhor para nós mesmos e deixamos que o tempo se encarregue de fazer o resto.
É como disse Barão Montesquieu: “Liberdade é o direito de fazer tudo àquilo que a lei permite”.