Lâmpada
"Com o tempo
os gênios ficam esquecidos
ou aprisionados numa lâmpada mágica,
e eu prefiro ser um simples poeta,
porque um poeta é livre
e será sempre lembrado,
apenas com o que se pensou
e o que no papel transcreveu."
Abat-Jour
A lâmpada acesa
(Outrem a acendeu)
Baixa uma beleza
Sobre o chão que é meu.
No quarto deserto
Salvo o meu sonhar,
Faz no chão incerto
Um círculo a ondear.
E entre a sombra e a luz
Que oscila no chão
Meu sonho conduz
Minha inatenção.
Bem sei... Era dia
E longe de aqui...
Quanto me sorria
O que nunca vi!
E no quarto silente
Com a luz a ondear
Deixei vagamente
Até de sonhar...
(Extraído de Cancioneiro – PDF Ciberfil Literatura Digital - Página 7)
A malicia do gênio não está em livrar-se da lâmpada , nem muito menos realizar seus três desejos, e sim fazer com que eles não se realizem.
Que a chama não se apague, e que não se acenda e apague como uma lâmpada com defeito. Que não seja como um luz fluorecente, como uma lâmpada incandescente, não como a luz do sol que brilha forte e que deixa marcas de queimaduras. Talvez que seja como a luz da lua, que aparece sempre no fim do dia, ou não. Mas com a certeza de que ela sempre vai existir, esperando ou não, ela vai aparecer, mesmo que o brilho se esconda em dias negros de chuva, eu sei que a luz estará lá, sei que ela vai brilhar e não vai morrer...
"Uns Pedem ajuda a Lâmpada mágica na espera que saia um Gênio, outros aos Astros na espera que as constelações mostrem oque buscam e outros consultam Cartas então nada acontece; Então eu apenas me ajoelho e consulto ao meu DEUS e com apenas um grã de mostarda de minha fé,Movo Montanhas."
O sentimento de ”poder” para o homem é vital como a energia de uma lâmpada é para a lâmpada... O poder nasce da vontade de ser e, esta, resulta na iniciativa, construção e serviço. Para se construir algo é necessário, antes de tudo, avivar n’ alma o sentimento da possibilidade.
A nossa lâmpada torna-se especial quando brilha no passado e apaga-se no presente para brilhar no futuro.
Não é fase, é defeito.
Se sua lâmpada para de funcionar de vez em quando, você diz que ela está passando por uma fase ruim ou que ela está com defeito?
Para de tentar melhorar as coisas mentindo para si mesmo.
Se algo tem um defeito, só iremos consertar quando admitirmos isso.
Mas seja sincero consigo mesmo, nem tudo tem conserto.
Se iluminar é acender o interior com a lâmpada da verdade,preencher o coração com coisas boas,procurar cada vez mais se conhecer e se libertar!
E se eu pudesse ter a chance de realizar um único pedido? Naquela lampada mágica que eu jurava ser especial. Não sei se pediria você em minha vida para sempre. Confesso, que já fiz esse pedido em outros amores eternos do passado, onde eu dizia que seria o certo e eu acabava descobrindo que de certo só na minha ilusão de achar que teria você só pra mim. Não mentirei, ficarei tranquilo, pois, a realidade se tranquiliza aqui dentro, como um ser sincero. Sabendo das suas consequência e sabendo que é preciso ser sábio para falar e para tomar determinadas atitudes. Eu apenas vou viver, viver o agora contigo. Segurar a tua mão, com o pensamento em vários tópicos e em você. Não é insegurança, é apenas certeza que o para sempre pode ter fim, pode durar até menos de vinte e quatro horas. Posso dizer que é medo de se machucar, é verdade. O amor tem fim, porém, quero ter a certeza que aquele amor valeu a pena e que o fim foi necessário, porque na vida nada é por acaso.
Tenho três pedidos para fazer para a minha lâmpada mágica, dois desses pedidos ainda não tenho certeza e pedirei depois. O pedido restante vou deixar reservado para um transformador.
- Transformador? Qual a importância disso?
- Transforma dor em alegria, rejeição em amor, desespero em esperança e maldade em bondade.
Nem toda mulher obrigatoriamente terá medo de baratas e nem todo homem vai saber trocar a lâmpada quando queimar.
Queria ser dessas mulheres frágeis que se desesperam quando quebram uma unha, que não trocam lâmpadas, não apertam parafusos, muito menos emendam um fio quando se parte.
Queria ser dessas mulheres delicadas que não trocam pneu, que jamais observaram o barulho estranho do motor e nem sabem calibrar pneu. Que não tem calos na mão.
Queria ser dessas mulheres inseguras, que sempre precisa de opinião para tudo.
Queria ser dessas mulheres lindas, pele impecável, unhas maravilhosas, cabelos arrumados, exalando perfume , que ficam horas no salão.
Queria ser dessas mulheres que gritam e pedem socorro ao cruzar com uma barata.
Mas, Deus me fez dessas mulheres “pau para toda obra” como diz minha mãe, rss...forte, decidida, que tenta resolver os problemas, que troca o pneu sem nem lembrar que a unha pode se quebrar. Que se atrasa porque teve que administrar casa, filhos, finanças, carreira e amores... que sabe exatamente onde quer chegar, mesmo que o mundo conspire contra. Que assume os erros que cometeu, recomeçando sempre q for preciso.
Sou dessas mulheres que tem dias que fede a água sanitária e fritura. Que nem sempre tem os cabelos impecáveis por conta do suor que exalou arrumando a casa ou lavando a roupa.
Entretanto, nós, chamadas de “mulheres FORTALEZA”, também temos nossas fraquezas e sensibilidades. Talvez não tão perceptíveis, como nas mulheres ditas “frágeis”, mas possivelmente muito mais intensas, profundas e dolorosas. Justamente por sermos fortes e não termos o direito de chorar...
É bem verdade que, na maioria das vezes, não necessitamos que resolvam os nossos problemas, já que somos capazes de matar um leão por dia na busca de nossos objetivos e sonhos. Porém, sempre precisaremos de alguém para nos dar o combustível para sermos o que somos: O AMOR.