Lado Emocional
Poupar o semelhante de um possível desequilíbrio emocional é procurar tratar escandalosamente de suas próprias chagas com doçura e olhar para a ferida alheia com ternura
A Presença de Jesus em sua vida é fundamental para sua cura e restauração emocional. “Sempre que pensei que Ele não apareceria para mim, Ele sempre esteve lá. Estou convencido de que Ele é a Presença paciente perfeita que me guia, direciona e conduz todos os dias da minha vida, trazendo cura, restauração e repondo tudo o que o inimigo tentou destruir e roubar.
Cuide de sua saúde emocional e mental. Cuide de sua aparência
e se comporte com o respeito que você merece.
Pode o sofrimento trazer crescimento emocional e espiritual?
O que seria de nossas vidas sem os sofrimentos, tristezas e desalentos que, ao longo do tempo, promovem nosso crescimento e fortalecimento espiritual e emocional, moldando nossa capacidade de amar?
Esses sofrimentos são a base do nosso amadurecimento. Com o tempo, ampliam nossa visão de mundo e dos relacionamentos, através de experiências que nos proporcionam o conhecimento necessário para viver com excelência e resiliência diante das adversidades.
Cada sofrimento, cada lágrima, cada dor nos fortalece, especialmente quando aprendemos a ouvir a voz amorosa do nosso Deus e criador, que pacientemente nos guia de volta aos caminhos da santidade e do primeiro amor.
Quanto mais amamos e nos doamos em favor daqueles que estão perdidos e desamparados, tanto emocional quanto espiritualmente, mais compreendemos que o amor é o único caminho para experimentar seu poder curador e libertador, tanto em nossas vidas quanto na vida daqueles que nos cercam.
Nenhuma dor emocional dói mais do que o desprezo e a rejeição. Se até Jesus, a quem tanto amamos, teve um Judas que o traiu apesar de tê-lo amado e chamado de amigo, quem somos nós para esperar algo diferente? Estamos rodeados por pessoas que falam de amor, mas negam sua eficácia através de suas atitudes.
Como Resolver o Problema, Se o Problema Sou Eu?
Desde a nossa queda, tanto emocional quanto espiritual, percebemos que o maior obstáculo a ser superado reside em nós mesmos. Muitas vezes, buscamos ferramentas espirituais para enfrentar essa batalha interior. No entanto, a verdadeira vitória só é alcançada quando lutamos o bom combate da fé, manifestando a graça divina através de uma fé inabalável, sustentada pelo amor eterno que Deus nutre por cada um de nós.
Compreender que somos a própria manifestação da graça divina é fundamental. Essa revelação tem o poder de curar nosso interior, libertando-nos das transgressões e iniquidades que nos aprisionam. A fé inabalável em Deus e em Seu amor incondicional é a chave para a transformação e a superação de nossos próprios limites. É através dessa fé que encontramos a força para enfrentar nossos desafios internos e trilhar o caminho da cura e da redenção.
Quando nossa mentalidade não acompanha nossa maturidade espiritual e emocional, vivemos uma vida vazia e estéril. Não conhecemos a verdadeira sabedoria, fruto do conhecimento de quem somos em Deus e de quem Ele é em nós.
Compreenderemos que não é a nossa condição intelectual, emocional ou nossa capacidade que nos mantém íntegros e firmes diante das adversidades da vida, mas sim o nosso posicionamento diante de Deus, em santidade, através da compreensão e prática dos princípios da Sua graça.
"A qualidade de nossas vidas e a saúde espiritual, emocional e intelectual delas serão equivalentes à qualidade de cada palavra, pensamento e sentimento expressos mediante atitudes fundamentadas no amor."
"Conhecemos a graça, o amor e a misericórdia divina em meio à nossa falência emocional e espiritual, no decorrer do tempo em que a nossa tristeza se transforma em alegria, a nossa angústia em uma paz perene, e quando o nosso sofrimento nos torna mais sábios e maduros em nosso entendimento e discernimento."
A forma como gerenciamos nossas emoções determina nossa qualidade de vida emocional, assim como a maneira como nos comunicamos conosco, com os outros e com Deus determina a qualidade de nossa vida na sua totalidade.
O Poder da Resiliência
Descobrimos nossa verdadeira força emocional e espiritual quando confrontados com intensas pressões internas. É nesses momentos desafiadores que a resiliência se manifesta, impulsionando-nos a superar obstáculos e seguir em frente.
A resiliência se revela como um recurso inestimável, um caminho a ser trilhado quando todas as outras alternativas parecem se esgotar. É ela que nos ensina que as adversidades, embora dolorosas, não nos definem. Em vez de nos destruir, elas nos moldam, nos fortalecem e nos impulsionam em direção ao amadurecimento.
Através da resiliência, crescemos em graça e sabedoria diante de nós mesmos, do mundo e das pessoas ao nosso redor. As dificuldades se transformam em oportunidades de aprendizado, e a superação se torna um testemunho da força do espírito de perseverança.
Assisitimos todos os dias atos de desordens, desacatos, desrespeito e descontrole emocional sobre civilizações corruptas, imorais e ignorantes, cujas advertências recusaram dar ouvidos e obediência às ordens de transformações mentais, sociais e espirituais.
Quando começarmos a transpor a nossa realidade racional, e emocional e passarmos a viver mais por fé do que pelo que vemos. Vamos de fato entender, que o caminho, a verdade, e a vida sempre estiveram em Cristo mas nunca foi revelado a nós por causa da soberba, orgulho e arrogância do nosso egocentrismo.
Os relacionamento acabam pela frieza interior, e pela incapacidade emocional de lidar com a realidade do outro. Pois quando vemos apenas os nossos próprios interesses, seremos sempre desprovidos de amor, e principalmente de compaixão e misericórdia.
A pior dor, é a impotência e incapacidade emocional, que nos leva a retração e ao conformismo diante de nossos medos. E que por fim, limita a nossa vida que além de breve, e única poderia ser vivida de uma forma plena, se colocássemos a nossa confiança mais em Deus, e menos em nós a cada dia.
Cada sofrimento e frustação que passamos por causa da nossa incapacidade emocional, e intelecual só nos revelam a imensurável falta de percepção que tenho da graça de Deus que nos liberta, do seu amor que nos cura a cada dia, e da sua sabedoria que é o princípio para uma vida prospéra e honrada.
A pobreza de espírito, e a falência emocional é a razão da maioria dos sofrimentos do ser humano. Pois, a ausência do amor e da fraternidade é o principal vetor de maldade no mundo.
Devemos sempre esperar das pessoas o retorno emocional, e relacional com o mesmo nível de afeto que damos a elas, quando esse afeto é sincero, espontâneo e sem interesse.