Lado Emocional
Na realidade da minha consciência, me vejo apenas como a forma física, mental e emocional do homem que construi nos últimos 15 anos, concluindo essa percepção do meu ser no fim do ciclo dos 30 anos. Não sou e nem nunca fui o que sonhei, sou apenas o homem que construí, e desse posso me orgulhar por ter escolhido o caminho da busca da paz e do amor. Cada escolha que fizermos nesse exato momento conduzirá nosso caminho a recompensa que nosso destino guarda dentro de um baú.
Então você escuta um monte de mantra de sofrimento e acha que isso não rebaixa sua casa emocional? Somos tudo aquilo que pensamos.
Um velho feliz é minoria aí no seu bairro?... O que você está fazendo com sua história emocional?... Seremos a média do que construímos na história da vida? Você é a coleção dos sentimentos que experimenta ter?.... A vida que se vive é apenas a vida que você levará até o dia da morte?
Se aprende sobre resiliência emocional dentro de casa lendo um livro?
Não se aprende sobre as práticas do mundo real apenas vislumbrando o imaginário do mundo ideal.
Nessa guerra emocional, parar de sofrer com as perdas, não é esquecer o outro, mas lembrar-se de si mesmo.
O cérebro humano é programado para poupar energia, mas cabe ao seu emocional controlar seus estímulos e definir seu destino.
Saber ir? É uma estratégia para um bom estágio emocional, apenas vá, não se mantenha aonde não és bem-vindo, nem permaneça onde sua presença não causa alegria.
O silêncio compra o discernimento do valor emocional e deposita na essência a compreensão, e transgredindo para a sabedoria a saúde mental e física.
"VIDA ENROLADA -- Quantas pessoas não procuram andar corretamente: não cuidam do emocional (se envolvem com mais de uma pessoa) do financeiro (vivem visitando o SPC--SERASA), se envolvem com justiça, não compre às suas obrigações e tantas outras encrencas, o que as deixa diante de uma encruzilhada que não é a macumba. Cuide dos pormenores de sua vida, para dormir tranquila"
O dinheiro é puramente emocional.
Descubra que emoção está atrelado ao seu dinheiro, ou ao gasto dele.
O mundo está presenciando uma geração com quase nenhuma estrutura emocional para enfrentar os desafios da vida. Uma geração onde quase tudo tem que ser ocultado, em alguns casos até a verdade, porque eles se sentem ofendidos com quase tudo.
" O letramento emocional condiciona a travessia com segurança, num campo minado de sentimentos negativos."
Quando o sujeito faz sempre prevalecer a razão, o seu lado emocional perde o rumo , o prumo enfim, perde totalmente a direção.
161222
???
Não existe um motivo, ele surge do nada, descontrola o lado psíquico, físico e emocional. É uma fobia pavorosa, uma agonia que fragiliza a mente e dilacera o coração de qualquer ser. É um inimigo silencioso, sorrateiro, invisível e pecaminoso, abala toda a fé de qualquer cristão, trazendo muita tristeza, medo e solidão.
A amizade, o companheirismo e a ciência são meios extremamente necessários para a recuperação.
Maio 2023
Crônica: a referência
O ser humano que se vê fragilizado, tanto emocional quanto financeiramente, utiliza- se da tese que já está cansado da dedicação diária. Andar, andar e andar e não sair do lugar. Essa teoria têm sentido se olharmos pela ótica da referência. Nos comparando com alguém da sua geração e classe social, que porém, se tornou bem sucedido. Mas se nos compararmos com alguém do mesmo nível social, da mesma geração, mas que não foi feliz , e só acumulou fracassos e que encontra- se financeiramente inferior a você, a análise será outra, e a sentença idem. Se seguirmos os mandamentos do Cristinismo, Perceberemos que não deveriamos ser assim. Devemos ser como Jesus Cristo, não apegarmos a fama, a luxúria e a fortuna. Tudo na vida, é o "amor", o resto é só um ponto de vista.
151224
Coragem
Também é :
firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.
É preciso tela, pois tudo é movimentado por esse sentimento junto a nossa fé.
Ter coragem, não significa sair por aí mostrando que somos fortes, ou destemidos ou que somos superiores aos demais.
Ter coragem é admitir que somos dependentes uns dos outros, é saber que possamos fazer melhor, é ter humildade para enfrentar as adversidades do nosso dia a dia com serenidade e sabedoria .
Todos somos capazes de vencer todos os abstaculos de nossas vidas. Na minha singela opinião, temos que ter coragem, fé e muita humildade no coração.
Razão e cárcere
Se fosse definir o absurdo
não seria com o mito de sísifo
a peste emocional de REICH,
me é mais apropriada ao cárcere humano
A razão aprisiona quando devia ser asas
para a liberdade.
Carregamos na cabeça uma imensa pedra
de angustia, sob a mão cruel da gravidade
e dentro da caverna platônica
longe do sol da justiça
ainda sonhamos com a eternidade.
CORRIGIR A ROTA REQUER SABEDORIA EMOCIONAL
Corrigir a rota exige força moral, coragem, poder de decisão e humildade para admitir que saímos do roteiro traçado. Se saímos da rota por descuido ou por fraqueza pouco importa, quem tem bom senso aceita orientação e, sobretudo correção de caráter. O Fato é que nos seres humanos, mesmo nos mais bem-intencionados, essa questão de humildade é quase um mito.
Todos querem atinge a plenitude da humildade, contudo se confunde muito humildade mental com pobreza de espírito. Sempre quando precisamos dar conselhos, sempre pensando no bem-estar de outros, quase sempre quebramos a cara, ou sentimos uma decepção desmedida, pois quem antes parecia humildade, especialmente quando desejava nos mostrar alguma coisa em nosso caráter, que segunda ela necessitava de ajuste, agia com maestria e perfeição moral, era meiga, bondosa e altruísta, mas quando papel se inverte, lamentavelmente tudo se complica, quem antes dava conselhos com ares de grandeza de espírito, agora se revela descompensado e sem nenhuma percepção humana do que significa humildade mental de um discípulo interessado em aprender, em descobrir os mistérios da vida. Todavia, o papel de mestre é de fato o que mais almejamos, ser ensinado parece desonra para muitos.
Diz um provérbio que quem tenta ensinar o tolo corre risco de morte, isso é um fato comprovado por todos aqueles, que por boa intenção pensou algum dia que poderia ser conselheiro no lugar de aluno no jardim de infância que a nossa existência.
Muito teremos ainda pra falar sobre esse tema, mas tudo está implícito no que foi dito, é o orgulho a nossa imensa Pedra no Caminho, nosso Calcanhar de Aquiles. Nosso ponto fraco reside justamente no fato de ignorarmos uma verdade fundamental: os que sabem se conduzir entre rochedos e espinhos, antes tiveram que naufragar ou se ferir para aprender desviar dos perigos desta vida. Isso é uma verdade que nenhum argumento externo nos convence do contrário.
É aí que entra a nossa maturidade emocional herdada ou adquirida com as nossas vivências. Ou a temos ou não a temos, quem a possui aprende com os erros dos outros, aceita conselhos e corrige o curso. Quem não a tem avança sobre seus próprios rochedos e espinhos até se convencer da verdade suprema: “Quem é sábio escuta conselhos, o tolo segue em frente e colhe as consequências das suas escolhas egoístas.”