Laços
Valorize, aprecie e pratique as orientações, os conselhos, as relações, os laços do amor e das afeições, as conexões emocionais, os passatempos sadios e à criatividade educacional ligadas às crianças, pois o futuro desta geração só poderá produzir bons frutos, se todos os pais, desde já acompanharem e protegerem o crescimento, a educação e a formação de seus filhos.
Laços de Inocência
Entre as mãos infantis, a inocência
Cuidando de outra criança desprovida
Um século de mãos, em negligência
Que negam amor e segurança à vida
Mas na escuridão, uma luz reluz
A compaixão, como estrelas a brilhar
Aqueles que estendem a mão, a sua luz
Podem nas almas feridas, cura plantar
Assim, na correnteza da existência,
Onde a dor e o amor se entrelaçam,
Encontramos na nossa experiência,
Que é no ato de dar que nos abraçam.
Que o mundo se encha de mãos que doem,
E o amor nasça onde antes havia só poeira,
Pois é na ajuda mútua que floresce o que é ser humano,
Nessa dança de dar e receber, a vida verdadeira.
Assim como o lobo em pele de cordeiro, o falso amigo semeia desordem e intriga, rompendo os laços de confiança.
Na vida fazemos vários laços
E amizade é sobre isso.
É como um jardim de afeto e calor,
um tesouro guardado no mais puro amor.
Amigos são estrelas que brilham no céu
nas noites escuras, são luz no papel.
Compartilhamos risos, abraços e dores,
caminhando juntos, em todas as cores.
Evite laços apertados, cujas palavras e acordos são traiçoeiros, onde a corda é feita de brincadeira, adornada de sorrisos falsos e com promessas que não se cumprem, pois neles há sinais de um futuro relacionamento putrefato, um tempo gasto com fracassos, desilusões e sofrimentos contínuos.
"Independência emocional é não procurar ser lembrado por laços genéricos para ser feliz, e muito menos querer impressionar pessoas que nem sequer te deixam em segundo plano."
Em geral o homem atribui grande importância aos laços afetivos. Ora, estes encerram sempre projeções que é preciso retirar e recuperar para chegar ao si mesmo e à objetividade. As relações afetivas são relações de desejo e de exigências, carregadas de constrangimento e servidão: espera-se sempre alguma coisa do outro, motivo pelo qual este e nós mesmos perdemos a liberdade.
Rompimento de laços
Desapeguei dos abraços
Desfiz do beijos ardentes
Rompi traços das nossas linhas
Da pimenta do pulsar
Destruído ficou em fragmentos
Foram laços rompidos.
OS FIOS QUE TECEM A VIDA
Não é nada fácil entender a vida diante os incontáveis laços que se conectam no mundo inteiro, quando são muitos os fios que tecem suas tramas múltiplas e complexas que desafiam a capacidade humana em encontrar soluções para as diversas versões do jogo da realidade nua e crua e a sutileza do imaginário de sonhos e ilusões.
Ao desenrolar os fios do novelo chamado vida, esta é como um labirinto, cheio de entradas repletas de curvas e paredes, que nos levam - diferente de Teseu que conduzia um novelo de linha para sair do labirinto - a caminhos desconhecidos e a novas alternativas sem a certeza de superação dos desafios.
Na luta constante da tecelagem cotidiana dos inúmeros fios necessários à fiação, semelhante a navegar em mar revolto, a pergunta que se faz necessária é: qual o porto seguro do continente, da cidade, da ilha ou do abrigo, indicado no mapa do atlas da vida, a ser seguido pela humanidade, pela sociedade nesse trânsito inseguro da violência que banaliza o crime e a morte e faz terra arrasada na infinita provisoriedade da vida do ser humano, nos tirando a calma, o sossego e a tranquilidade?
Na eterna busca pela sobrevivência, os homens se mostram Prometeus teimosos, com semelhanças e diferenças, ao transgredirem os limites da harmonia social e da felicidade individual. Tudo o que o homem pode fazer, ele está fazendo, cedo ou tarde, a custo e risco elevado para sociedade, que alguns dizem não está ainda preparada; outros, que sim.
A principal consequência desse processo é permitir que os fios sejam tecidos através das tecnologias e ligados com maior profusão até agora não vista à uma rede infinita de máquinas inteligentes com novas possibilidades de manipulação da natureza, acarretando possíveis riscos irreparáveis a todas as espécies de vida do planeta.
Com a família ao meu lado, a vida é mais feliz,
Nos laços de amor e apoio, encontro o que sempre quis.
Juntos enfrentamos tudo, com força e união,
Minha família é meu tesouro, meu porto, minha razão.
Somos moldados pela dor.
Tantos processos. Tantas perdas.
Laços desfeitos. Vidas dilaceradas.
O caminho é longo para chegarmos a um ponto, no trajeto, deixamos algo, conhecemos alguém, são tantas mudanças. Tantas idas e vidas. Que é até difícil enxergar quem realmente fica.
Se hoje eu olhasse para trás minha vida daria milhares de vidas em um só. Tantas páginas que virei, outras que rasguei e outras apenas folheei.
Ocitocina
No ar, um perfume doce, leve
Mistério aos sentidos
Onde a lógica se despedaça
Laços se tecem a cada toque
Abraço que desarma
Alma que pede calma
E a mente se perde na emoção
Risos e lágrimas
Sintonia de sentimentos
Vontade de presença
Procura por um simples olhar...
Exalando ocitocina
Com cheiro de amor
Romantizando o instante
Abraçando o momento
Sem medir consequência
Sigo tentando esconder o que sinto
E assim, entre risos
E entre suspiros
Meu ser flutua com liberdade
A procura desse afeto
Que não tem explicação.