Juventude epígrafes
A Juventude e a Velhice
Um dia,
a juventude disse:
_ vou sempre visitar a velhice.
Gosto de estar perto dela.
Ela me passa
sabedoria e aprendizados!
E a velhice disse a juventude:
_ Adoro quando você
vem me visitar...
Em cada visita sua,
me encho de juventude...
E fico um pouco mais,
por aqui na terra.
Por isso concluo, eu a poeta:
_Apesar de serem
extremos na palavra vida.
Cada um a seu modo,
fortalece o outro.
Abençoado seja,
quem tem essa visão no mundo.
Pois assim e somente assim...
Haveria mais harmonia
e reciprocidade,
entre as pessoas do mundo!
Dá-nos asas e sonhos....
E aqui sobreviveremos
mais e mais...
Passamos da infância a adolescência, da adolescência a juventude, da juventude a idade adulta, da idade adulta para velhice, da velhice para morte, da morte para os céus ou inferno.
Na vida da mulher, a juventude não é a única estação de flores. Por mais que tenha uma juventude florida, essa felicidade é ainda superficial e não há garantia de que irá perdurar para sempre. Na verdade, quem cultiva um firme caráter na juventude florescerá cada vez mais a si mesma com o passar dos anos.
Juventude se queres ser jovem pra sempre, mude o seu pensamento pois ninguém é igual, ninguém é diferente mas todos somos surpreendentes
A tal juventude revolucionária é uma farsa. Infelizmente, eu tinha razão. Os protestos eram apenas uma balada a céu aberto. Deram-se os 20 centavos, acabaram as passeatas regadas a energéticos com vodka.
A JUVENTUDE TAMBÉM SOFRE - 15/02/14
Eu não sei porque a ilusão é tão jovem,
se na verdade quem a propagou já morreu.
O tempo passou, mil histórias se contou,
muitos se perderam acreditando na utopia
e outros tantos ainda buscam esse elo.
A cada nova geração tudo volta ser o mesmo,
pois os filhos continuarão sendo iludidos
assim como eram seus pais e seus avos.
A garotada de hoje se dizem tão esperta
mas engolem os lixos da conteporaneidade,
porque assim o sistema social os obrigam.
Por preferirem seguir sozinhos e calados,
a maioria rebelde ignorá a sabedoria senil
e tentam só desvendar os segredos da vida
mesmo que seja antes tarde do que nunca.
Por isso a juventude também sofre e se perde,
por crer que o engano e mentira programada,
fazem parte de seu árduo aprendizado.
Política dos velhos tempos
“Suicida-se o povo que descuida da sua juventude, tão certo é que não poderá viver do passado, já morto, nem desse instante fugacíssimo que é o presente.”
(Oswaldo Pieruccetti)
A leitura do livro do emérito escritor José Bento Teixeira de Salles, “Vocação para Servir”, obra dedicada a narrar passagens importantes da história de Oswaldo Pieruccetti, político mineiro de grande envergadura, levou-me a refletir sobre a diferença brutal entre os políticos da atualidade e de homens que, no passado, ocuparam lugar de relevo na história de nosso país.
Destaco, dentre tantos, dois acontecimentos vividos pelo ilustre homem público que bem representam esta diferença. Chamado certa feita a afastar-se de seu partido, oposicionista, para aliar-se ao governo de Minas na formação de uma eventual frente mineira, em reunião com seus correligionários, assim pronunciou-se e firmou sua decisão: “Não os proíbo, não os aconselho a tomar a decisão de ficarmos juntos na UDN. Os senhores são livres para decidir. Eu, de mim, não aceito. Fico onde estou; tenho uma delegação de meus eleitores, que me elegeram para desempenhar, cumprir um mandato. Um mandato dentro do partido em que estou. Não me deram procuração para mudar. Eu não mudarei”.
Em outra ocasião, como parlamentar na Assembléia Estadual, opôs-se ao aumento do subsídio dos deputados estaduais “quando não houve condições para atender às solicitações de outros setores bem mais humildes do funcionalismo estadual”. Concluiu sua fala afirmando: “O Poder legislativo deveria dar seu próprio exemplo de desprendimento e abnegação, suportando na carne o sacrifício que está impondo a todas as classes sociais”.
Assim como Oswaldo Pieruccetti, que formou com Rondon Pacheco a “Santa Aliança”, união que grandes benefícios trouxe a nossa região, outros políticos dos velhos tempos, de vários partidos, legaram a nós exemplos magistrais de espírito público, de ética, de desejo de servir e prestar ao povo e ao país seu esforço e seu trabalho pelo bem comum.
Hoje o aviltamento da política é notório. Descreve o autor José Bento Teixeira de Sales o atual momento como “uma hora pálida e crepuscular”, onde sobressaltam o arrivismo, a corrupção, a desonestidade e o carreirismo. Não assistimos mais aos gestos de amor à causa pública, não nos deparamos mais com compromissos firmados e cumpridos e sim com promessas vazias e eleitoreiras, com discursos demagógicos e ocos de ideologia, com interesses escusos e casuístas, contrários às justas reivindicações populares.
Deveria ser mais lembrada e conhecida a história de como se fazia a velha política. Deveriam ser lembradas sempre as figuras de pessoas que serviam à política e não apenas se serviam dela, trabalhando com desprendimento e sensibilidade na busca de um país melhor, de uma nação mais desenvolvida e feliz. Isto serviria, talvez, como parâmetro ou lição aos jovens que intentam ingressar na vida pública, para que o fizessem imbuídos de intenções mais nobres e relevantes.
Marília Alves cunha
Rua Icaraí, 20 – apto 402 – B. Maracanã
Uberlândia – MG
Fone- 32140374
Email – mariliacunha16@hotmail.com
A juventude trava um duelo constante com a maturidade, com toda soberba ela fala que é cobiçada até por quem já chegou à maturidade. Só que ela esquece que os maiores sonhos são realizados no momento de maturidade, pois quando jovens as pessoas normalmente fazem o mau uso dos seus talentos e às vezes o seu próprio corpo paga caro por isso. Portanto, esteja atento com a empolgação da sua juventude e reflita mais com a compreensão da maturidade.
“Toda a alegria e a ilusão pungente da juventude tornam-se durante a velhice, um belo livro de memórias”
Ser jovem não é somente viver os bons momentos da juventude, mas, amar a si mesmo e estar de bem com a vida, independente da idade
"A juventude erra por desperdiçar várias oportunidades acreditando que muitas virão. Mas o maior dos seus erros é acreditar que tudo é pra sempre".
Ficou no armário meu perfume de juventude.
E com ele certas lembranças que hoje assustadoramente me ignoram.
Estático o espelho, outrora de imagens tão sonhadoras, mal me enxerga.
Em minha mente todas as expectativas que agora são histórias que ninguém quer ouvir.
Sim, ficou no armário meu perfume de juventude.
Tornei-me mostro do menino que lutou comigo por décadas.
Não tenho mais as bandeiras que carreguei por uma vida inteira.
Cheguei ao epílogo da vida, tornei-me fragrância envelhecida.
(www.doisversos.com)
O vazio é sinal de juventude e deve ser preenchido com novas ideias. O medo do vazio é o fracasso da juventude.
Houve um tempo na juventude, onde a aparência física era a primeira coisa que me chamava a atenção... Hoje, sinceramente, o tamanho da cintura das pessoas é a última coisa que me importa.