Juventude e Política

Cerca de 8898 frases e pensamentos: Juventude e Política

DIVAGAÇÕES NA BOCA DA URNA (Pequenas Epifanias)

Política é exercício de poder, poder é o exercício do desprezível. Desprezível é tudo aquilo que não colabora para o enriquecimento do humano, mas para a sua (ainda) maior degradação. Como se fosse possível. Pior é que sempre é.
Ah, a grande náusea desses jeitos errados que os homens inventaram para distrair-se da medonha ideia insuportável de que vão morrer, de que Deus talvez não exista, de que procura-se o amor da mesma forma que Aguirre procurava o Eldorado: inutilmente.
Porque você no fundo sabe tão bem quanto eu que, enquanto a jangada precária gira no redemoinho, invadida pelos macacos enlouquecidos, e você gira sozinho dentro da jangada, ao lado da filha morta com quem daria início à primeira dinastia — mesmo assim: com a mão estendida sobre o rio, você julgará ver refletido no lodo das águas o brilho mentiroso das torres de Eldorado. E há também aquela outra política que os homens exercitam entre si. Uma outra espécie de política ainda menor, ainda mais suja, quando o ego de um tenta sobrepor-se ao ego do outro. Quando o último argumento desse um contra aquele outro é: sou eu que mando aqui.
Ah, a grande náusea por esses pequenos poderosos, que ferem e traem e mentem em nome da manutenção de seu ego imensamente medíocre. Porque sem ferir, nem trair, nem mentir, tudo cairia por terra num estalar de dedos. Eu faço assim — clack! — e você desmonta. Eu faço assim — clack! — e você desaparece. Mas você não desmonta nem desaparece: você é que manda, essa ilusão de poder te mantém. Só que você não existe, como não existe nem importa esse mundo onde você se julga senhor, O outro lado, o outro papo, o outro nível — esses, meu caro, você nunca vai saber sequer que existem. Essa a nossa vingança, sem o menor esforço.
Mais nítido, no entanto, que as ruas sujas de cartazes e panfletos, resta um hexagrama das cores do arco-íris suspenso no centro daquele céu ao fundo da rua que vai dar no mar.
É o único rosto vivo em volta, nunca me engano. Chega devagar, pede licença, sorri, pergunta: “E você acha que aqui também é um deserto de almas?” Não preciso nem olhar em volta para dizer que sim, aqui também. E os desertos, você sabe — sabe? — não param nunca de crescer.
Ah, esses vastos desertos em torno das margens do rio lodoso e tão árido que é incapaz de fertilizá-las. Da barca girando no centro do redemoinho, se você estender a mão sobre as águas escuras e erguer bem a cabeça para olhar ao longe, julgará ver as árvores, além do deserto que circunda o rio.
Entre os galhos dessas árvores, macacos tão enlouquecidos quanto aqueles que invadem tua precária jangada, pobre Aguirre, batem-se os humanos perdidos em seus pequenos jogos que supõem grandes. Para sobrepor-se ao ego dos outros, para repetir: sou eu que mando aqui. Para fingir que a morte não existe, e Deus e o amor sim. Pulando de galho em galho, com seus gestos obscenos e gritinhos histéricos, querendo que enlouqueças também. Os dentes arreganhados, os macacos exercitam o poder. Exercitam o desprezível nos escombros da jangada que gira e gira e gira em torno de si mesma, sempre no mesmo ponto inútil, em direção a coisa alguma, enquanto o tempo passa e tudo vira nada.
Do meu apartamento no milésimo andar, bem no centro da ilha de Java, levanto ao máximo o volume do som para que o agudo solo da guitarra mais heavy arrebente todos os tímpanos, inclusive os meus.

Se os Brasileiros aplaudissem , reclamassem, protestassem,
exigissem da nossa política, educação, art., saúde e meio-ambiente, como
se faz no futebol teríamos não só um time vencedor e sim um país inteiro!

Política não é falar mal do outro. Política é conversar, é escolher de forma racional e de uma lógica do bem o melhor para o coletivo.

Nossos governantes são continuistas, não há novidades na nossa política. Infeliz aquele que vê a política como uma ciência. A política nada mais é que um grande engôdo, um jogral de manipulações bizarras e atitudes insólitas.

Na política, em linhas gerais, a melhor definição para Governo e Oposição é uma só: Um rouba e o outro fiscaliza para depois roubar. Existe um modelo de governo para os honestos?

No carnaval e na política a história da fantasia é a própria fantasia da história.

Nossa política é como uma casa de vidro; temos as pedras, e a chance de atirá-las, mas as pessoas tem medo de se cortar com os cacos!

A corrupção é o fruto podre da nossa indiferença política.

Política não se faz com verdades. Política se faz com conveniências.

Combinação rara: política e sinceridade.

O papel da oposição política é aparar as pontas que machucam a Sociedade.
Lixar entre si as unhas que exorbitam na prática e no imaginário do Governo.

O amor é semelhante a política. As vezes nos entregamos de coração, ouvimos promessas de um futuro melhor, mas nos decepcionamos.
Entretanto nem tudo está perdido, assim como haverá novas eleições e poderemos encontrar candidatos melhores o mesmo acontece com nosso coração.

AMOR = POLÍTICA.

O candidato é errado quando ele te oferece um cesta básica ao invés de oferecer um futuro em que você possa comer melhor, e no amor acontece o mesmo. O candidato é errado quando ele te oferece emoção uma noite ao invés de te oferecer paixão a cada novo amanhecer.

A Política é a atividade humana que atende as atividades da comunidade depois que as suas próprias forem atendidas.

A política brasileira consiste em votar no leão ou no lobo.

Política, principalmente no Brasil, é a arte dos de cima fazerem grandes acordos, enquanto os debaixo se "matam" pelos que vão, mais cedo ou mais tarde, traí-los.

Pizza, um prato tipicamente italiano que se tornou muito popular em nossa culinária e política.

Educação

A EDUCAÇÃO SEMPRE PERDERÁ EM TODOS OS PAÍSES EM QUE A POLÍTICA POPULISTA EMANA !!

A política deve ser compreendida além do revanchismo eleitoral ou das próprias opções pessoais, só dessa maneira crescemos como nação democrática, que entende que a COLETIVIDADE é o BEM MAIOR de qualquer SOCIEDADE.

A reforma política é elementar para a consolidação e manutenção da democracia, uma vez que ela parte do princípio da igualdade.