Juventude
“Nessa adolescência,
Juventude passada”
O tempo passa, nós envelhecemos, mas as recordações ficam, mesmo que em poesias, ou versos sem rimas.
Os pensamentos são fortes. Pena não poder retomarmos as saudades do tempo de glória, a não ser por intermédio da mente. Que anos incríveis!
Éramos todos jovens, impertinentes, audaciosos, cheios de esperança. Era um mundo mágico onde jamais existiu solidão. Tudo era completo, o dia seguinte uma novidade. Tudo era maravilhoso, tudo trazia alegria, sem preconceitos ou arrependimentos, longe de agressividades.
Hoje só ouvimos o silêncio da noite, da madrugada. Só sonhos, só fantasias, nada além de uma ilha desabitada. Só apenas imagens, dentro de uma prisão formada pelas ondas sonoras, de velhas canções que retratam um momento de felicidade que ficou perdido em algum lugar do passado, de um presente triste e um futuro vazio e possivelmente inexistente. Quantas saudades!
Que saudades da vida aventureira, das curiosidades, da falta de conhecimento, da ingenuidade.
Que falta dos amigos que por mim passaram e agora não sei onde estão, se bem ou mal, vivos ou não. E o que fazer para conter a saudades dos amigos que estão partindo, se não pode voar nas asas do tempo, para refazer novas os velhos momentos? E mesmo sentindo essa enorme saudade, compreendo que também terá o momento de dizer Adeus...! por: H. A . A
"Ao passar do tempo vem a envelhecer e comigo levo o espírito da juventude, pois o copo envelhece, não a minha alma ".
CHUVA INTERMITENTE (Almany Falcão - 01/07/07)
Maravilhoso é a juventude
que admira a via lactea
e esquece que em cada ponto,
rebrilha uma luz individual,
vinda de uma estrela só,
que junta de outras tantas,
formam esse dimensão.
Essa linda juventude,
que em páginas da vida,
escreve um livro bom,
esquece do enrêdo,
de que toda história finda
e que nada é pra sempre,
porque o sempre, um dia acaba.
Toda esse plenitude
que trás a juventude,
é como chuva intermitente,
que vai e volta em ciclos,
criando dubiedades vãs
casuais de um modismo louco
e de sua própria inexperiência.
"Velho é seu preconceito
Juventude é nossa fonte.
Cor é nossa luz
Raçã é nossa força"
Dia Contra Discriminação
Racial...
21 de Março
Juventude :
Época maravilhosa, onde tudo era nada e nada era tudo
Maturidade :
Época maravilhosa Tudo é nada , e nada é nada
Para nós , os saudosos, daria tudo para voltar a não ter nada !!!!
Mais do que tecnologias e computadores, essa juventude precisa, antes, é de bons livros para aprender a pensar e escrever a sua própria história.
Essa música aí amiga Leandra Venturim, é do meu tempo de juventude e curtição, hoje, porém, aos sessentinha, ficou a saudade amarga daquele doce tempo tão bom! Beijos.
Eu aqui assistindo minha juventude por aí, feito nuvem passeando, e tu com seu jeito tão mulher, tão bela e feito sorrisos.
Num ato de romance se perdera a juventude, perdera-se o que de inocente restava. O que há de novo solidão? Mentes enjoadas, cheias de futilidades, me falta conhecimento, me sobram lembranças. Num apelo desesperado eu lhe peço que fique; num murmuro inconsciente eu espero que vá embora. Unhas sujas que marcam a minha parede, feridas abertas que trucidam a minha pele. O que há de novo? Qual o remédio que ainda não encontrei? O que ainda não tentei? O que é tão maligno que consome um sentimento morto? Eu o enganei, eu ainda me lembro em noites como essas.
Minha Juventude
Minha amiga Patrícia, Mãe de Guilherme me pediu para falar sobre a juventude. Talvez minha juventude tenha sido muito parecida com a dela pois vivi momentos mágicos e incríveis.
Minha Amada juventude foi repleta de amor, amor que transbordava, cheinha de amigos-irmãos e muitas histórias para contar. Fui uma jovem quase qualquer, frequentei Village Café e Mikonos nas matinês de sábado e domingo, dancei horrores ao som de música eletrônica. Era fã de Menudo e Dominó. Tinha amigos pobres, ricos e classe-média e nada disso importava. Era promotora da paz, pelo menos tentava ser. É claro que a cada desobediência (rebeldia) eu ouvia do meu pai: "É isso que você aprende no Focolare?" (Movimento Cristão). Tanto meu pai como eu tínhamos a certeza que Não. A pergunta só vinha para me confrontar de que eu estava agindo totalmente ao contrário do que aprendia por lá. Vendia pão no sinal para a padaria Per Te, Morava no Boulevard e passeava em casa como dizia meus pais. Tinha muitos amigos, a vida de doação sempre me fascinou, e na sala de aula era a psicóloga, a primeira a saber que a amiga tinha engravidado na adolescência, a única a saber de algum problema familiar e assim me tornei a Sra. Conselheira, aquele ombro amigo, com palavras bonitas, respostas sinceras e resolução de todos os problemas do mundo. Sofria? Não me lembro! Estava tão voltada para amar o meu próximo que apesar de ser quase sempre briguenta me sentia leve em ajudar, quanto mais eu ajudava mais disposta ficava. Tive uma juventude de pouco namoro, esse não era o meu foco principal, aliás nunca foi. Está aí umas das minhas qualidades importantes. Sou feliz sozinha. Sou feliz comigo mesma e isso desde o tempo de menina. Mas amo ser feliz no coletivo, em comunidade.
Briguei no colégio e fora dele, distanciei de amigos, julguei, errei e recomecei. O tempo vai passando e tudo de ruim que aconteceu fica sem sentido, tudo parece lembranças vagas como sonhos ou porque não, pesadelos.
Eu não era perfeita, nunca fui, perfeição tava longe e ainda está, mas tenho uma sensação tão boa de dever cumprido, de ter aproveitado bem cada momento, de ter dado valor a quem merecia valor, de ter acreditado nas coisas simples da vida, no amor, na paz, na harmonia por mais estranho que possa soar uma geniosa, a Sra. Pólvora acreditando na paz.
Na juventude despertei para lutar por meus ideais, mesmo que parecesse careta, insano ou chatice. Sempre levantei a bandeira das coisa que acredito, sempre lutei. A juventude para mim é sinônimo de Amizade. Amizades essas que carregarei no coração para sempre!
Só sei que da vida levo telas
Telas da minha infância
Telas de minha juventude
E de minha maturidade
E que insistem em povoar a minha mente
Acompanhadas de intensa dor
Ou de imenso amor.
Estragar tua vida?
Não faz isso não!
tua juventude vai para o belélél
tem outra saida para a diversão
eu quero mais eu quero mais..
As mulheres são as nossas tutoras na juventude, nosso apoio na maturidade e nosso consolo na velhice. Não que elas vivam em função do homem; é que o homem não vive fora da incidência delas... São a nossa "razão"...
O tempo pode parecer injusto, pois leva a nossa juventude, mais depois descobrimos que é um mero engano; ele a leva para trazer consigo o conhecimento"