Justo
CRENÇA
Há tanto tolo a escarnecer da crença dos outros, ignorando, porém, que o seu escarnecer também é crença!
António CD Justo
OPINIÃO
O saber está para a informação como a opinião para a ignorância. O problema não é a ignorância, mas a informação
António CD Justo
POLÍTICA
Por vezes, em Política é como na reza do Terço: um grupo inicia com a Avé Maria, o outro responde com a Santa Maria e no fim todos dizem Ámen!
CAMINHADA
Tudo tem um começo e uma caminhada a fazer! Tudo se agarra ao seu caminho como sendo ele o priveligiado mesmo sem lhe saber o sentido. O mundo tem variados caminhos e não se queixa de quem caminha!
António CD Justo
OPINIÕES
As opiniões e os escritos têm a mesma função na sociedade que as ondas no oceano: não deixar as água nem a sociedade apodrecer!
SABER
Mais que um saber orelhudo ou de olhadelas é preciso também subir-se ao saber mental para depois se poder entrar na ressonância intercomunicativa onde se possibilita o viver da vida ao vivo! É verdade que precisamos também de um pouco de superficialidade no dia a dia mas de maneira que o ruído da vida não destrua a riqueza que também a reflexão e o silêncio proporcionam. O contexto é importante mas insuficiente para decidir do nosso comportamento ou da nossa visão!
ARGUMENTO
O argumento ilumina o caminho, só a ofensa o apaga! O argumento não ofende se não desce ao âmbito pessoal; neste sim, torna-se lixo! Seria problemático se para se desenvolver a sociedade e resolver seus problemas se recorresse apenas à construção e distribuição de contentores de lixo!
RIQUEZA
Se a burrice e a esperteza pagassem imposto Portugal seria rico! O carreiro das formigas cada vez se torna mais largo!
ÓDIO
Alguns dizem que o ódio transforma! O ódio não transforma, o ódio mata. O erro sim esse ajuda à transformação! Para que a terra seja lavrada basta usar a lei da resistência aquela força inovadora que move até a inércia!
SABEDORIA
A sabedoria alimenta-se do húmus do sofrimento. Para fugir a ele vai-se tornando mais artificial.
EQUÍVOCOS
Os equívocos da esquerda e da direita limitam-se a uma preocupação; a esquerda ostenta a bandeira da preocupação da distribuição do que não tem para dar e a direita ostenta a bandeira da produção que vai tendo. A esquerda esgota-se na preocupação e a direita esgota-se na produção, ambos sem notarem o que acontece à sua volta!
MATERIALISMO
A melhor estratégia para derrubar o Homem e o povo é demolir Deus! O Homem torna-se mercadoria ou cliente e o povo torna-se número à disposição de poderes anónimos!
SUSTENTABILIDADE
Um factor de sustentabilidade constante do Poder poderia resumir-se assim: Os “trastes” ficam, só muda o verniz!
Não fales mal da tua mãe;
aquilo que nela vês
encontra-se em ti também.
António da Cunha Duarte Justo