Justo
Honrem a todo homem santo, justo, fiel e temente a Deus, dando-lhe oportunidades para anunciar os santos conselhos do Senhor para que todos sejam edificados pelos seus testemunhos, experiências
e conhecimentos.
Que seja puro, sempre inteiro, seja santo e sempre justo, o amor do cristão deve ser igual ao de Cristo, perfeito
Curta a Justiça e a Misericórdia de Deus, enquanto estiver na terra, porque o justo é abençoado, salvo e amparado por elas, mesmo que as leis dos homens fracassem.
As lágrimas do justo são verdadeiras demonstrações de sinceridade, humildade, quebrantamento, confiança e do total reconhecimento e da total dependência divina sobre a sua vida.
O justo não precisa de justificativas, quando afirma a verdade; já o mentiroso fica dando desculpas para justificar as suas falhas.
Quando alguém ameaçar a liberdade de um justo, santo e fiel, acusando-o de desvarios e deslizes santos, utilize o adubo espiritual, a Bíblia, para matar as intenções do inimigo, impedindo que ervas daninhas entrem no âmago do seu coração e manifeste a sua defesa em prol da frutificação de sua família.
Acompanhe um homem justo, santo e fiel, pedindo a ele dicas de como agradar a Deus e viver a vida de Cristo abençoada, bem-sucedida e feliz com perseguição: ele lhe dirá como sair imediatamente do pecado e deixar de ser escravo de Satanás, sendo cristão em minutos.
Em um coração obediente, justo e temente a Deus vemos em seus olhos, em seu comportamento, em suas palavras e em suas atitudes, o rosto de um homem sábio, cujos atos e decisões transmitem a sensação de paz, alegria, paciência, compreensão e solidariedade.
É bem-vinda a entrada do justo em qualquer setor da comunidade, desde que o outro entenda que o seu bem lhe proporciona um bom acordo.
Entre o justo e o ímpio encontramos decisões contrárias: um dá para o caminho do contentamento e o outro para o caminho da infelicidade e nos cabe julgar em que futuro queremos ficar assim que fizermos a melhor escolha.
Com fé o justo encontra apoio, socorro e assistência; sem fé, ele passa apertada e se inquieta à toa.
Com fé até a cidade se regozija com a presença de um justo e sábio; sem fé, até as pessoas do campo somem de tristeza.
É mais do que justo um homem de autoridade agir dentro das leis, executar seus direitos, porque a justiça lhe atribui honra, proteção e apreço pelas suas reais, dignas e competentes responsabilidades.
O espírito do inteligente, do justo e do sensato podem estar morando dentro da sua alma, agindo com sabedoria e com empatia em relação às reações negativas das pessoas, em vez de agir com ignorância, descaso e ofensa.
A viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens.
O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao Senhor.