Justificar
A mediocridade prefere sempre arranjar desculpas para justificar a sua vida de superficialidade e insucessos.
Ou temos raízes ou âncoras. Raízes alimentam e fortalecem. Âncoras estagnam e sugam energia. O passado precisa ser visto a partir das experiências que aprofundam raízes e nos fortalecem. Mas o mal coletivo é pensar o passado como uma âncora que aprisiona a mente lá atrás, tirando a chance de navegar no presente para um futuro inédito.
A existência parece bastante santa por si mesma para justificar por acréscimo uma imensidade de sofrimento.
Você para pra pensar e entende todo o significado da coisa de uma da forma inesperada, e começa a fazer sentido toda a justificativa empregada até então e você cria uma perspectiva diferente da forma que pensou anteriormente...
Deus pode lançar uma alma eterna no inferno e justificar-se em fazer isso, se a pessoa negar o seu filho amado, Jesus Cristo.
Uma promessa descumprida merece outra,sempre quem mente uma vez,terá de mentir mais para justificar o assunto ou a si mesmo.
Medidas impopulares, alguns podem “justificar”, porém necessárias! Mas o que se vê é a reinação da calhordagem, quando um parlamento tão sujo quanto o Poder Executivo tenta obstruir a justiça com galhardia (alguns dirão) e uma desfaçatez desmedida.
O homem tem mania de culpar tudo e todos à sua volta, arrumar pretextos e desculpas para realizar suas vontades e justificar seus erros. Sempre que acontece algo ruim se pergunta: “Por que, meu Deus?” ou afirma: “Deus quis assim.” Esquecem, porém, do maior culpado e vilão: ELE MESMO! Pois se fosse ele, o homem, tão fiel e puro, não haveria ter de culpar a cobra por enganar, a mulher por incentivar, nem à Deus, por ter colocado a árvore do pecado em meio ao Éden. Nem se houvesse mil arvores à sua volta sua fé se abalaria se não fosse ele o culpado. Permaneceria puro e imortal até hoje!
É engraçado como algumas pessoas usam Deus e a religião para justificar e proliferar seus preconceitos .
Não tem palavra mais maltratada no mundo do que a palavra Deus, ela foi usada para matar, explorar, guerrear, engrandecer pessoas ou justificar domínios e impérios.
Orlando Macedo da Silva
Muitas vezes tentamos justificar nossos erros através dos erros dos outros, demonstrando covardia diante dos nossos fracassos.
INFELIZMENTE, muitos não querem ouvir a verdade, mas apenas o que é conveniente para justificar a forma que estão vivendo e ainda buscam culpados (pessoas, coisas e circunstâncias) para justificar a mentira vivida.
Analisando profundamente a maneira como temos vivido, queremos ter razão, mesmo conscientes de que todas as explicações que damos... Sempre terminarão em justificativas sem fundamento diante da verdade vivida.