Justificar

Cerca de 618 frases e pensamentos: Justificar

Todo ser que é pego em flagrante errando tenta: 1º Se fazer de vítima. 2º Justificar o erro. 3º Inverter a situação: vítima x réu.

"A Bíblia foi interpretada para justificar práticas más tal como, por exemplo, a escravidão, a carnificina de prisioneiros de guerra, os sádicos assassinos de mulheres acusadas de serem bruxas, punição capital por centenas de ofensas, poligamia e crueldade com animais. Foi usada para encorajar a crença na mais grosseira superstição e para desencorajar o livre ensino de verdades científicas. Nós não devemos nunca esquecer que, bem e mal, fluem da bíblia. Ela, portanto, não está acima da crítica."

Buscamos justificar nossa falta de interesse pelo próximo, e pelos próximos bem próximos, culpando as coisas todas ao nosso redor, aquelas às quais oferecemos nossa vida subjugada. Mas nossa vida precisa ser assim, aprisionada por necessidades fúteis e distantes do que é fundamental?

Quem tem inveja, sempre arruma uma maneira para se justificar.

Além de permitir à elite se justificar de ser o que é, a ideologia do dom, chave do sistema escolar e do sistema social, contribui para encerrar os membros das classes desfavorecidas no destino que a sociedade lhes assinala, levando-os a perceberem como inaptidões naturais o que não é senão efeito de uma condição inferior, e persuadindo-os de que eles devem o seu destino social (cada vez mais ligado ao seu destino escolar) à sua natureza individual e à sua falta de dom.

Não se pode justificar uma ação má, embora feita com boa intenção.

Sei que é de praxe o suicida invocar grandes razões, e se possível belas, para justificar seu gesto tresloucado. Se eu quisesse, certamente poderia encontrar uma dúzia (de razões) capaz de justificar não apenas o meu suicídio como o suicídio de toda a humanidade, no dias que correm como em todos os tempos.

SERÁ?
Precisamos repensar as nossas palavras e atitudes. Criamos sempre situações para justificar em muitos momentos a forma arrogante, orgulhosa e altiva que agimos. Com o passar do tempo, percebemos que, o nosso eu está sempre andando na contra mão. Será que não estamos exagerando nas palavras e atitudes como pais, patrões, líderes e autoridades?
De alguma forma você exerce autoridade e influência sobre as pessoas que estão ao seu redor.

PENSE BEM:
A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda (Provérbios 16:18).

Não se pode justificar uma ação má com boa intenção. O fim não justifica os meios.

Enquanto você insistir em alimentar monstros no passado para justificar suas faltas ou evitar encarar seus erros, você estará impedindo sua evolução e favorecendo o ciclo da repetição.

Autêntico é quem reconhece sua identidade e não tem a necessidade de justificar-se. Leva consigo as experiências boas e ruins, e é destemido de qualquer desigualdade.

É mais digno assumir o erro e pedir desculpas do que ficar tentando justificar, nada justifica seu deslize. Você errou e ponto. Não ponha a culpa em ninguém, você tem vontade própria (afinal, é um "animal racional") e é responsável por suas atitudes... agora arque com as consequências delas.

Qual é o Sentido da Vida?

"Essa necessidade de justificar a vida se impõe quando a própria vida não se basta mais. Ou seja, é quando os gestos cotidianos perdem sua graça que surge a obrigação de fundamentar a vida por outra coisa do que ela mesma." (Calligaris)

Impossibilidades é a maneira mais fácil que pessoas covardes encontram para justificar seus fracassos.

Não importa qual é o problema, não tente justificar porque não se sente bem.

Não tente justificar porque você deveria sentir-se diferente.

Não tente culpar seja o que for que você ache que é a razão de não se sentir bem.

Tudo isto é desperdício de energia. Apenas tente sentir-se melhor agora.

(...)para justificar nossa opinião, negamos a existência de uma opinião contrária. Para averbar nosso ponto de vista, dizemos que quem não pensa como nós, está mentindo.
Essa estratégia, além de antipática, é preconceituosa. Ela traz em si o germe da intolerância (que alimenta, por exemplo, o terrorismo), sua conseqüência é, no mínimo, a negação de qualquer pensamento divergente.
(...)Quanta insegurança! Alguém pode ter um sonho único, bizarro até, e ainda assim, ele ser legítimo. É legítimo que ela tenha o sonho de se casar como princesa, é igualmente legítimo ter um sonho diferente ou não ter sonho algum.

⁠Um bom ateu não tenta converter um religioso ao ateísmo, e sim, justificar o motivo da sua ausência de crença.

Pare de usar a desculpa: “É tarde demais”. Para justificar a sua desistência.

O desespero é o resultado de cada tentativa ansiosa que fazemos para compreender e justificar a vida. (Viagem ao Oriente)

Meu maior luxo é não precisar me justificar para ninguém.